Ao acessar a opção Recebimentos, você será direcionado para a tela inicial do sistema, contendo os painéis de indicadores e gráficos referentes aos valores das vendas totais ou por empresa dentro do período selecionado.



Valor Total


  1. Clique no menu Vendas/ Recebimentos, no painel principal do Conciliare.
  2. Selecione uma empresa para apuração ou mantenha a opção Todas as empresas.
  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias.
  4. Consulte os indicadores referente aos valores apresentados.

    Indicador Descrição
    Valor líquido

    Representa o valor total de vendas deduzido do valor da taxa de convênio da administradora.

    Cálculo:

    Valor Pendente + Valor conciliado + Valor recebido = Valor líquido

    Valor Pendente Representa o total das vendas não identificadas pela administradora de cartão, as quais constam lançadas no sistema Bimer.
    Valor Conciliado Representam o total das vendas identificadas pelas administradoras, as quais constam lançadas no sistema Bimer. Sendo que esses valores ainda não foram depositados pela administradora.
    Valor Recebido Valor recebido ou já depositado por parte das administradoras para a empresa.
  5. Consulte os gráficos onde serão apresentados os percentuais totais das vendas (conciliadas, pendentes e recebidas) pela administradora através do gráfico de setores ou pizza e ainda as informações dos valores totais das vendas do primeiro gráfico e também do valor líquido no gráfico de linhas.  

    O resultado dos gráficos se flexibilizam de acordo com o período de emissão informado.

  6. (Opcional) Clique no símbolo  para salvar um dos gráficos.




Valor por Empresa


  1. Clique no menu Vendas/ Recebimentos, no painel principal do Conciliare.
  2. Selecione uma empresa para apuração ou mantenha a opção Todas as empresas.
  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias.
  4. Clique sobre um dos indicadores referente aos valores apresentados (valor líquido, pendente, conciliado ou recebido).
  5. Selecione um Tipo de valor para apuração.
  6. (Opcional) Utilize o filtro caso queira apurar um período de emissão diferente do que foi selecionado na tela inicial.
  7. Consulte os valores por empresa nas colunas apresentadas:

    Coluna Descrição
    Valor Bruto Valor total das vendas.
    Valor Líquido Valor total das vendas deduzindo o valor da taxa de convênio da administradora.
    Valor divergente Diferença do que foi depositado pela administradora em relação aos valores do título presente no sistema.
    Vencimento divergente Quantidade de títulos que estão com data de pagamento, realizados pela administradora, diferente em relação ao número de dias para recebimento presente na forma de pagamento vinculada ao título no sistema Bimer. Nesta quantidade estão incluídos também títulos com o status conciliado (sem pagamento realizado). Isso porque a administradora pode informar a previsão de pagamento quando ocorre a conciliação dos títulos, e esta previsão pode exceder a tolerância de dias configurada.
    Ticket médio Representa o valor bruto divido pela quantidade de títulos no período.
  8. Clique no botão Detalhes para exibir o detalhamento das vendas por título da empresa com base no Tipo de valor selecionado ( Ex.: Pendentes).
  9. (Opcional) Utilize os filtros por data de emissão e/ou o filtro exibir vendas caso queira apurar um período de emissão diferente do que foi selecionado na tela inicial e também apurar apenas vendas específicas.
  10. Consulte os valores da empresa selecionada nas colunas apresentadas:

    Coluna Descrição
    Nr. do título Número do título presente no Bimer.
    Adquirente/ Bandeira O NSU (Número Sequencial Único) é um código de retorno que a rede adquirente emite ao realizar uma venda com cartão e pode ser consultado no comprovante do cartão. Já o número de autorização identifica o número da autorização da transação da operação com cartão de crédito por parte da administradora. No PDV essas informações são preenchidas de maneira automática caso o cliente utilize TEF, porém, caso o cliente use POS, é necessário preenchê-las de forma manual para que a conciliação funcione corretamente. Essas informações podem ser consultadas no campo 'N° da Transação' dentro do título a receber.
    Valor de Venda Valor do título presente no Bimer.
    Taxa prevista A taxa inserida na forma de pagamento e consequente no título do Bimer.
    Valor líquido Valor do título subtraindo a taxa prevista da administradora.
    Taxa aplicada Taxa que a administradora de fato aplicou ao título.
    Valor recebido Valor que de fato a administradora depositou em relação ao título.
    Valor divergente Diferença do que foi depositado com o valor líquido do título.
    Data Venda Data da venda realizada no PDV, o que consta na data de emissão do título
    Data Vencimento Data em que o título vencerá de acordo com o campo 'Data de Vencimento Programado'.
    Status

    Identifica a situação do título.

    • Recebido: quando a administradora reconhece a venda emitida pela empresa e paga/deposita os valores registrados para ela.
    • Conciliado: títulos que a administradora registrou de acordo com a venda feita pela empresa, mas ainda não houve o depósito por parte da administradora.
    • Pendente de conciliação: aguardando o retorno da administradora sobre o reconhecimento desse título.

    Títulos na situação Pendente de conciliação permitem realizar a conciliação manual através do botão Conciliar. Ao clicar neste recurso é aberta uma tela onde é possível comparar as informações do título com dados obtidos da administradora de cartão que ainda não foram conciliados, permitindo cruzar informações e identificar a contra partida dos lançamentos, de acordo com as informações comuns em ambos.



Informações da tela de detalhamento por Empresa


  • Caso haja algum título cujo valor esteja divergente entre o Bimer e a administradora e/ou o intervalo entre as datas for maior que o número de dias configurado como aceitável, essa venda será considerada como divergente no Conciliare e o título será apresentado em  vermelho .
  • Conciliare utilizará como parâmetro para o intervalo de dias aceitável entre a data de vencimento original do título (data esperada pela empresa) e a data de pagamento informada pela administradora, a informação configurada de Número de dias de tolerância para divergência nas datas de vencimento. Caso essa diferença esteja dentro do intervalo configurado, o título será considerado uma divergência tolerável, sendo apresentado na cor bege . Caso o número de dias de diferença entre a data de pagamento esperada e a informada pela administradora for superior ao configurado, o título será marcado como divergente no Conciliare. 
  • As divergências serão apresentados com o símbolo junto ao indicador de valores da tela inicial.