Antes de iniciar a utilização do aplicativo Devolução ou Troca de Mercadorias (FatDevolucao) é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas:


  1. Acesse o Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Devolução.
  2. Nas sessões seguintes informe os dados, incluindo os campos:

      Geral

    Nesta sessão, além de optar pelas diversas configurações que impactarão no funcionamento do módulo, informe também o layout que será utilizado na emissão dos relatórios referentes a devolução e troca.

      Operações

    Informe as operações que serão utilizadas para cada caso a fim de possibilitar as devoluções no sistema. Nem todos os campos são obrigatários, vai depender da necessidade da rotina da empresa.

      Financeiro

    Aqui serão configuradas as opções de negociação referente as trocas e devoluções.

    Campo Descrição
    Mostrar todos os títulos que estão no contas a receber para negociação

    Marque esta opção para habilitar, na aba Negociação, a opção para recuperar os títulos existentes no sistema Contas a Receber exibindo todos os títulos vinculados ao cliente, mesmo que não sejam referentes a venda negociada em questão.

    Gerar registro de pagamento nos pedidos de venda gerados em casos e troca

    Marque esta opção para que, mesmo que o pedido gerado na troca não atualize financeiro, caso o pedido trocado atualize, o sistema gere o registro de pagamento. Ou seja, estes registros de pagamento são gerados com o tipo de baixa sem numerário apenas para compor o pedido de venda da troca. Esta opção somente terá efeito caso a operação do pedido da troca esteja marcada para atualizar financeiro. Neste cenário, existe também a necessidade de que sejam gerados os parcelamentos para a troca, caso contrário, a geração dos parcelamentos não será obrigatória.

      Estoque

    Aqui serão definidos os setores que irão controlar o estoque na rotina de troca ou devolução.

    Campo Descrição
    O setor de entrada para o documento de devolução deverá ser o setor de saída do
    documento de saída
    Marque esta opção caso queira obrigar que o setor de entrada do documento de devolução seja o mesmo documento do setor de saída, ou seja, o sistema enxergará o setor de saída do documento de Venda e o usará como setor de entrada do produto a partir do documento de devolução gerado.
    Controla devolução de produtos para garantia

    Marque esta opção caso queira controlar, por setor, os produtos que estão sendo devolvidos para o setor de garantia. Esta configuração é utilizada na rotina de garantia quando a empresa estiver configurada no ramo de atividade Serviços.

    Para que o registro da empresa seja exibido no quadro Setor para produtos em garantia, além de marcar a opção Controla devolução de produtos para garantia para habilitar o campo, será necessário também que a mesma empresa esteja informada no Configurador Bimer em Estoque / Opções/ Movimento/ Opões adicionais/ Quadro empresas/ na tela de inclusão da empresa/ Trabalha com setor.

      Spy


    Nesta sessão você pode selecionar o usuário que receberá o e-mail no momento em que concluir um processo de devolução ou troca e também quando um processo de devolução ou troca não for concluído permitindo, assim, notificar os responsáveis.

    Para o correto funcionamento da rotina, é necessário que seja realizada a configuração para trabalhar com Spy System no Configurador Bimer, em Geral/ Opções.

  3. Clique em Gravar.