Após cadastrar as empresas no Pack PDH e importar esses dados para o Cobertura Contábil, será exibida essa empresa no Bimer. Com isso, faz necessário realizar o vínculo dessa empresa com o plano de contas, além de configurar se a empresa trabalhará ou não com controle de centros de custos e, caso positivo, qual será o plano de centro de custos utilizado por essa empresa.

Editar Empresa


  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Empresas, no Cobertura Contábil. 
  2. Selecione a Empresa importada do sistema Contábil.

  3. Clique em Editar.
  4. Complete com os dados necessários da empresa nos seguintes campos:

    CampoDescrição
    Plano de contasInforme o Plano de Conta que deve ser utilizado para esta empresa.
    Dt. fechamento contábil

    Determine uma data de fechamento contábil para empresa. Ao definir uma data, o sistema não permite que lançamentos retroativos a esta data sejam realizados.

    Caso não tenha sido cadastrada uma data de fechamento contábil nas configurações da empresa no Bimer localizado no Configurador Bimer em Geral / Empresas / aba Cadastro / Complementar, este campo aparecerá em branco, possibilitando a sua edição. Caso seja estabelecida uma data no cadastro de empresa no Configurador Bimer, esta será informada automaticamente, podendo ser alterada.

    Código da empresa no WContInforme o código referente a esta mesma empresa no sistema contábil (WCont).
    Trabalha com centro de custosMarque esta opção quando a empresa trabalhar com Centros de Custo. Ao marcá-la, será habilitado o campo Plano de centro de custos, possibilitando selecionar qual será o plano de centros de custo a ser utilizado para as movimentações contábeis desta empresa.
    Trabalha com SPED contábilMarque esta opção caso a empresa possua obrigatoriedade de geração do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. O SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.

     

  5. Clique em OK.

 

Localizar Empresa


  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Empresas, no Cobertura Contábil. 
  2. Clique em Localizar.
  3. Escolha o Campo a ser localizado.

  4. Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a empresa.
  7. Clique em Ok.

 

Imprimir Empresas


Permite imprimir todas as empresas cadastradas nesta rotina.

  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Empresas, no Cobertura Contábil. 
  2. Localize a Empresa.
  3. Clique em Imprimir.


Visualizar Empresas


Permite visualizar um relatório de todas as empresas cadastradas nesta rotina.

  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Empresas, no Cobertura Contábil. 
  2. Localize a Empresa.
  3. Clique em Visualizar.

    Dica:

    Maximize a tela para melhor exibição do relatório.

Importar Dados do WCont



Após realizada a leitura de dados para a escrita fiscal e conferidos os registros resultantes desta leitura, as informações estão prontas para serem atualizadas com os dados do Pack Contábil Alterdata. Caso trabalhe com integração Alterdata, as tabelas devem ser cadastradas previamente no Pack PHD e, em seguida, importada para o Cobertura Contábil. Isto porque, caso sejam cadastradas diretamente no Cobertura Contábil, não haverá envio de qualquer uma dessas informações para o Contábil, e ao realizar uma importação de dados posteriormente, existem opções na tela de importação que poderão remover registros que não existem no Contábil. Os cadastros e modificações realizados no PHD serão inseridos, alterados ou excluídos do Cobertura Contábil conforme as opções selecionadas no momento da importação.

Importante:

Caso o Contábil não esteja instalado na mesma empresa em que está instalado o Bimer, as tabelas devem ser cadastradas diretamente no Cobertura Contábil, seguindo o mesmo padrão de sua contabilidade, e sua integração será feita via arquivo .txt. É importante lembrar que primeiro deve ser feito o cadastro de planos de contas para depois realizar o cadastro das contas.


  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Empresas, no Cobertura Contábil. 
  2. Clique em Importação WCont.
  3. Marque suas preferências com relação à atualização da tabela de Empresa do Contábil para a base de dados do Bimer:

    CampoDescrição
    Inserir os registros novosCom esta opção marcada, o sistema importará somente os cadastros realizados no PHD e que ainda não foram importados para o Cobertura Contábil.
    Altera os registros existentesCom esta opção marcada, caso algum cadastro seja alterado no PHD, esta informação será atualizada no Cobertura Contábil.
    Altera o nome da empresaCom esta opção marcada, caso o nome da empresa for diferente no PHD, esta informação será atualizada no Cobertura Contábil.
  4. Clique em Atualizar.
  5. Aguarde a importação e ao final, clique em OK.