F654-Cadastro de novo CFOP
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos para o cadastro de CFOP na Tabela de CFOP no sistema Prosoft.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Cadastro de CFOP
1- Acesse: Fiscal> Tabelas> CFOPs- Código Fiscal de Operação
2- Para o cadastrar um novo CFOP clique em NOVO.
Faturamento
Este parâmetro é responsável em informar se as notas fiscais escrituradas com o CFOP selecionado serão consideradas ou não para cálculo do Faturamento.
Caso o código não seja considerado para o cálculo do Faturamento selecionar a opção “Não entra no Faturamento”.
Caso seja selecionada uma das opções Vendas de Produtos, Vendas de Mercadorias ou Vendas de Serviços, significa que todas as notas fiscais digitadas com o CFOP em questão serão base para o faturamento.
Composição do Faturamento
Este parâmetro define quais valores da nota serão ou não considerados para o cálculo do Faturamento.
Alíquotas ICMS
Este parâmetro tem por finalidade definir quais alíquotas de ICMS são permitidas para os lançamentos com tal CFOP. As alíquotas cadastradas são as que serão aceitas na digitação da nota.
Incluir: Digite o percentual no campo Alíquota e clique no botão Adicionar;
Excluir: Selecione a alíquota desejada e clique no botão Remover;
FECP - RJ: Este campo define se a alíquota está com adicional ou não, identifica as alíquotas que foram acrescidas do FECP/ RJ. Todas as operações que apresentarem uma alíquota com está identificação, serão consideradas para o cálculo do FECP – RJ.
Indicadores
• Tributa ICMS: Indica que o CFOP terá tributação de ICMS;
• Tributa IPI: Indica que o CFOP terá tributação de IPI;
• Entra p/ Cálc. Rec. Bruta: Este indicador é utilizado para o cálculo do Simples Minas. No Simples Minas pode ocorrer de algumas operações consideradas para o Faturamento não serem consideradas para o cálculo da Receita Bruta. Selecione para aqueles Códigos que no Campo Faturamento está como ‘Não Entra para o Faturamento’, porém deve ser considerado para o cálculo do Simples Minas.
• Não Entra Base Emp. Alim.(RJ): Alguns CFOPs que entram para o Faturamento de outras Empresas, não entram para o faturamento das empresas que são do ramo de alimentação. Como o CFOP não é por Empresa, existe esse indicador que define os Códigos que devem ou não ser considerados para o Faturamento dessas empresas.
• Entra para DOT: Indica que o código deve constar na DOT – ES. Existem operações que não são consideradas na DOT, para isso existe esse indicador no cadastro do CFOP, porém essa indicação também pode ser feita na própria nota pelo campo ‘Tipo de Nota associada’.
• Não entra p/ SINCO: Indica se o código do CFOP que está sendo cadastrado ‘Não entra para a geração do arquivo texto SINCO – SIMPLIFICADA’.
• Transferência Automática: Este indicador será habilitado somente para os Códigos de Transferência entre Matriz e Filial, e tem como finalidade indicar que o código cadastrado entra no processo de Transferência Automática, ou seja, ao digitar uma nota de transferência na Saída está será automaticamente gravada na entrada da empresa que está recebendo a transferência.
• Tipo de Receita REDF/ SP: Utilizado para a geração do registro tipo 21 do arquivo REDF com as seguintes opções:
“1” - Revenda de Mercadorias
“2” - Venda de Mercadorias Industrializadas pelo Emitente
“3” - Venda de Mercadorias Sujeitas à Substituição Tributária
Grupo Pai do CFOP
Tem por finalidade definir a categoria (1.000, 2.000, 3.000, 4.000, 5.000, 6.000 e 7.000), do CFOP que está sendo cadastrado, utilizado para a totalização das operações no Livro de Apuração do ICMS.
Após parametrizar o CFOP conforme a necessidade, clicar em SALVAR, para que as alterações fiquem salvas.