Tudo que você precisa saber para identificar boletos fraudados


Autor do artigo: Geovane.sup.pack

O que é a fraude de boleto?


Atualmente é possível verificar um grande volume de fraudes envolvendo boletos bancários e os golpes estão cada vez mais sofisticados! Portanto, sem as devidas conferências a "Fraude do boleto" pode passar despercebida e você pode acabar pagando um boleto falsificado!

Imagine: Você realiza um pagamento por meio de boleto bancário, retira o comprovante de pagamento e fica tranquilo achando que está tudo certo com a conta, e, algum tempo depois, é cobrado novamente pelo valor que aparentemente você já pagou.

Quando você afirma ao credor que o pagamento foi feito, mostra o boleto e o comprovante,  acaba descobrindo que o boleto bancário foi adulterado, e o valor que saiu da sua conta, não entrou para a conta do credor, ou seja, foi desviado para uma conta de terceiros.

Uma baita dor de cabeça, né?!

Para te ajudar  a evitar esse tipo de golpe separamos algumas dicas para você! (sorriso)  Leia com muita atenção e fique atento aos detalhes para não cair neste tipo de desvio.











1ª Dica: Confira se o banco informado no boleto é o mesmo da linha digitável


Cada banco possui um código registrado junto a FEBRABAN e ao emitir um boleto bancário esse número é informado nos três primeiros dígitos da linha digitável do boleto.

Boa parte das fraudes de boletos começam por esse número, pois, o falsário normalmente altera essa numeração para direcionar os valores do boleto para uma conta de outro banco.

Sendo assim, o primeiro passo antes de pagar um boleto é verificar se o código do banco corresponde ao logotipo da instituição bancária que consta no boleto, para isso:

  1. Verifique o logotipo do banco que consta no boleto

  2. Em seguida verifique, os 3 primeiros dígitos que constam na linha digitável e confirme se estes correspondem ao código do banco.

    Exemplo: O seu boleto é do Bradesco que possui o código 237 registrado junto a FEBRABAN, portanto, nos boletos do banco Bradesco a linha digitável precisa começar com 237.


  3. Se o código apresentado na linha digitável for diferente do código do banco NÃO PAGUE este boleto e efetue contato com o emissor.

    Exemplo: 
    O seu boleto é do Santander e nele a linha digitável inicia com o código 237, que corresponde ao código do banco Bradesco. 

Em caso de dúvidas sobre o código de cada banco, clique aqui e veja a lista completa da FEBRABAN

2º Dica: Confira se o cedente informado no boleto corresponde de fato a pessoa que está te enviando essa cobrança


Outra artimanha utilizada pelos falsários na fraude de boletos é a troca do cedente/beneficiário, ou seja, trocar a pessoa que irá receber os valores pagos através daquele boleto.

Em alguns casos a fraude está tão bem elaborada que é utilizado o mesmo banco, mesmo layout do boleto e alterado apenas os dados bancários do cedente/beneficiário. Neste caso, identificar o problema não será tão fácil como na "1º Dica" , porém, com um pouco mais de atenção é possível verificar essa divergência também (sorriso).

Para conferir os dados do cedente/beneficiário você terá que:

  1.  Pegar um boleto desta cobrança emitido em meses anteriores no qual você já realizou o pagamento e não ocorreu nenhum tipo de problema. 
    1. Caso seja o primeiro boleto desta empresa que você irá pagar, sugerimos que efetue contato com a empresa e pegue os dados do cedente.

  2. Cada banco possui uma posição diferente para identificar o cedente dentro da linha digitável, no caso deste passo a passo, utilizaremos como exemplo o banco Itaú.

  3. Nos boletos do banco Itaú o beneficiário possui 6 dígitos e é identificado através da posição 23 conforme, consta em vermelho na imagem ao lado, desta forma, verifique se a numeração informada nesta parte do boleto está igual a que consta no boleto do mês anterior.

  4. Se o código apresentado na linha digitável for diferente do código apresentado no boleto do mês anterior NÃO PAGUE este boleto e efetue contato com o emissor.

BancoCódigo da FEBRABANNúmero do Cedente / Beneficiário

Exemplo
(Obs: Clique para ampliar a imagem)

Banco do Brasil001Possui 5 dígitos e fica na posição 25 da linha digitável

Conforme indicado em vermelho na imagem ao lado.


Santander033

Possui 7 dígitos e fica na posição 6 da linha digitável

Conforme indicado em vermelho na imagem ao lado.


Banrisul041

Possui 10 dígitos e fica na posição 7 da linha digitável

 

Conforme indicado em vermelho na imagem ao lado.


Caixa104

Possui 4 dígitos e fica na posição 6 da linha digitável

 

Conforme indicado em vermelho na imagem ao lado.


Bradesco237

Possui 7 dígitos e fica na posição 24 da linha digitável

 

Conforme indicado em vermelho na imagem ao lado.













Outras dicas de segurança


Também separamos outras dicas de segurança para você ficar ligado! 

  1.  Confira o campo "assunto" do email e verifique se segue o mesmo padrão dos emails anteriores.

  2. Confirme sempre o endereço do e-mail que te enviou o boleto e desconfie se for diferente daquele que você está acostumado a receber o boleto.

  3.  Desconfie se o corpo do e-mail recebido encontra-se diferente dos que você costuma receber.

  4. Confirme sempre o nome do anexo, ou seja, o nome do arquivo que consta o boleto que você recebeu e desconfie se o desenho (layout) do boleto estiver diferente do boleto emitido em meses anteriores.


E lembre-se, em caso da menor desconfiança NÃO PAGUE o boleto e efetue contato com a empresa que emitiu o boleto para você! (piscar o olho)


 O sistema possui configuração para proteger o boleto do condômino com senha, clique aqui para saber como habilitar esta opção.