Contabilidade
A contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela existe desde a pré-história, com uma evolução do pensamento contábil no século XV, quando surgiu o conceito de partida dobrada, ou seja, para cada débito haverá um crédito correspondente. Esta ciência auxilia as pessoas a controlarem seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações no patrimônio de uma empresa são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam decisões em relação aos fatos futuros.
O conhecimento sobre conceitos contábeis é fundamental para análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação; e coordenação e comunicação com outras áreas da empresa. É com base nestes conhecimentos que você usufrui dos recursos contidos no aplicativo Cobertura Contábil.
Estrutura Patrimonial e o Processo Contábil
Aqui, serão demonstradas algumas definições de termos que, constantemente, você verá no sistema Cobertura Contábil, dentro da abordagem da estrutura do patrimônio.
Patrimônio
Bens
Direitos
Obrigações
Patrimônio Líquido
Para conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa precisamos somar os bens com os direitos, e desse total subtraem-se as obrigações. O resultado obtido será o Patrimônio Líquido. Em alguns casos, o somatório dos bens mais os direitos superam o valor das obrigações. Nestes casos, o patrimônio líquido destas empresas é positivo, ou seja, há verdadeira riqueza, conforme exemplo abaixo. Noutros casos, porém, quando as obrigações superam os Bens e Direitos, o patrimônio líquido será negativo, não havendo riqueza.
Ativo | Passivo |
---|---|
Bens | Obrigações |
R$ 100.000,00 | R$ 90.000,00 |
Direitos | Patrimônio Líquido |
R$ 50.000.00 | R$ 60.000,00 |
Análise:
Patrimônio Líquido = (Bens + Direitos) - Obrigações
Patrimônio Líquido = (100.000,00 + 50.000.00) - 90.000,00
Patrimônio Líquido = R$ 60.000,00 (positivo)
Demonstração da Estrutura Patrimonial
Podemos representar a estrutura do patrimônio da seguinte forma:
ATIVO | PASSIVO |
---|---|
BENS | OBRIGAÇÕES |
Dinheiro | Empréstimos |
Estoque de mercadorias | Fornecedores |
Veículos | Financiamentos a pagar |
Imóveis | Encargos sociais a recolher |
Máquinas | Aluguéis a pagar |
Ferramentas | Títulos a pagar |
Móveis e utensílios | Promissórias a pagar |
Obras de Arte | Contas a pagar |
Marca e patentes | |
DIREITOS | Patrimônio Líquido |
Depósitos bancários | PL = (Bens + Direitos) - Obrigações |
Duplicatas a receber | |
Títulos a receber | |
Aluguéis a receber | |
Impostos a recuperar | |
Investimentos bancários | |
Total do Ativo (Bens + Direitos) = | Total Passivo |
A parte positiva do patrimônio, por convenção, será sempre demonstrada do lado esquerdo, e a parte negativa, do direito. Assim, os elementos positivos do patrimônio são chamados de Ativos e os elementos negativos de Passivos.
Na estrutura patrimonial, o lado esquerdo será igual ao direito; isso se deve ao fato de o patrimônio líquido ser a diferença entre bens e direitos menos as obrigações.
Dinâmica Patrimonial
Para se compreender a dinâmica patrimonial é necessário conhecer o Método de Partidas Dobradas. Este método é utilizado quando ocorre um fato contábil na empresa e este fato deve ser contabilizado. A operação envolverá duas ou mais contas, seguindo sempre o conceito de que:
Para cada débito existe um crédito, e para cada lançamento a crédito ocorrerá um lançamento a débito.
Ou seja, a cada fato contábil existente na entidade, um registro contábil ou lançamento envolvendo duas contas são efetuados. O patrimônio líquido se altera a cada registro de fatos modificativos do patrimônio. Estes fatos são aqueles em que se envolvem receitas, custos e despesas. Ao abordar o patrimônio líquido sob o mais antigo conceito, a teoria diz que "as receitas são consideradas como acréscimos de propriedade e as despesas, como decréscimos. Assim, o lucro líquido, diferença entre receitas e despesas, é adicionada diretamente ao proprietário".
Para melhor entender estas alterações no patrimônio líquido devemos considerar, além das despesas, os custos das vendas e impostos. Assim, cada registro de uma receita aumentará o lucro líquido e cada registro dos custos das vendas, impostos e despesas diminuirá o lucro líquido. Como o lucro líquido é de propriedade dos acionistas da empresa e será adicionado na estrutura patrimonial, a cada registro de um destes fatos o patrimônio vai se alterando para mais ou para menos.
Centros de Custo
Em linhas gerais, a contabilidade de custos pode ser definida como uma ramificação da ciência contábil, capaz de gerar informações que visam auxiliar as tomadas de decisões internas da empresa por meio do gerenciamento dos diversos custos identificáveis da companhia, ou seja, o centro de custo é uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio.
Plano de Contas
O Plano de Contas é o agrupamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de uma determinada empresa. Os fatos contábeis são registrados em contas que os caracterizam, portanto um "elenco" de contas é fundamental para sua estrutura. O plano de contas deve ser customizado para a empresa, para estar adequado dentro das necessidades da mesma; deve conter as contas que serão utilizadas no momento e que, posteriormente, serão necessárias em decorrência das operações que a empresa desenvolve ou venha a desenvolver.
Na prática, o Plano de Contas é numerado ou codificado de forma racional, o que facilita a contabilização por meio de processos mecânicos ou processos eletrônicos.
Informações necessárias para entender o plano de contas:
- Código: Numeração das contas para uso em sistemas informatizados;
- Descrição: Expressão que identifica o componente patrimonial;
- Nível:
1 Identificação dos Recursos;
2 Grupo de Contas;
3 Subgrupos de Contas;
4 Contas;
5 Subcontas.
Este nível pode continuar deixando cada vez mais analítico o detalhamento dos lançamentos. - Saldo: Identifica a característica do saldo de cada conta:
D: Saldo Devedor;
C: Saldo Credor;
D/C: Pode haver tanto saldo devedor, quanto credor.
Natureza de Lançamento
A Natureza de Lançamento é utilizada para classificar o tipo de movimento financeiro realizado em cada lançamento, ou seja, é uma forma de classificar os títulos de forma que, através desta natureza, seja possível um melhor controle do que foi pago e recebido pela empresa. Podendo ser uma despesa, custo, receita financeira, receita operacional e etc., sendo utilizadas diretamente no processo de integração contábil.
Natureza de Operação
A Natureza de Operação Fiscal é um código utilizado no Brasil para classificar legalmente os itens da Nota Fiscal em relação ao tipo de operação que está sendo realizada (origem, destino e uso das mercadorias).
Lançamentos de Provisão
As Provisões são obrigações com quantia e data de vencimento incerto. Já a contingência é uma uma obrigação que será confirmada através de um acontecimento posterior, e também as que serão classificadas como Passivos Derivados de Apropriação por Competência (Accruals). Desde 2009, as provisões para 13º salário e férias, Imposto de Renda e Contribuição Social são tratadas como Passivos Derivados de Apropriação por Competência (Accruals) que são passivos a pagar por bens ou serviços fornecidos ou recebidos, mas que não tenham sido pagos, faturados ou formalmente acordados com o fornecedor, incluindo valores devidos aos empregados (por exemplo, valores relacionados de férias). Embora algumas vezes seja necessário estimar o valor ou prazo desses passivos, a incerteza é geralmente muito menor do que as provisões.
Conta Transitória
As Contas Transitórias são usadas para compensar lançamentos de reconciliação em contabilidade financeira. Se tiverem sido feitas alocações interempresarias, válidas para várias áreas funcionais ou válidas para várias divisões, serão necessárias contas diferentes.
Em prática, existem contadores que, por opção, preferem que no momento da baixa de um título o lançamento dessa baixa (seja esta do Contas a Receber ou do Contas a Pagar) não seja contabilizado diretamente na conta bancária. Isso ocorre geralmente quando a empresa deseja aguardar que o valor pago tenha sido compensado no banco (um cheque por exemplo) para transferir aquele saldo para a conta contábil referente ao banco. No módulo Cobertura, este lançamento é realizado em uma conta chamada de "Conta transitória". Depois de realizada a conciliação daquele movimento no disponível (FinDisponível.exe) é feita a transferência da conta transitória para a conta do banco (conta movimento).
Fonte: MACHADO, VÂNIA DE ALMEIDA SILVA. Contabilidade aplicada à administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. 192p.