Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Erro ao tentar importar arquivo de empresas que são matriz e filial
A DIRF não aceita envio de empresas Matriz e Filial de forma separada, portanto deverá ser enviado as informações das filiais no arquivo da Matriz.
Caso realize a importação de empresas caracterizadas como matriz e filial de forma separada, o validador da DIRF emitirá um alerta na importação do segundo arquivo e o mesmo não será importado.
Já existe declaração para o CNPJ básico xx.xxx.xxx no ano calendário. Arquivo não importado.
Configurando a Matriz e Filial para realizar o envio consolidado na DIRF
Para que as informações das empresas filiais sejam apresentadas no arquivo da DIRF de forma centralizada, ou seja, sejam geradas junto ao arquivo da empresa matriz, é necessário realizarmos a configuração da Centralização no cadastro da empresa Matriz.
- Clique na aba Empresa, ícone Cadastro de Empresas;
- Na Empresa Matriz, clique na a aba Centralização e configure a empresa marcando a opção Centralizadora (Matriz);
No campo Empresas Centralizadas a esta, selecione todas as filiais que terão a movimentação centralizada nesta empresa e grave o cadastro;
- No cadastro da Filial, clique na a aba Centralização e configure a empresa marcando a opção Centralizada (Filial);
No campo Empresas Centralizadora, selecione a matriz referente a esta filial.
Com a configuração correta de Matriz e Filial no sistema Departamento Pessoal, ao tentar realizar a geração de arquivo de uma empresa configurada como Filial, o sistema emitirá um aviso não permitindo sua geração.
Não é possível selecionar a Empresa xxxxx, pois esta é uma filial. Suas informações serão aglutinadas automaticamente no arquivo da matriz (Nome da matriz).