Como configurar o banco
Através da conciliação bancária você poderá importar para o sistema extratos dos bancos, que estejam no formato OFX ou OFC, para que seja realizada uma comparação entre os extratos dos bancos e os movimentos lançados no sistema. Para efetuar as configurações necessárias para importação, siga o passo a passo:
- Acesse a Aba Contábil - Lançamentos Contábeis - Conciliação Bancária.
Acesse Arquivos - Tabelas - Bancos.
Selecione o banco para o qual será efetuada a Conciliação Bancária, clique duas vezes (ou clique sobre o ícone de edição) para abrir seu cadastro.
Informe o diretório onde serão alocados os arquivos referentes aos extratos bancários originados por esse banco e, clique em Gravar.
Para a importação, serão aceitos extratos bancários tanto em formato OFX como OFC.
Como configurar a conta bancária
- Acesse Arquivos - Tabelas - Configurações de Contas.
- Caso o sistema alerte sobre a necessidade de informar a qual condomínio a conta bancária pertence através da opção Vincular Condomínio, clique em Ok (caso queira, marque a opção não mostrar este aviso novamente).
- Clique em Novo para cadastrar uma conta bancária.
Na aba Básico, insira as seguintes informações:
Banco Informe a qual banco a conta bancária pertence. Saldo da Conta Bancária Informe o saldo da conta bancária no dia em que será iniciada a utilização desse módulo. Agência Informe a qual agência a conta bancária pertence. Número Conta Bancária e DAC Informe o número e o DAC da conta bancária. Data Inicial para Movimento Contábil Informe a data em que será iniciada a utilização desse módulo. Tipo de Arquivo Informe o tipo de arquivo gerado por esse banco, isso é, se é OFX ou OFC. - Na aba Integração Contábil, clique no ícone de adição e informe o Plano de Conta utilizado pelo condomínio.
- Selecione a conta contábil referente ao banco para fazer a Conciliação Bancária com a sua movimentação.
- Em Valor, informe qual o que será importado do extrato bancário para a Conciliação Bancária, com isso, marque a opção positivo para importar somente os valores de crédito, a opção negativo para importar somente os valores de débito e a opção ambos, para importar todas as movimentações, tanto débito como crédito e clique em Gravar, ao final.
- Ao final, grave a conta bancária.
- Agora, vincule a conta bancária ao condomínio e, para isso, clique sobre o último ícone, chamado Vincular Condomínio.
- Após, clique no botão de Edição e selecione o condomínio para o qual vincularemos a conta bancária e, em seguida, clique Gravar.