Após realizar a impressão da cobrança, é necessário dar baixa da mesma para assim contabilizar seu pagamento.
É possível realizar a baixa das seguintes formas:
Importação de Arquivo Retorno
Por meio da opção Importação de Arquivo Retorno é efetuada a baixa dos boletos a partir do arquivo retorno enviado pelo banco.
- Acesse a aba Cobranças e Contas a Pagar.
- Clique no botão Baixa de Cobrança / Importação de Arquivo Retorno.
Configure as opções de multa, juros, acréscimo e desconto.
Clique em Avançar.
Informe os campos demonstrados na tela, selecionando o layout do arquivo retorno, o modelo CNAB, o período, etc.
Ao selecionar a opção de múltiplos arquivos é necessário que no diretório informado existam apenas arquivos para o mesmo banco e modelo, com o risco de serem identificadas cobranças incorretas.
- Clique em Concluir.
Parcial
Por meio da opção Parcial é efetuada a baixa apenas de uma parte do valor de cada cobrança.
- Acesse a aba Cobranças e Contas a Pagar.
- Clique no botão Baixa de Cobrança / Parcial.
- Informe o Código da Unidade.
Selecione a cobrança que será baixada dando um duplo clique.
Os campos Nosso Número, Data Emissão e Data Vencimento serão preenchidos automaticamente, não é possível alterá-los.- No campo Valor Quitado informe o valor que será pago.
- Clique em Gravar.
Total
Por meio da opção Total é efetuada a baixa do valor total de uma cobrança.
- Acesse a aba Cobranças e Contas a Pagar.
- Clique no botão Baixa de Cobrança / Total.
- Informe o Código da Unidade.
Selecione a conta para qual será dada a baixa dando um duplo clique.
Os campos Nosso Número, Data Emissão e Data Vencimento serão preenchidos automaticamente, não é possível alterá-los.
- (Opcional) Preencha as informações de juros, multa, acréscimo e desconto.
- Clique em Gravar.
Por Acordo
Por meio da opção Acordo é efetuada a baixa por acordos com os inquilinos que estejam com dificuldade de pagamento ou estão dispostos a negociar as dívidas pendentes.
- Na tela principal do Condomínio, clique na aba Cobranças e Contas a Pagar.
- Clique em Baixa de Cobrança / Por Acordo, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Informe os campos:
- Selecione o condomínio e unidade.
- (Opcional) Informe o Indexador para cálculo de correção monetária.
- Informe se o vencimento será em dias corridos ou um dia fixo.
- Clique em Avançar para selecionar as cobranças que serão englobadas pelo acordo.
- Clique em Avançar para informar os campos referentes a desconto, acréscimo, parcelas, etc.
No campo Informe a conta disponível para lançamento do Acordo, informe uma conta do nível disponível na qual deverão ser efetuados os lançamentos provenientes da cobrança do acordo.
Caso não seja informada nenhuma conta, os lançamentos provenientes da baixa das parcelas do acordo serão lançados na conta Caixa estabelecida no Plano de Contas utilizado pelo condomínio.
Nota: Caso a opção Exibir somente estes disponíveis nas telas de movimentação do sistema esteja marcada na aba Disponíveis do Cadastro do Condomínio, este campo somente poderá ser preenchido com uma das contas disponíveis que estiverem listadas nesta aba, não podendo ser preenchido com outros disponíveis que estejam cadastrados no Plano de Contas vinculado ao Condomínio.
Clique em Avançar.
- (Opcional) Informe as testemunhas do acordo, preenchendo nome, RG e CPF.
- Clique em Visualizar Prévia para visualizar o acordo antes dele ser processado.
- Clique em Concluir.
- Confirme a baixa da cobrança.
- Clique em Gerar Cobrança para imprimir o documento do acordo.
- Clique em Concluir.