eSocial - Erro no evento S-2240 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno do evento S-2240 - (Condições Ambientais de Trabalho), quando já consta na base do eSocial um evento igual a este causando desta forma a duplicidade.

É importante lembrar:
É necessário realizar a conferência TOTAL das informações deste trabalhador no eSocial e comparar com TODOS OS DADOS do XML deste evento no sistema WDP.

Como verificar a forma mais adequada de ajuste


Para ajustar a mensagem precisamos verificar se há um evento já  no sistema com as mesmas informações do evento S-2240 com o erro 106.

  1. Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 106, e na coluna Evento, selecione somente o evento S-2240;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
  4. Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento, conforme imagem ao lado;
  5. Confira se aparecerá um ou dois eventos, para este funcionário:
    • Um evento S-2240 processado, e outro evento S-2240 com o erro 106
    • Ou se aparecerá apenas um evento com o erro 106.

Como efetuar o ajuste


Ajuste caso tenha dois eventos com a mensagem de erro 106


  1. Para isso, acesse o site do eSocial e acesse as informações deste funcionário no portal;
  2. Após acesse no sistema Departamento Pessoal na Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento processado referente a este período deste funcionário e clique em Detalhes;
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;

  5. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações;

  6. Porém, caso os dados estejam iguais,  selecione o evento com o erro 106 e clique em Detalhes - Excluir;
  7. Após clique em Filtrar na Central eSocial - Andamento dos envios;
  8. O evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios;
  9. Então, selecione o evento processado e clique em Detalhes;
  10. Verifique no campo Número do recibo, se este está com o recibo corretamente conforme o verificado no site;
  11. Caso este esteja em branco, clique no ícone ;
  12. Informe o recibo salvo no site e clique no ícone ;
  13. Com isso o evento S-2240 ficará processado com o número de recibo corretamente.

Ajuste caso tenha apenas um evento com a mensagem de erro 106


  1. Acesse o site do eSocial e acesse as informações deste funcionário no portal;image2019-8-26_10-41-50.png
  2. Em seguida, acesse o sistema Departamento Pessoal;
  3. Posteriormente clique na Central eSocial - Andamento dos envios;
  4. Selecione o evento S-2240 com o erro e clique em "Detalhes";
  5. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  6. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  7. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações;
  8. Porém, caso os dados estejam iguais, no campo Número do recibo, clique no ícone , conforme imagem ao lado;
  9. Após informar o número salvo anteriormente clique no ícone ;
  10. Com isso o evento S-2240 ficará automaticamente processado.