Autor do artigo: Geovane.sup.pack
O que é a fraude de boleto?
Atualmente é possível verificar um grande volume de fraudes envolvendo boletos bancários e os golpes estão cada vez mais sofisticados! Portanto, sem as devidas conferências a "Fraude do boleto" pode passar despercebida e você pode acabar pagando um boleto falsificado!
Imagine: Você realiza um pagamento por meio de boleto bancário, retira o comprovante de pagamento e fica tranquilo achando que está tudo certo com a conta, e, algum tempo depois, é cobrado novamente pelo valor que aparentemente você já pagou.
Quando você afirma ao credor que o pagamento foi feito, mostra o boleto e o comprovante, acaba descobrindo que o boleto bancário foi adulterado, e o valor que saiu da sua conta, não entrou para a conta do credor, ou seja, foi desviado para uma conta de terceiros.
Uma baita dor de cabeça, né?!
Para te ajudar a evitar esse tipo de golpe separamos algumas dicas para você! Leia com muita atenção e fique atento aos detalhes para não cair neste tipo de desvio.
1ª Dica: Confira se o banco informado no boleto é o mesmo da linha digitável
Cada banco possui um código registrado junto a FEBRABAN e ao emitir um boleto bancário esse número é informado nos três primeiros dígitos da linha digitável do boleto.
Boa parte das fraudes de boletos começam por esse número, pois, o falsário normalmente altera essa numeração para direcionar os valores do boleto para uma conta de outro banco.
Sendo assim, o primeiro passo antes de pagar um boleto é verificar se o código do banco corresponde ao logotipo da instituição bancária que consta no boleto, para isso:
- Verifique o logotipo do banco que consta no boleto
- Em seguida verifique, os 3 primeiros dígitos que constam na linha digitável e confirme se estes correspondem ao código do banco.
Exemplo: O seu boleto é do Bradesco que possui o código 237 registrado junto a FEBRABAN, portanto, nos boletos do banco Bradesco a linha digitável precisa começar com 237. - Se o código apresentado na linha digitável for diferente do código do banco NÃO PAGUE este boleto e efetue contato com o emissor.
Exemplo: O seu boleto é do Santander e nele a linha digitável inicia com o código 237, que corresponde ao código do banco Bradesco.
Em caso de dúvidas sobre o código de cada banco, clique aqui e veja a lista completa da FEBRABAN
2º Dica: Confira se o cedente informado no boleto corresponde de fato a pessoa que está te enviando essa cobrança
Outra artimanha utilizada pelos falsários na fraude de boletos é a troca do cedente/beneficiário, ou seja, trocar a pessoa que irá receber os valores pagos através daquele boleto.
Em alguns casos a fraude está tão bem elaborada que é utilizado o mesmo banco, mesmo layout do boleto e alterado apenas os dados bancários do cedente/beneficiário. Neste caso, identificar o problema não será tão fácil como na "1º Dica" , porém, com um pouco mais de atenção é possível verificar essa divergência também .
Para conferir os dados do cedente/beneficiário você terá que:
- Pegar um boleto desta cobrança emitido em meses anteriores no qual você já realizou o pagamento e não ocorreu nenhum tipo de problema.
- Caso seja o primeiro boleto desta empresa que você irá pagar, sugerimos que efetue contato com a empresa e pegue os dados do cedente.
- Caso seja o primeiro boleto desta empresa que você irá pagar, sugerimos que efetue contato com a empresa e pegue os dados do cedente.
- Cada banco possui uma posição diferente para identificar o cedente dentro da linha digitável, no caso deste passo a passo, utilizaremos como exemplo o banco Itaú.
- Nos boletos do banco Itaú o beneficiário possui 6 dígitos e é identificado através da posição 23 conforme, consta em vermelho na imagem ao lado, desta forma, verifique se a numeração informada nesta parte do boleto está igual a que consta no boleto do mês anterior.
- Se o código apresentado na linha digitável for diferente do código apresentado no boleto do mês anterior NÃO PAGUE este boleto e efetue contato com o emissor.
Outras dicas de segurança
Também separamos outras dicas de segurança para você ficar ligado!
- Confira o campo "assunto" do email e verifique se segue o mesmo padrão dos emails anteriores.
- Confirme sempre o endereço do e-mail que te enviou o boleto e desconfie se for diferente daquele que você está acostumado a receber o boleto.
- Desconfie se o corpo do e-mail recebido encontra-se diferente dos que você costuma receber.
- Confirme sempre o nome do anexo, ou seja, o nome do arquivo que consta o boleto que você recebeu e desconfie se o desenho (layout) do boleto estiver diferente do boleto emitido em meses anteriores.
E lembre-se, em caso da menor desconfiança NÃO PAGUE o boleto e efetue contato com a empresa que emitiu o boleto para você!
O sistema possui configuração para proteger o boleto do condômino com senha, clique aqui para saber como habilitar esta opção.