Na exclusão de títulos a pagar serão vinculadas uma conta contábil padrão para exclusão de títulos a Pagar e também uma conta contábil específica para cada uma das naturezas de lançamento. Caso a natureza pertencente a um título excluído no Contas a Pagar não esteja configurada neste ponto, o sistema utilizará a conta contábil padrão.



Novo Lançamento


  1. Acesse a aba Cobertura, no Cobertura Contábil.
  2. Clique no ícone , ao lado do nome da empresa, para expandir as opções de integração contábil.
  3. Clique no ícone  para expandir a hierarquia do Financeiro.
  4. Clique no ícone  para expandir as opções do Contas a pagar.
  5. Clique com o botão direito do mouse sobre a Exclusão de títulos.
  6. (Opcional) Clique na opção Edita Cobertura para informar uma conta contábil padrão para todos os lançamentos de exclusão de títulos a Pagar. Essa conta será utilizada em todos os lançamentos que não possuírem uma conta específica para a natureza de lançamento. Posteriormente, caso necessário, basta clicar em Exclui Cobertura e apagar este registro.

  7. Clique em Insere nova natureza de lançamento.

  8. Informe os dados necessários no cadastro, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Natureza de Lançamento A Natureza de Lançamento a ser utilizada no Contas a pagar, no cadastro de títulos. Através desta informação será gerada a provisão de pagamentos.
    Conta A conta contábil que será utilizada ao gerar os lançamentos contábeis com esta natureza.
    Histórico padrão O histórico padrão que será utilizado ao gerar os lançamentos contábeis com esta natureza.
    VariáveisO aplicativo possibilita que, além do histórico padrão, sejam acrescentadas algumas variáveis para complementar o histórico, tais como: <EMPRESA>, <EMISSAO>, <VENCIMENTO>, etc.
    AbaDescrição
    Centro de Custo

    Marque a opção Utiliza centro de custo caso a empresa trabalhe com o controle financeiro por centros de custo e selecione em Forma de obtenção dos centros de custo uma das seguintes opções:

    OpçãoDescrição
    Entrada ManualNão haverá obrigatoriedade de preenchimento do Centro de Custo, possibilitando criar um movimento (título a receber, a pagar ou nota fiscal) no sistema em que será possível preencher esta informação, porém sem torná-la obrigatória.
    Centros de custos vinculados à contaAo realizar um cadastro no sistema (título a receber, a pagar ou nota fiscal), o sistema irá sugerir, caso haja, o centro de custo vinculado a conta contábil da natureza. Pode ou não ser obrigatório de acordo com as configurações da conta contábil.
    Entrada Manual (Obrigatória)Sempre que um lançamento for realizado com esta natureza de lançamento, será obrigatório o preenchimento do Centro de custo.

    Importante:

    Para que a rotina de Centros de custos vinculados a conta funcione corretamente, é primordial que os centros de custos estejam previamente vinculados a conta contábil no Cobertura Contábil, em Cadastros e configurações / Contas / Aba Centro de Custo.

  9. Clique em Ok.




Opções do Lançamento


Depois de cadastrado o vínculo da natureza x conta contábil, conforme instruído acima, caso seja necessário realizar alguma alteração, basta localizar a natureza e realizar as devidas mudanças. 


  1. Acesse a aba Cobertura, no Cobertura Contábil.
  2. Clique no ícone , ao lado do nome da empresa, para expandir as opções de integração contábil.
  3. Clique no ícone  para expandir a hierarquia do Financeiro.
  4. Clique no ícone  para expandir as opções do Contas a pagar.
  5. Clique no ícone  para expandir as opções da Exclusão de Títulos.
  6. Clique com o botão direito do mouse sobre o lançamento e escolha uma ação:

    CampoDescrição
    Edita Cobertura

    Corrige ou altera determinada informação configurada anteriormente.

    Exclui Cobertura
     

    Possibilita que uma natureza de lançamento, ainda não utilizada na integração, seja removida da cobertura contábil.

    Ao excluir este lançamento, a natureza de lançamento não será excluída do sistema, apenas do Cobertura Contábil, de maneira que a mesma pode ser reconfigurada a qualquer momento.

  7. Clique em Ok.