Neste recurso, é possível gerar os livros contábeis para a conferência dos valores e resultados do cenário econômico e financeiro da empresa. É possível gerar dois tipos de livro, o Diário e o Razão.

  1. No menu do Conteasy Contábil, clique na aba Livros.
  2. Selecione o livro contábil.

      Diário

    O Livro Diário serve para imprimir todos os fatos contábeis que afetam o patrimônio da empresa, lançados diariamente, em ordem cronológica, permitindo utilizar a data como ponto de referência para visualizar os lançamentos realizados em determinado dia e para proporcionar rigidez nos controles patrimoniais, já que, colocando em ordem de data, sem qualquer linha em branco, não será possível que alguém fraude os registros contábeis, interpondo lançamentos posteriormente. Os relatórios que podem ser gerados no livro Diário são: Termos de Abertura e Encerramento, Diário, Plano de Contas, Balanço e Balancete.

      Razão

    O Livro Razão tem a finalidade de evidenciar os movimentos existentes em uma determinada conta contábil e qual o valor esta possui em uma determinada data. Através do Livro Razão serão identificados os valores de cada conta do patrimônio, elaborando os balancetes e balanços. Os relatórios que podem ser gerados no livro Razão são: Termos de Abertura e Encerramento e Razão.

      Caixa

    O Livro Caixa levará as movimentações de entrada e saída dos disponíveis da empresa.

  3. Na etapa Layout, marque os relatórios desejados para o livro.

    Dica:

    Altere a ordem dos relatórios no livro arrastando-os para a posição preferida.

  4. Clique em Próximo para definir as configurações do livro.
  5. Clique em Imprimir.