SPED ECD - Bloco K - Cadastros

Autor do Artigo: Brendasilva.sup.pack

O que é o bloco K na ECD


Trata-se da apresentação das demonstrações contábeis consolidadas de grupos econômicos, onde a empresa controladora é obrigada a apresentar as demonstrações consolidadas de acordo com a lei nº 6.404/76 ou pronunciamento técnico CPC 36.


Configurando o Bloco K na ECD


 As empresas controladas podem ou não serem cadastradas nestes dois sistemas, pois estas poderão ser adicionadas no módulo Configurações - Bloco K

  1. O módulo está no seguinte caminho : Declarações Digitais > SPED ECD e FCONT > Configuração - Bloco K
  2. Nesta primeira tela, selecione a empresa controladora e o período. Vale ressaltar que é possível fazer a geração do bloco k retroativa para o ano calendário de 2017.



Configuração Parte 1


Abaixo temos a aba Empresas consolidadas (K100);

  1. Nesta tela, deverão ser cadastradas todas as empresas que fazem parte do grupo, inclusive a Controladora.
  2. Clicando em Adicionar, será aberta uma nova tela. Se a empresa estiver cadastrada no Contábil, marque a opção 'Utilizar empresa cadastrada no Wcont' para que seja habilitada a lupa para a seleção. Se a opção estiver desmarcada, será habilitado o campo para a digitação do nome da empresa.
  3. No campo Código (k100) deverá ser adicionado um código de identificação da empresa para o bloco K. Poderá ser vinculado qualquer código desde que contenha 4 dígitos, que não poderá ser repetido.
  4. O País da empresa deverá ser selecionado. Ao lado, o campo CNPJ já virá preenchido e desabilitado para as empresas cadastradas no PHD. Se a empresa não estiver cadastrada no sistema, essa informação deverá ser preenchida manualmente. Se a empresa for do exterior, o campo CNPJ ficará desabilitado.
  5. No campo 'Período de consolidação', deverá ser informado o período em que a empresa fez parte do grupo para o ano de geração. Por exemplo, se a empresa passou a fazer parte do grupo em maio/2018 deverá ser informado : 01/05/2018 a 31/12/2018. Se a empresa já fazia parte do grupo em anos anteriores, o período a ser informado será 01/01/2018 a 31/12/2018.

 



Configuração Parte 2


Após o cadastro, a empresa aparecerá na tela principal, onde esta poderá ser editada ou removida. Abaixo, consta o quadro Eventos Societários (K110/K115)

  1. Clicando em Adicionar serão apresentadas somente as empresas cadastradas no K100 (empresas consolidadas).
  2. Após, deverá ser informada a data do evento societário e o tipo, conforme a imagem ao lado
  3. O campo Empresas participantes (k115) será obrigatório para alguns eventos societários. Na listagem constarão as empresas cadastradas no K100, exceto a empresa selecionada para o evento societário. Após, deverá ser selecionada a condição e informado o percentual.

Configuração Parte 3


Na tela principal do módulo temos a aba Plano de contas consolidado (k200).

  1. Nesta tela, deverá ser selecionado um plano de contas que será utilizado como base para todas as empresas do mesmo grupo.
  2. Por exemplo, se uma empresa controladora tiver 35 controladas, cada uma utilizando um plano de contas distinto, será definido um plano de contas para a consolidação dos valores. Assim, poderá ser feito o mapeamento (vínculo) das contas utilizadas pelas empresas com o plano de contas selecionado.
  3. Após a seleção do plano de contas, as contas serão listadas na tela. Deverão ser mapeadas as todas as contas analíticas que possuíram movimentação ou saldo para o ano base que está sendo gerado. Para realizar o mapeamento, clique em ‘Mapeamento(K210)



Configuração Parte 4


  1. Clicando em adicionar, deverá ser selecionada a empresa e a conta. Se a empresa estiver cadastrada no sistema, a conta poderá ser selecionada através da lupa. Se for marcada a opção ‘Replicar o mapeamento da conta para todas as empresas que utilizam o mesmo plano de contas’ o mapeamento também será realizado para outras empresas do grupo, desde que possuam o mesmo plano de contas.
  2. Caso a empresa não esteja cadastrada no sistema, deverá ser feito o preenchimento manualmente, informando o código e o nome da conta. O código deverá ser o mesmo informado no arquivo do SPED Contábil (registro I051) da empresa controlada
  3. A opção ‘Mapeamento automático’ cadastra o mapeamento para as empresas que trabalham com o plano de contas selecionado como consolidado, visto que é obrigatório o mapeamento e as contas serem as mesmas.
  4. Para conferir, clique em Mapeamento(K210). Será possível visualizar o mapeamento efetuado pelo sistema de maneira automática.



Bloco K Cadastros na ECD? Configurando o Bloco K na ECD? Como configurar o bloco K na ECD? mapenado o bloco K210?