Autor do artigo: brunnasilva.sup.pack
O que é o Integra Contador
O Integra Contador é uma plataforma de serviços dedicada ao mercado Escrita Fiscal e/ou Departamento Pessoal (DP), desenvolvida em parceria entre o Serpro e a Receita Federal, e agora disponível para você pela Alterdata.
Independentemente da forma de envio, seja pelo recurso da rotina automática, ou enviado manualmente, através da Central eSocial, todos os documentos terão a mesma descrição, com o complemento a frente, descrevendo a que se refere:
DARF
Recibo
Relatório da declaração
A Alterdata possibilita a contratação do Integra Contador pelos sistemas por um preço reduzido, se comparado à contratação feita pelo site da SERPRO. Essa redução foi possível graças ao enquadramento da Alterdata na última faixa de consumo, otimizando os custos operacionais.
Vale ressaltar que a cobrança para utilização da API Integra Contador e envio das declarações sem bloqueios, é realizada pela SERPRO.
Gerenciamento das empresas
- O Integra Contador permite o envio de declarações, como a DCTFWeb, através da API Serpro, esse envio é realizado de forma simples, imediata e automatizada.
Os usuários têm controle sobre quais empresas utilizarão esse serviço, gerenciando e habilitando diretamente a emissão dessas declarações.
- Para habilitar uma empresa no serviço da API Serpro, basta marcar a opção Integra contador na tela de gerenciamento de empresas.
- Entre na Central eSocial;
- Clique em Integra Contador;
- Selecione as empresas que irão fazer a integração;
- Feito isso, clique em Gravar.
Detalhes sobre custo de envio
A cobrança por envio da DCTFWeb será de R$ 0,75 centavos.
A cobrança será exclusivamente baseada no consumo de bilhetagem, tornando o processo mais transparente e alinhado ao uso real.
- Em breve teremos um painel para conferência e transparência desses custos operacionais.
O Integra Contador é uma ferramenta poderosa para simplificar seu dia a dia e aprimorar os processos contábeis, garantindo controle e eficiência no cumprimento das obrigações.
A DCTFWeb será gerada automaticamente pela API da SERPRO, utilizando a configuração de certificado no cadastro da empresa ou no gerenciamento da própria API da SERPRO.
A cobrança será realizada apenas quando for feito um envio e o status ficar como processado. Caso o retorno seja lote rejeitado não haverá Cobrança.
Como utilizar o recurso
Para utilizar o recurso Integra Contador Serpro siga esse passo a passo:
- Acesse o sistema WDP;
- Clique na aba eSocial e após na sub-aba Integra Contador;
- Abrirá uma caixa como a da imagem ao lado;
- Clique no botão Comprar agora! Para adquirir o novo recurso.
- Faça login com seu passaporte;
- Na caixa Configurar empresas Integra contador, selecione a empresa que deseja e clique em gravar;
Como baixar a DCTFWeb
Após a contratação siga o passo a passo abaixo
- Após a contratação do Integra Contador;
- Retorne na aba central eSocial;
- Clique em Baixar DCTF;
- Aguarde o processamento ser concluído;
- Após a conclusão, será possível visualizar: DARF, Recibo e Declaração clicando nos botões da tela.
- Ao clicar nos botões DARF, Recibo e Declaração irão abrir caixas com as guias, que poderão ser salvas ou impressas.