Este artigo contém as instruções para a geração do registro C113 do SPED Fiscal.
Resolução
Geração do Arquivo Sped
Para a geração do registro C113, o sistema irá buscar as informações da aba Doc. Referenciado da Escrituração. Caso os campos: Data, Tipo de operação e Tipo do emitente não estiver preenchido e se não existir o documento referenciado gravado na base de dados da empresa, o sistema irá ler as informações do botão ‘Documento Referenciado’ para completar a geração do registro. Se não houver a necessidade de efetuar essa configuração, pular os passos 2 e 3.
1- Acesse Fiscal > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED Fiscal
2- Selecione o botão ‘Documento Referenciado’
3- Na aba ‘Notas Fiscais’, selecione as opções desejadas para os campos:
Data a ser considerada: Primeiro dia do mês e Data do Docto
Tipo de operação: vazio, Entrada e Saída
Tipo de emitente: vazio, Emissão Própria e Terceiros
4- Marque a opção Bloco C – Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI) e demais blocos que se façam necessários, e informar os demais campos necessários que atenda a empresa.
5- Clicar em Gerar Arquivo.
6- Informações adicionais
Ordem de como as informações irão compor o registro C113.
1ª Situação: Quando os campos: Modelo, Tipo de operação, Tipo do emitente, Série, Nº Documento, Data e Chave estiverem preenchidos na aba Doc. Referenciado, da tela de Escrituração, o sistema irá gerar o registro com base nessas informações;
2ª Situação: Quando um ou todos os campos: Data, Tipo de operação e Tipo de emitente, não possui informação e há chave do documento referenciado na base de dados, o sistema irá ler as informações do XML que está gravado na base.
3ª Situação: Quando um ou todos os campos: Data, Tipo de operação e Tipo de emitente, não possui informação e não há chave do documento referenciado na base de dados, o sistema irá ler as informações gravadas no botão Documento Referenciado (passos 2 e 3).

