Na inclusão de títulos a receber serão vinculadas uma conta contábil  padrão para inclusão de títulos a receber e também  uma conta contábil específica para  cada uma das naturezas de lançamento. Caso a natureza utilizada na inclusão de um título no Contas a Receber não esteja configurada neste ponto, o sistema utilizará a conta contábil padrão.
Além do vínculo das contas contábeis que serão utilizadas para cada natureza de lançamento, dentro destes, é possível vincular também contas específicas para cada representante da natureza. Quando não existir conta específica para o representante, o sistema irá utilizar na contabilização dos títulos a conta padrão da natureza de lançamento.


Novo Lançamento


  1. Acesse a aba Cobertura, no Cobertura Contábil.
  2. Clique no ícone , ao lado do nome da empresa, para expandir as opções de integração contábil.
  3. Clique no ícone  para expandir a hierarquia do Financeiro.
  4. Clique no ícone  para expandir as opções do Contas a receber.
  5. Clique com o botão direito do mouse sobre a Inclusão de títulos.
  6. (Opcional)  Clique na opção Edita Cobertura para informar uma conta contábil padrão para todos os lançamentos de inclusão de títulos a receber. Essa conta será utilizada em todos os lançamentos que não possuírem uma conta específica para a natureza de lançamento. Posteriormente, caso necessário, basta clicar em Exclui Cobertura e apagar este registro.
  7. Clique em Insere nova natureza de lançamento.

  8. Informe os dados necessários no cadastro, incluindo os campos:

    Campo Descrição
    Natureza de lançamento

    A Natureza de Lançamento a ser utilizada no Contas a receber , no cadastro de títulos. Através desta informação será gerada a provisão de pagamentos.


    (Tipo de cobrança
    para títulos descontados
    )


    O tipo de cobrança utilizado na criação de títulos a receber com tipo de cobrança descontada. Ao gerar lançamentos contábeis de provisão referentes a este título, o sistema gera um lançamento com o valor total do título, um lançamento com o valor que foi antecipado pelo banco e um terceiro lançamento com o valor descontado. 

    Para o sucesso desta rotina a configuração Contabilizar na geração de lançamentos contábeis do Contas a Receber títulos com tipo de cobrança descontado deverá estar marcada no Cobertura contábil em Cadastros e configurações/ Opções/ Complementar.

    Conta A conta contábil que será utilizada ao gerar os lançamentos contábeis com esta natureza.
    Conta de renegociação (não gera nova receita)

    Esta conta será recuperada no lugar da conta principal da natureza de lançamento ao gerar lançamentos contábeis do Financeiro, no momento da contabilização de provisões de títulos a receber renegociados. Caso está informação fique vazia, o sistema irá utilizar a conta principal da natureza

    Multa a apropriar (ativo)

    A conta contábil de Multa a apropriar em casos de venda à prazo, cujos os valores decorrentes do ajuste no valor presente serão registrados a crédito em conta de multa a apropriar. Esta opção é apresentada apenas na inclusão de lançamentos de Multa.

    Juros a apropriar (ativo)

    A conta contábil de Juros a apropriar em casos de venda a prazo cujos os valores decorrentes do ajuste no valor presente serão registrados a crédito em conta de juros a apropriar. Esta opção é apresentada apenas na inclusão de lançamentos de Juros.

    Histórico padrão O histórico padrão que será utilizado ao gerar os lançamentos contábeis com esta natureza.
    Variáveis O aplicativo possibilita que, além do histórico padrão, sejam acrescentadas algumas variáveis para complementar o histórico, tais como: <EMPRESA>, <EMISSAO>, <VENCIMENTO>, etc.
    Trabalha com provisão

    • Marcada: indica que a natureza de lançamento cadastrada trata-se de uma Provisão, ou seja, seus lançamentos serão utilizados para uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência.
    • Desmarcada: indica que a natureza de lançamento cadastrada trata-se de uma Previsão, ou seja, seus lançamentos serão utilizados para a elaboração de orçamentos, onde os valores são projetados. Na previsão não temos certeza do acontecimento e tampouco do valor.

    Aba Descrição
    Centro de Custo

    Marque a opção Utiliza centro de custo caso a empresa trabalhe com o controle financeiro por centros de custo e selecione em Forma de obtenção dos centros de custo uma das seguintes opções:

    Opção Descrição
    Entrada Manual Não haverá obrigatoriedade de preenchimento do Centro de Custo, possibilitando criar um movimento (título a receber, a pagar ou nota fiscal) no sistema em que será possível preencher esta informação, porém sem torná-la obrigatória.
    Centros de custos vinculados à conta Ao realizar um cadastro no sistema (título a receber, a pagar ou nota fiscal), o sistema irá sugerir, caso haja, o centro de custo vinculado a conta contábil da natureza. Pode ou não ser obrigatório de acordo com as configurações da conta contábil.
    Entrada Manual (Obrigatória) Sempre que um lançamento for realizado com esta natureza de lançamento, será obrigatório o preenchimento do Centro de custo.

    Importante:

    Para que a rotina de Centros de custos vinculados a conta funcione corretamente, é primordial que os centros de custos estejam previamente vinculados a conta contábil no Cobertura Contábil, em Cadastros e configurações / Contas / Aba Centro de Custo.

    Forma de Pagamento Informe quais as formas de pagamento que não geram lançamentos de apropriação para a natureza de lançamento selecionada.
  9. Ainda no item de Inclusão de títulos a receber, vincule também as contas contábeis para multas, juros, descontos e também os impostos. Esses lançamentos serão realizados quando na inclusão do título a receber tiver sido informado (ou herdado de uma renegociação, no caso de juros, multa e desconto) o desmembramento de valores com suas respectivas naturezas de lançamento e eventos de baixa. 

    Ao contabilizar um título a receber gerado pela rotina de renegociação, nenhum lançamento de imposto será contabilizado, consequentemente, o valor do lançamento de provisão do novo título será gerado com o valor líquido do título, ou seja, abatendo os valores dos impostos. Isso porque, caso o sistema esteja configurado para que os impostos sejam contabilizados na provisão, os mesmos já foram contabilizados no título original, e, caso o sistema esteja configurado para que os impostos sejam contabilizados na baixa, eles serão gerados na última baixa do título.

  10. Clique em Ok.



Opções do Lançamento


Depois de cadastrado o vínculo da natureza x conta contábilconforme instruído acima, caso seja necessário realizar alguma alteração, basta localizar a natureza e realizar as devidas mudanças. 



  1. Acesse a aba Cobertura, no Cobertura Contábil.
  2. Clique no ícone , ao lado do nome da empresa, para expandir as opções de integração contábil.
  3. Clique no ícone  para expandir a hierarquia do Financeiro.
  4. Clique no ícone  para expandir as opções do Contas a receber.
  5. Clique no ícone  para expandir as opções da Inclusão de Títulos.
  6. Clique com o botão direito do mouse sobre o lançamento e escolha uma ação:

    Campo Descrição
    Insere novo representante

    Todas as naturezas de lançamento configuradas no campo Inclusão de títulos que possuem um representante configurado neste campo, darão prioridade à conta do representante no momento de gerar os lançamentos contábeis de provisão, ao invés de utilizar a conta contábil da natureza.

    Edita cobertura Corrige ou altera determinada informação configurada anteriormente.
    Exclui cobertura

    Possibilita que uma natureza de lançamento, ainda não utilizada na integração, seja removida da cobertura contábil.

    Ao excluir este lançamento, a natureza de lançamento não será excluída do sistema, apenas do Cobertura Contábil, de maneira que a mesma pode ser reconfigurada a qualquer momento.

    Desabilita integração contábil  Possibilita que as movimentações realizadas com esta natureza de lançamento não gerem lançamentos contábeis, até que a integração seja ativada novamente. Marcando esta opção, a descrição do campo é alterada para "Habilita integração contábil".
    Sem lançamento de provisão Faz com que as movimentações realizadas com esta natureza de lançamento não gerem lançamentos contábeis de provisão, gerando apenas lançamentos de baixa.  Marcando esta opção, a descrição do campo é alterada para "Com lançamento de Provisão".
  7. Clique em Ok.



Opções do Representante


  1. No campo Cobertura, clique no ícone , ao lado do nome da empresa, para expandir as opções de integração contábil.
  2. Clique no ícone  para expandir a hierarquia do Financeiro.
  3. Clique no ícone  para expandir as opções do Contas a receber.
  4. Clique no ícone  para expandir as opções da Inclusão de Títulos.
  5. Clique no ícone  para expandir uma das categorias de Inclusão de Títulos.
  6. Clique com o botão direito do mouse sobre o representante e escolha uma ação: 
Campo Descrição
Edita cobertura Corrige ou altera determinada informação configurada anteriormente.
Exclui cobertura

Possibilita que um tipo de movimento de cobrança ainda não utilizada na integração seja removida da Cobertura Contábil.

Ao excluir este lançamento, representante, grupo de produto ou produto não será excluído do sistema, apenas do Cobertura Contábil, de maneira que podem ser reconfigurados a qualquer momento.

  7. Clique em Ok.