C1730 - Perguntas e Respostas - Integra Contador - SIMPLES NACIONAL
1 - O que é o Integra Contador?
R.: É a plataforma disponibilizada pela SERPRO em parceria com a Receita Federal, que oferece uma variedade de serviços destinados ao mercado contábil e fiscal, abrangendo escritórios de contabilidade e outras empresas do setor.
A plataforma tem o objetivo de otimizar a prestação de serviços aos contribuintes, com mais estabilidade nas transmissões e possibilitando o acesso massivo e direto aos dados respeitando as questões de sigilo fiscal e LGPD.
Você pode obter mais informações sobre o "Integra Contador" através deste link: https://loja.serpro.gov.br/integracontador
2 - Resumo do que mudou no sistema (ROTINA CALCULO DO SIMPLES NACIONAL)
R.: A primeira funcionalidade do Prosoft a utilizar o Integra Contador é o Cálculo do Simples Nacional, a principal mudança alcançada com a aplicação é a estabilidade das transmissões e a segurança dos dados ao utilizar uma aplicação oficial.
Além disso trouxemos algumas melhorias no processo, como a conexão através de certificado digital, o download automático dos documentos retornados do PGDAS, o histórico dos envios, a exibição das mensagens de retorno e a consulta dos documentos sem que seja necessário sair do sistema.
3 - Será uma nova funcionalidade do sistema?
R.: É uma nova forma de conexão e envio dos dados para os programas da Receita Federal que será disponibilizada nas funcionalidades já existentes em nosso sistema Prosoft. Diante das interrupções, instabilidades e comunicado da Receita Federal sobre o bloqueio de acesso robotizado ao serviço de envio de declarações pelo portal e-CAC, se tornou imprescindível a atualização do sistema para utilização da plataforma oficial Integra Contador SERPRO.
Inicialmente estará disponível para o Cálculo do Simples Nacional e posteriormente nas demais aplicações disponíveis como por exemplo a DEFIS.
4 - Será um novo produto vendido a parte?
R: A utilização do Integra Contador é cobrada pela SERPRO conforme cada tipo de serviço consumido e por isso é necessário a adesão ao serviço com a Prosoft, porém não é um novo produto e todo o processo continua sendo executado a partir das funcionalidades já existentes no sistema.
5 - Adesão ao Produto:
R: A adesão ao Integra Contador deve ser feita direto via sistema Prosoft por usuários com permissão administrativa. A partir da adesão, as transmissões e consultas ao portal PGDAS passam a ser contabilizadas em um serviço de bilhetagem por consumo, onde haverá uma cobrança de 0,90 por transmissão.
6 - O cliente conseguirá consultar o consumo?
R.: Sim, estamos desenvolvendo um painel de monitoramento do consumo que será disponibilizado em breve.
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7 - Haverá alguma fila específica no karoo?
R.: Não. A apuração do Simples Nacional continua sendo atendida pelo nosso time contábil.
8 - Implantação, será necessária?
R.: Não. Não é um sistema novo, mas sim uma adaptação nas funcionalidades já existentes nos módulos do sistema.
9 - A API do Serpro funciona sem certificado digital?
R.: Não. A API do Serpro funciona apenas com certificado digital e não funciona por código de acesso.
10 - Se o cliente não aderir ao integra contador ele vai conseguir gerar a DAS normalmente pelo sistema?
Não, a alternativa será o preenchimento manual diretamente no portal do Simples Nacional.
11 - O cliente fez a contratação direto com o Serpro. É possível vincular com nosso sistema? Como proceder?
Não é possível vincular ao nosso sistema, apenas comprando conosco! Terá que cancelar com a Serpro e contratar com a Alterdata para ter a integração.