eSocial - Erro no evento S-2230 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado

Autor: AnaFlavia.sup.pack

Quando Ocorre o Erro


Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno do evento S-2230 - (Afastamento Temporário), quando o eSocial já possuí o recebimento deste evento, causando duplicidade.





Como efetuar o ajuste


Para ajustar a mensagem precisamos verificar se há um evento já  no sistema com as mesmas informações de afastamento do evento S-2230 com o erro 106.

  1. Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 106, e na coluna Evento, selecione somente o evento S-2230;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
  4. Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento, conforme imagem ao lado;
  5. Confira se aparecerá um ou dois eventos, para este trabalhador:
    • Um evento S-2230 processado, e outro evento S-2230 com o erro 106
    • Ou ainda se aparecerá apenas o evento com o erro 106.

Ajuste caso tenha apenas um evento com a mensagem de erro 106


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial e conferir as informações de afastamento deste trabalhador, para comparar com o XML do evento que está retornando do eSocial com o erro 106.

É importante lembrar:

É necessário realizar a conferência TOTAL do afastamento deste trabalhador no eSocial e comparar com TODOS OS DADOS do XML deste evento no sistema WDP.

  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro do afastamento deste trabalhador;
  2. Após acesse no sistema WDP a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento com o erro 106, e clique em Detalhes;
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  5. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  6. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.
  7. Porém, caso os dados estejam iguais, no campo Número do recibo, clique no ícone , conforme imagem ao lado;
  8. Após informar o número salvo anteriormente clique no ícone ;
  9. Com isso o evento S-2230 ficará automaticamente processado.








Ajuste caso tenha dois eventos


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial e conferir as informações de afastamento deste trabalhador, para comparar com o XML do evento que está processado referente à estas informações.

É importante lembrar:

É necessário realizar a conferência TOTAL do afastamento deste trabalhador no eSocial e comparar com TODOS OS DADOS do XML deste evento no sistema WDP.

  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro do afastamento deste trabalhador;
  2. Após acesse no sistema WDP a Central eSocial - Andamento dos envios;
  3. Selecione o evento processado referente a este afastamento, e clique em Detalhes;
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  5. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  6. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.
  7. Porém, caso os dados estejam iguais,  selecione o evento com o erro 106, e clique em Detalhes - Excluir;
  8. Com isso, clique em Filtrar na Central eSocial - Andamento dos envios;
  9. Após o evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios.
  10. Então, selecione o evento processado, e clique em Detalhes;
  11. Verifique no campo Número do recibo, se este está com o recibo corretamente conforme o verificado no site;
  12. Caso este esteja em branco, clique no ícone ;
  13. Informe o recibo salvo no site e clique no ícone ;
  14. Com isso o evento S-2230 ficará processado com o número de recibo corretamente.