Utilize as funcionalidades da tela Mesas ou Cartões do App Comanda Spice.

Informação

Seu estabelecimento possui rotatividade de mesa muito alta?
As comandas abertas na Comanda Spice, cuja conta estiver fechada ou bloqueada, ficará na cor cinza para facilitar a visualização e localização das mesas e agilizar o processo de recebimento.



Abrir Mesa / Cartão


Para fazer abertura de Mesas, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.
  2. Toque em .

    No Comanda Spice, você também pode informar a descrição da mesa na abertura, assim como no Spice.
    Essa possibilidade é muito útil caso o seu estabelecimento trabalhe com mesa compartilhada por clientes distintos, mas cada um com sua respectiva comanda e pedidos específicos.

  3. Preencha os dados:

    Para o modo de trabalho mesa, informe da Mesa utilizada pelo cliente.
    Para o modo de trabalho cartão, informe os números do Cartão e da Mesa utilizada pelo cliente.

    No Comanda Spice, você também informa a descrição do cartão na abertura, assim como no Spice.
    Possibilidade muito útil se o seu estabelecimento trabalha com mesa compartilhada por clientes distintos, mas cada um com sua respectiva comanda  com seus pedidos específicos.

  4. Toque em Adicionar.

Você já pode Adicionar Itens na Mesa ou Lançar Pizza no Pedido, caso trabalhe com o seguimento Pizzaria!



Adicionar Itens da Mesa / Cartão



  1. Após a abertura da mesa/cartão, na tela Produtos localize e toque no produto que será incluído.

    (Opcional) Toque em Alterar Dados, caso precise alterar dados (CPF/CNPJ, Quantidade de pessoas) da mesa.


  2. Na tela Detalhes do pedido, determineas quantidades utilizando os ícones: .

    Você também pode utilizar a busca para localizar o produto que o cliente deseja.

  3. Selecione as informações do produto e avance com o lançamento.

    Selecione as respostas que correspondam ao desejo do cliente para seu respectivo pedido.

    As perguntas serão apresentadas se no cadastro do produto selecionado houver perguntas vinculdas.
    Assim no Comanda Spice você também tem em seus produtos perguntas personalizadas que direcionam suas vendas de forma estratégica.
    Elas serão de grande auxilio para seus garçons não esquecerem de perguntar se o cliente deseja uma bebida ou qual o ponto da carne ele o cliente prefere.

    Toque em Ingredientes para selecionar quais ingredientes o cliente quer incluir ou remover do pedido.

    Toque em Adicionais para determinar as quantidades de itens adicionais que o cliente quer acrescentar ao pedido.

    Toque nas Observações do cliente para o pedido.

    Informação

    As observações podem ser informadas por digitação ou selecionando as opções de observações previamente determinadas na retaguarda. Desta forma, poderá informar se cliente prefere o seu pedido:  com gelo, sem gelo, com cebola, sem cebola, bem-passado, mal Passado, entre outros.
    Caso o produto possua observações prefixadas em seu cadastro, estas serão exibidas para escolha no aplicativo mobile. Os itens iguais que possuírem observações distintas serão impressos separadamente. Este comportamento do serviço de impressão do Comanda Spice, facilita na identificação de qual produto pertence à observação informada.

  4. No canto superior direito, toque em  para confirmar inclusão do item no perdido.  

  5. (Opcional) Toque em  para utilizar as opções adicionais da tela de lançamento.

    Toque nesta opção para fazer a leitura do código de barras do cartão.

    Toque nesta opção para fazer a leitura do código de barras do cartão.

    Toque nesta opção para terminar a forma de ordenação dos itens.

    Informação

    Você pode ordená-los por Nome, Maior valor ou Menor valor.

    Toque nesta opção para o sistema retornará à tela de seleção de mesas.

    Nota

    Ao confirmar a saída, o pedido que está sendo lançado é cancelado.


  6. Toque em  para confirmar o envio para copa ou cozinha para o preparo.

    Informação

    O número do pedido será impresso nos cupons de copa e cozinha. Caso envie um pedido para copa ou cozinha que não tenha sido impresso, você será notificado na tela principal do aplicativo em uma faixa vermelha  como impressões pendentes.

    Você também pode acessar a central de impressão no menu lateral da comanda, em Feedback de Impressão, para poder reimprimir ou excluir a impressão.

    Dica

    O nome e código do cliente serão impressos nas comandas dos setores de impressão via mobile.
    Isso ocorrerá desde que na aba Impressão das Configurações do Spice a opção Imprimir código e nome do cliente nas comandas esteja marcada e que na comanda ou mesa tenha sido informado um cliente através do Spice, visto que no Comanda Spice não é possível inserir cliente na abertura de uma mesa/comanda.

Lançar Pizza no Pedido


Após fazer a abertura da mesa / comanda, siga os passos:

  1. Toque em Adicionar pedido para em seguida informar o produto Pizza.
  2. Escolha o Tamanho da Pizza e Avance.

    No cadastro de Tamanho na retaguarda você definir em até quantos sabores a Pizza pode ser dividida.  

  3. Escolha os Sabores da Pizza.

    Caso tenha massa e borda vinculada ao sabor, você pode escolher o tipo de massa e o tipo de borda.
    Se não trabalha com bordas e massas, adicionais, ingredientes e observações para o produto, essas etapas não serão exibidas no momento da inclusão da Pizza no pedido.

  4. Escolha o tipo de Massa da Pizza.
  5. Escolha o recheio da Borda da Pizza.

    Caso o sabor e tamanho da Pizza tenha Adicionais e Ingredientes vinculados, as telas para inclusão do Adicional e remoção do Ingrediente serão exibidas conforme o seu pedido.

  6. Escolha os Adicinais da Pizza e avance.
  7. Remova Ingerdientes indesejados da Pizza e avance.
  8. Inclua a Observação para o pedido do cliente, ou seja, se deseja Crocante ou não, e conclua o pedido.

    Antes de enviar o pedido ao Spice você pode adicionar, retirar, editar ou remover o item, basta selecionar o item e as opções serão exibidas.

  9. Confirme o envio do pedido.



Status da Mesa / Comanda 


Você trabalha com mesa fixa?
Então elas serão destacadas no Comanda Spice, no cards da mesa com diferenciação por status.

  • Livre
  • Ocupada
  • Reservada
  • Bloqueada
  • Temporária


Informação! Elas possuem o esquema de cores para mesa fixa, conforme o padrão do Spice.

  • Caso altere a configuração com o Comanda Spice aberto, é preciso atualizar as configurações dentro do aplicativo.
  • Ocorre um pequeno atraso na atualização do status da mesa no Comanda Spice, por conta do intervalo de atualizações automático das mesas. 


Consultar Itens da Mesa / Comanda


Após fazer a abertura da mesa / comanda e adicionar os itens da mesa, siga os passos:

  1. Toque na mesa cujos produtos você que consultar.
  2. Toque em Ver conta.
  3. (Opcional) Utilize as funções adicionais disponíveis na visualização de conta.

    Para mais informações consulte o tópico Ver Conta!


Acessar Menu Principal


Para acessar o menu principal do Comanda Alterdata na tela Mesas e utilizar as funções de manutenção do App, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa.
  2. Toque em , localizado no canto superior esquerdo.
  3. Toque na opção disponível.

    Informação

    Para mais detalhes sobre cada opção, consulte o tópico Menu Principal.


Localizar Mesa / Cartão Aberto


Para localizar a mesa, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.

  2. Toque em .

  3. Digite o nome ou código do item. 

    A medida que for digitando o item correspondente será localizado na lista de imediato.

  4. (Opcional) Toque em X para remover e realizar uma nova pesquisa.

  5. Toque na mesa localizada para você poder Adicionar pedidoAlterar dados ou Ver dados.


Alterar Dados da Mesa


Após fazer a abertura da mesa / comanda e adicionar os itens da mesa, siga os passos:

  1. Toque na mesa cujas informações serão alteradas.

  2. Toque em Alterar Dados.
  3. Altere as informações da mesa ou comanda.

    Você pode alterar CPF/CNPJ e Quantidade de pessoas.

  4. Toque em Alterar.


Ver Conta


Para utilizar as funcionalidades da visualização de contas na tela Mesas ou Cartões,  siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.

  2. Toque na mesa cujas informações serão alteradas.

  3. Toque em Ver Conta.
  4. Utilize as opções:

    1. Toque em .

    2. Digite o nome do item.

      Informação

      A medida que for digitando o item correspondente será localizado na lista de imediato.

    3. (Opcional) Toque em X para remover o nome e realizar uma nova pesquisa.

    1. Toque em .

      Informação

      Você também pode tocar em Adicionar Mais Item, localizado na parte inferior da tela Itens Pedidos.

    2. Escolha o produto e suas particularidades (Observações, Ingredientes, Adicionais...).
    3. Toque em ou para informar quantidade do item.
    4. Toque em  para confirmar inclusão dos itens no perdido.

    5. Toque em .

      Toque em para acessar a tela onde você poderá: Receber Conta, Fechar Conta, Transferir Mesa, Cancelar Itens ou Transferir Itens.

    6. Toque em  para fazer o envio dos produtos incluídos.
    7. Confirme o envio para copa ou cozinha.

      Informação

      O número do pedido será impresso nos cupons de copa e cozinha.

    Informação

    Na transferência de itens entre as comandas/mesas, a API do Service Spice manterá o vendedor da venda para não ocorrer inconsistências no relatório gerencial de Encerramento de Caixa, como, por exemplo, exibir uma taxa de serviço diferente da que foi estimada.
    (aviso) Caso o usuário logado não tenha permissão para transferência, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.

    1. Selecione os produtos que deseja transferir de mesa ou toque em caso queira seleciona todos.

    2. Toque em .

    3. Selecione a mesa para onde os itens selecionados serão transferidos.
    4. Confirme a transferência.
    1. Toque em .
    2. Toque em .

    3. Selecione a mesa para onde os itens serão transferidos.

    4. Confirme a transferência.

    Informação

    Caso o usuário logado não tenha permissão para cancelamento, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.

    1. Selecione os produtos que deseja cancelar da mesa ou toque em caso queira seleciona todos.

    2. Toque em Cancelar Itens.

    3. Informe o motivo do cancelamento.
    4. Tque em OK.
    1. Toque em .
    2. Toque em para fazer o recebimento.

    3. (Opcional) Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ.
    4. Informe o número do documento do cliente.
    5. Confirme o recebimento da conta.

      Dica

      O Comanda Spice exibirá o valor recebido no pagamento parcial e o saldo restante da conta.

    1. Toque em , localizado no canto superior direito.
    2. Toque em Receber conta.
    3. (Opcional) Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ.
    4. Informe o número do documento do cliente.
    5. Confirme a finalização.
    1. Toque em .
    2. Toque em para confirmar o fechamento da conta.

      Informação

      Ao finalizar o fechamento da conta, uma notificação será exibida. Para fechá-la, toque em OK.
      Caso a opção Bloquear comanda automaticamente após o fechamento da conta localizada na aba Geral das Configurações do Alterdata Spice esteja marcada, a comanda / cartão cuja conta foi fechada será removida da tela de seleção de cartões e, após confirmar o fechamento da conta, será atribuído o status Bloqueada.

    3. (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente, se necessário.

    4. Informe o número do documento do cliente.
    5. Confirme a finalização.

      Informação

      O Comanda Spice possui recurso de emissão de NFC-e através da Smart POS Rede!
      Com o Spice configurado para emitir NFC-e, nas configurações da comanda; ao pagar a conta integralmente e confirmar, caso também esteja configurado para trabalhar com tickets unitários, eles são impressos e então você pode confirmar a emissão do cupom fiscal.

      (informação) Para mais detalhes sobre as configurações necessárias para trabalhar com impressão tickets unitários, consulte o tópico Impressão, na documentação do Spice (Desktop).


Atualizar Tela Mesas / Cartões


  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.
  2. Toque em  para atualizar na tela Mesas os pedidos atualmente em aberto.