Como proceder quando a base de FGTS na SEFIP não está batendo com relação a Folha de Pagamento.
Resolução
Veja abaixo o valor demonstrado na SEFIP e o valor demonstrado na Folha de Pagamento, estes não estão batendo.
Importante! Caso na competência que esteja ocorrendo a divergência tenha algum recibo de 13º é necessário somar as bases de cálculo da Folha de Pagamento Mensal com a Folha de Pagamento de 13º.
Registro de Movimentação de Prontuário
Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Registro de Movimentação de Prontuário
1- Verifique se existe ocorrência registrada incorretamente, neste exemplo está registrada em duplicidade, ou seja, com o mesmo código de afastamento, o correto seria lançar o código de Novo afastamento em decorrência da mesma doença, pois é continuidade do primeiro afastamento.
2- Como a funcionária tem um segundo afastamento em decorrência da mesma doença, o segundo afastamento deve ser lançado com um novo código.
Digitação de Variáveis
Acesse: Social > Folha de Pagamento > Controle de Variáveis > Digitação de Variáveis
Outro caso que pode ocasionar a divergência é quando o usuário lança Eventos para o Funcionário afastado.
Consulta de Recibos
Acesse: Social > Folha de Pagamento > Consultas > Consultas de Recibo
Na consulta de recibos do funcionário afastado é possível visualizar o evento lançado através da Digitação de Variáveis.
Tabela de Eventos
Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Eventos
Neste caso o FGTS sobre o evento 076 não é demonstrado no recibo, mesmo que o evento esteja marcado para incidir INSS
Importante: O Funcionário que está afastado não pode ter eventos lançados manualmente, pois desta forma o FGTS vai incorreto para a SEFIP. O sistema não controla eventos lançados manualmente para funcionários afastados.
A solução para este caso é acessar a Digitação de Variáveis e excluir os Eventos lançados para funcionários afastados. O Recibo de Pagamento deverá ser reprocessado, assim como o Resumo de Tributos e o arquivo da SEFIP.
Nota¹: As imagens utilizadas nesse conhecimento são do aplicativo da SEFIP, versão 8.40 disponível para download no site http://caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx.