Adequação do Ambiente para Transmissão de Eventos On Premise
Este artigo tem como objetivo demonstrar os procedimentos a serem realizados para a Transmissão dos eventos para o eSocial de forma On Premise.
Informações Adicionais: O tempo de transmissão tem relação com a estrutura do servidor de cada cliente.
Os eventos serão armazenados diretamente no servidor local.
O Windows do servidor e estações devem estar atualizados com as últimas versões de Framework e atualizações de segurança.
Resolução
O que mudou?
A partir de agora a transmissão e consulta de eventos para o eSocial será On Premise, ou seja, diretamente das estações e servidor do cliente; os eventos não passarão mais pelos status faseados da nuvem, serão armazenados no servidor local e não será mais utilizado o Serviço de Integração.
Dessa forma, a comunicação se torna mais rápida e eficiente.
Fluxo eSocial Turbo
Para tanto, temos as seguintes novidades:
- Novo Serviço:
O novo Serviço Prosoft eSocial será responsável por consultar os eventos no Serpro e deverá permanecer em execução no Servidor.
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Administrative Tools\Serviços
1.1- Como as estações terão comunicação direta com o Serpro no momento da transmissão é necessário que estejam sempre com os componentes atualizados e para funcionamento correto, não ter componentes renomeados na SysWow64 ou Scop\Componentes.
2- Rotina de Monitoramento
Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento
Se a empresa tem transmissão centralizada, após gerar os eventos e acessar o monitoramento, ao realizar a transmissão irá perceber que os eventos transmitidos para o Serpro e ficarão em status 8-Aguardando processamento pelo Serpro.
Se a empresa não tem transmissão centralizada, após gerar o evento, automaticamente serão criados lotes, conforme a rotina, a empresa e evento e esses eventos gerados passarão do status 2-Enviado para status 8-Aguardando retorno do Serpro.
Quando forem transmitidos os eventos periódicos (S-1200/S-1210), os eventos S-1210 ficarão em status 3-Recebibo (Portal Soluções) até que o S-1200 correspondente seja aceito ou devolvido.
3- Envio por Lote
Para melhorar o fluxo do retorno e evitar lentidão na resposta do Serpro foi adequada a transmissão em lote de até 50 eventos.
O lote é separado por empresas e por eventos.
No momento da transmissão (quando empresa é centralizada) são criados lotes com o mesmo número de Protocolo. Caso empresa opte pela transmissão direta, ao gerar mais de um evento, a rotina criará esses lotes para a transmissão.
O lote irá receber o número Protocolo Serpro no momento em que for recepcionado no eSocial.
No Monitoramento é possível identificar a Coluna Protocolo Serpro que indica o lote na qual cada evento faz parte:
Protocolo Serpro é um número sequencial único produzido no instante da recepção do lote pelo Serpro e é utilizado como parâmetro na consulta do processamento deste.
Identificador é um número sequencial utilizado como chave para consulta individual do evento, gerado no momento da geração do XML.
4 - Ciclo de Transmissão:
A comunicação entre base de cliente X Serpro pode ser chamada de Ciclo de Transmissão.
Cada ciclo contém dez tentativas de 5 segundos, repetidas por quatro vezes. Havendo alguma intercorrência nessa comunicação (geralmente quando Serpro está com lentidão), o novo ciclo se repetirá em dez minutos e depois a cada meia hora e após a metade do dia, o ciclo passará a se repetir a cada uma hora, até o final do dia, por até 24 horas da transmissão do evento.
O Controle de fluxo precisa respeitar as premissas da documentação do Serpro, dessa forma, se ao final de 24 horas permanecer sem resposta, esses eventos passarão para status 7-Rejeitados pelo Portal.
Precisando assim realizar o Sincronismo.
Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento>Ferramentas > Sincronizar Status dos eventos
Monitoramento - Sincronizar Status dos Eventos
*Para o Sincronismo ser executado com sucesso é necessário que o evento tenha Protocolo Serpro informado.
Exemplo de uma situação onde os eventos apresentam como Rejeitado pelo Serpro, porém estão aceitos no eSocial:
4.1 Eventos Periódicos estão com status 7-Rejeitado pelo Serpro:
4.2 Após realizar o sincronismo, voltam para a fila de transmissão para consulta no eSocial:
4.3 Eventos aceitos após o sincronismo:
Sincronismo é executado em segundo plano, sua execução é automática e dependendo do volume de eventos gerados, levará mais tempo para finalizar.
5- Como saber se o evento está sendo consultado corretamente no Serpro:
Através do campo “Mensagem de Retorno” é possível visualizar quando o lote foi consultado pela última vez e qual a situação.
Neste exemplo, o horário da máquina é 09:33 e o lote foi consultado pela última vez às 9:32:50,ou seja, evento continua aguardando retorno do Serpro.
No botão “Visualizar Retorno” é possível observar o momento da recepção do evento e o momento de seu processamento:
6. Está com Problemas? Veja como resolver:
Questões técnicas (auxilio para Instalações/Suporte):
Evento parado em status 8 por muito tempo
Verificar a versão o Windows
O Windows do servidor e estações, devem estar atualizados com as últimas versões de Framework e atualizações de segurança.
I999 - Como verificar se o Windows está atualizado
**Versões homologadas para o Prosoft: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft
**Versões descontinuadas I908 - Descontinuação do Windows 7 e Windows Server 2008
Verificar se serviço Prosoft eSocial está em execução.
- Clicar no botão “Visualizar Retorno” e conferir o horário da última consulta, se estiver atualizado, significa alguma intercorrência do Serpro.
- Consulte o semáforo eSocial: https://www.gov.br/esocial/pt-br/acesso-ao-sistema/semaforo, para saber sobre alguma intercorrência;
- Para identificar se mensagem de retorno está sendo atualizado no monitoramento, com o ID do evento e/ou Protocolo Serpro, consultar Log no Servidor caminho: C:\Program Files (x86)\Prosoft\eSocialOnPremise\logs e identificar o código de retorno.
- Para saber se o lote está sendo consultado corretamente, verifique se o horário está sendo atualizado no campo “Mensagem de Retorno”.
Verifique que o evento foi transmitido às 7:45:53 e foi consultado pela última vez às 9:32:50, sendo que o horário da máquina estava 09:33, ou seja, o sistema está funcionando corretamente, porém o Serpro está com lentidão de processamento.
Quando preciso realizar o sincronismo?
1- Caso algum evento tenha sido excluído indevidamente quando houve alguma intercorrência no ambiente eSocial e/ou evento status 7-Rejeitado pelo Serpro (e tenha número de Protocolo) com código de resposta 101 ou 201, na qual os eventos tenham perdido a sincronia, então é necessário realizar o SINCRONISMO, para que os eventos aceitos do Serpro fiquem alinhados com os eventos na base.
Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Monitoramento>Ferramentas > Sincronizar Status dos eventos
Erro ao gerar eventos somente na estação
Forçar ATS na estação e verificar se os componentes estão atualizados:
?\Prosoft.win\SCOP\Componentes\WKBESOCIALBDUTIL.DLL
?\Prosoft.win\SCOP\Componentes\WKBESOCIALEVENTOS.DLL
?\Prosoft.win\SCOP\Componentes\WKBESOCIALGERADOR.DLL
?\Prosoft.win\SCOP\Componentes\WKBESOCIALINTEG.DLL
?\Prosoft.win\SCOP\Componentes\WKBESOCIALSMART.DLL
?\Prosoft.win\SCOP\Componentes\PROMDGAP.DLL
Verificar se os executáveis estão corretos:
?\Prosoft.win\PrGeral\PRGPAINELMONIT.EXE
?\Prosoft.win\PcGold\GPS\GPSCADESOCIAL.EXE
?\Prosoft.win\PcGold\GPR\GPR010200.EXE
?\Prosoft.win\PcGold\GPS\GPS010600.EXE
Verificar se os artefatos estão corretos na pasta NET:
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Prosoft.OnPremises.Esocial.Certificate.A1\1\APPSETTINGS.CERTIFICATE.JSON
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Prosoft.OnPremises.Esocial.Schema\1\APPSETTINGS.SCHEMA.JSON
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Prosoft.OnPremises.Esocial.Transmitter\1\APPSETTINGS.TRANSMITTER.JSON
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Prosoft.OnPremises.Esocial.Certificate.A1\1\PROSOFT.ONPREMISES.ESOCIAL.CERTIFICATE.A1.DLL
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Prosoft.OnPremises.Esocial.Schema\1\PROSOFT.ONPREMISES.ESOCIAL.SCHEMA.DLL
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Prosoft.OnPremises.Esocial.Transmitter\1\PROSOFT.ONPREMISES.ESOCIAL.TRANSMITTER.DLL
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\carregar\Wkb.Contabil.Plugins.Conciliacao\2\WKB.CORE.ONPREMISES.INTEROPPLUGIN.CONTRACTS.DLL
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\registrar\WKB.CORE.ONPREMISES.INTEROPPLUGIN.DLL
?\Prosoft.win\Scop\Componentes.NET\v45\registrar\WKB.CORE.ONPREMISES.INTEROPPLUGIN.CONTRACTS
Verificar os arquivos de configuração:
?\Prosoft.win\PcGold\Aut\AUT010100.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Aut\AUT020100.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Aut\AUT021800.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\GPR\GPR010200.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS010100.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS010600.EXE.config?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS010800.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS011100.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS011200.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS011600.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS012500.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS012600.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS013700.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS020100.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS021000.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS021100.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS070700.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS071300.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS071600.EXE.config ?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPSCADESOCIAL.EXE.config ?\Prosoft.win\PrGeral\PRG010100.EXE.config ?\Prosoft.win\PrGeral\PRG010500.EXE.config ?\Prosoft.win\PrGeral\PRGCADPROCESSOS.EXE.config ?\Prosoft.win\PrGeral\PRGCONTADOR.EXE.config?\Prosoft.win\PrGeral\PRGPAINELMONIT.EXE.config
*Lembrando que não deve ter artefatos renomeados na pasta Scop ou na pasta de sistema do Windows (SysWow64 ou System 32), pois atrapalha o bom funcionamento dos processos.
Se ainda assim, o evento continuar em status 8 e no Log ( C:\Program Files (x86)\Prosoft\eSocialOnPremise\logs ) identificar que ainda está em tentativa de transmissão é necessário (Solicitar ao cliente que verifique se tais eventos estão aceitos no Serpro), e caso esteja aceito, deverá realizar o seguinte procedimento:
- Parar o Guardião (primeiro);
- Em seguida, Parar o Serviço Prosoft eSocial;
- Solicitar que desativem o antivírus;
- Voltar os Serviços;
- Recarregar o GAP, e solicitar ao usuário que transmitiu os eventos, para abrir o monitoramento, clicar em Atualizar, para que eventos voltem com status correto.
- Lembrando o seguinte:
- O usuário que fez a transmissão dos eventos que precisa atualizar o painel de monitoramento, e precisa ser feito na mesma maquina que gerou os eventos pela primeira vez, e com o mesmo usuário.
- Após, é necessário solicitar ao cliente a verificação do antivírus junto ao T.I. da empresa, pois ele precisa (acrescentar a instância do serviço Prosoft eSocial, para não bloquear seu funcionamento).
Erro ao gerar evento nas rotinas: GPSCADESOCIAL; AUT10100; AUT20100; GPR010100; GPS010600; GPS012500; GPS070200; GPS012300.
- Verificar arquivo de configuração da rotina correspondente:
?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPSCADESOCIAL.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Aut\AUT010100.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Aut\AUT020100.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Aut\AUT021800.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\GPR\GPR010100.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\GPR\GPR010200.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS010600.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS012000.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS012300.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS012500.EXE.config
?\Prosoft.win\PcGold\Gps\GPS070200.EXE.config
?\Prosoft.win\PrGeral\PRG010100.EXE.config
?\Prosoft.win\PrGeral\PRGCONTADOR.EXE.config
?\Prosoft.win\PrGeral\PRGPAINELMONIT.EXE.config
Erro 301 no retorno do XML
Transmitir o evento novamente. Conforme instruções do Serpro:
Erro 504 = precisa gerar novo evento.
Serviço Prosoft eSocial não está iniciando
Deverá logar como administrador
Evento devolvido Status 10 com mensagem “A solicitação HTTP está proibida com o esquema de autenticação de cliente "Anonymous".
Deverá verificar se certificado está vencido.
Causa: A rejeição em questão é apresentada toda vez que o diretório do certificado digital do tipo A1 é alterado ou o certificado está vencido. (Pode ocorrer durante o dia, pois funcionará até o horário próximo a data de vencimento)
Caso esteja com erro: Assinatura certificado digital referência de objeto não definia para uma instancia de um objeto.
- Efetue o seguinte guia: I998 - Como configurar o usuário sysadmin no SQL
- Reinicie os serviços do SQL.
- Associe o certificado novamente no gerenciador.
- Reenvie os eventos.
Importante!
No eSocial turbo para associar um novo certificado ou atualizar o certificado de uma empresa no Gerenciador não será apresentado o ícone ENVIAR como era na versão anterior.
Gerenciador eSocial Versão Nuvem
Gerenciador eSocial Versão Turbo
Como associar certificado na versão Turbo?
1- Selecione o certificado.
2- Insira a senha.
3- Salve e grave a informação.
Caso cliente apresente inconsistências e seja necessário realizar a conferência das versões dos arquivos de eSocial Turbo. Tem uma pasta no google drive com todos eles soltos para conferência.
Caminho para essa pasta: eSocial Turbo - Google Drive