eSocial - Erro no evento S-2210 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado
eSocial - Erro no evento S-2210 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado
Autor do artigo: Gerson.sup.pack
Quando Ocorre o Erro
Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno do evento S-2210 - (Comunicação de Acidente de Trabalho), quando já consta na base do eSocial um evento igual a este causando desta forma a duplicidade.
É importante lembrar: É necessário realizar a conferência TOTAL das informações deste trabalhador no eSocial e comparar com TODOS OS DADOS do XML deste evento no sistema WDP.
Como verificar a forma mais adequada de ajuste
Para ajustar a mensagem precisamos verificar se há um evento já no sistema com as mesmas informações do evento S-2210 com o erro 106.
Para isso acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 106, e na coluna Evento, selecione somente o evento S-2210;
Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento, conforme imagem ao lado;
Confira se aparecerá um ou dois eventos, para este funcionário:
Um evento S-2210 processado, e outro evento S-2210 com o erro 106;
Ou se aparecerá apenas um evento com o erro 106.
Como efetuar o ajuste
Ajuste caso tenha dois eventos com a mensagem de erro 106
Para isso, acesse o site do eSocial e acesse as informações deste funcionário no portal;
Após acesse no sistema Departamento Pessoal na Central eSocial - Andamento dos envios;
Selecione o evento processado referente a este período deste funcionário e clique em Detalhes;
Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações;
Porém, caso os dados estejam iguais, selecione o evento com o erro 106 e clique em Detalhes - Excluir;
Após clique em Filtrar na Central eSocial - Andamento dos envios;
O evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios;
Então, selecione o evento processado e clique em Detalhes;
Verifique no campo Número do recibo, se este está com o recibo corretamente conforme o verificado no site;
Caso este esteja em branco, clique no ícone ;
Informe o recibo salvo no site e clique no ícone ;
Com isso o evento S-2210 ficará processado com o número de recibo corretamente.
Ajuste caso tenha apenas um evento com a mensagem de erro 106
Acesse o site do eSocial e acesse as informações deste funcionário no portal;
Em seguida, acesse o sistema Departamento Pessoal;
Posteriormente clique na Central eSocial - Andamento dos envios;
Selecione o evento S-2210 com o erro e clique em "Detalhes";
Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;
Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações;
Porém, caso os dados estejam iguais, no campo Número do recibo, clique no ícone , conforme imagem ao lado;
Após informar o número salvo anteriormente clique no ícone ;
Com isso o evento S-2210 ficará automaticamente processado.