O cadastro das Contas permite organizar os lançamentos contábeis da empresa. Para cadastrar uma Conta, você deve ter um Plano de Contas cadastrado no sistema, para então vincular novas contas a ele.

Caso utilize o módulo Cobertura Contábil integrado diretamente ao sistema de contabilidade da Alterdata, esse cadastro deve ser realizado no sistema de contabilidade, e importado para Cobertura Contábil.


Cadastrar Conta Contábil


  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Contas, no Cobertura Contábil.
  2. Selecione o Plano de contas.
  3. Clique em Novo.
  4. Na aba Principal, informe:

    CampoDescrição
    Chamada

    Informe o código de chamada interno no sistema de contabilidade.

    Chamada externa

    Informe o código utilizado para se referir à conta em outro plano, caso queira exportar o Plano de Contas.
    Classificação interna

    Informe o código de classificação que irá determinar o posicionamento da conta no plano de contas. Descreva o código do primeiro dígito, que determinará em qual nível a conta será incluída no plano, em seguida, o grupo, o subgrupo e o código da conta.

    Não é recomendável cadastrar um código com final igual a zero.

    Classificação externa

    Informe o código de classificação que será utilizado para se referir à conta em outro plano, caso queira exportar o Plano de Contas. Esta classificação deve ser preenchida caso a conta tenha um segundo código de classificação, por ser oriundo de um plano diferente dos que são usados pela empresa.

    Ao realizar a importação e exportação de Lançamentos Temporários no Cobertura Contábil, essa classificação externa irá unificar lançamentos contábeis efetuados em unidades (empresas) com plano de contas distintos, ou uma única empresa (matriz) com um plano de contas diferente do das suas filiais. Além disso, ele pode ser usado no recurso de Integração Cliente x Contador.

    Descrição da contaDescreva um nome para identificação da conta contábil.
    Taxa de depreciaçãoInforme a taxa de depreciação que será vinculada a esta conta. Esta taxa pode ser sugerida pelo sistema Ativo Alterdata como a porcentagem de depreciação ou amortização anual dos bens vinculados à conta.
    Tipo de conta
    • Analítica: Marque esta opção para as contas que receberão lançamentos contábeis. 
    • Sintética: Marque esta opção para as contas título, que não receberão lançamentos contábeis e irão agrupar outras contas.
    Periodicidade
    • Mensal: Marque esta opção para as contas que receberão lançamentos contábeis. 
    • Indefinida: Marque esta opção para as contas título, que não receberão lançamentos contábeis e irão agrupar outras contas.

    Essa opção serve somente apenas como sinalização, para consulta, ou seja, caso a frequência do lançamento difira da informada aqui, nenhum aviso ou impedimento acontecerá.

    OrigemInforme se a conta será Devedora ou Credora. Caso a conta não tenha origem definida, podendo ser credora ou devedora, marque o campo Indefinida.
    Trabalha com subconta

    Marque esta opção para habilitar o campo Subconta e informar uma Subconta analítica de uma Conta. Antes de habilitar essa configuração, verifique se esta classificação possui contas analíticas, ou seja, que recebem lançamentos contábeis, de maneira que não apresente nenhum problema na estruturação do plano de contas.


    Este campo é habilitado somente se no cadastro do plano de contas, a opção Plano de contas trabalha com subcontas estiver marcada.

  5. Clique na aba Centros de Custo e preencha os campos:

    CampoDescrição
    Plano de centro de custoInforme a classificação da conta sintética que representa cada um dos níveis ativo, passivo, receita, despesa, custo e disponível. O Plano de contas indica para o sistema qual grupo de contas, no plano de contas, corresponde a um determinado nível.
    Template - Centro de custo

    Adicione um template de centro de custo a ser vinculado ao plano de centro de custo. Caso a natureza de lançamento esteja configurada com entrada manual de centro de custo, será verificado pelo sistema se o plano de centro de custo vinculado à empresa do título, movimento ou qualquer outra entidade, possui templates de centro de custo cadastrado. Caso possua, será apresentado o botão de template, permitindo ao usuário selecionar um template cadastrado.

    Pelo menos 1 (um) template deve ser marcado como principal.

    Obrigatoriedade de preenchimento de centro de custoMarque esta opção para que o sistema obrigue o preenchimento do centro de custo ao utilizar a conta contábil cadastrada.
  6. Clique em Ok.


Localizar Conta Contábil


  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Contas, no Cobertura Contábil.
  2. Clique em Localizar.
  3. Escolha o Campo a ser localizado.

  4. Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a conta.
  7. Clique em Ok

    Dica:

    No menu do cadastro de contas, ao clicar em Nível anterior ou Nível posterior o sistema realiza uma busca dos níveis conforme a sua classificação.


Editar Conta 


  1. Acesse o menu Cadastros e configuraçõesContas, no Cobertura Contábil.
  2. Localize a Conta.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere os campos necessários. 

  5. Clique em Ok.


Excluir Conta Contábil


A alteração ou exclusão de contas que contenham lançamentos podem gerar diferenças de saldos e resultados. Excluindo-se contas no Cobertura Contábil, deve-se excluí-las também no sistema contábil Alterdata, pois numa próxima importação de dados, a conta será recadastrada.

  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Contas, no Cobertura Contábil.
  2. Localize a Conta.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.


Imprimir Conta Contábil


Permite imprimir todos os planos de contas cadastradas nesta rotina.

  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Contas, no Cobertura Contábil.
  2. Localize a Conta.
  3. Clique em Imprimir.
  4. Clique em Ok.


Visualizar Conta Contábil


Permite visualizar um relatório de todos os planos de contas cadastradas nesta rotina. 

  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Contas, no Cobertura Contábil.
  2. Localize a Conta.
  3. Clique em Visualizar.
  4. Clique em Ok

    Dica:

    Maximize a tela para melhor exibição do relatório.

Importar Dados do WCont


Após realizada a leitura de dados para a escrita fiscal e conferidos os registros resultantes desta leitura, as informações estão prontas para serem atualizadas com os dados do Pack Contábil Alterdata. Caso trabalhe com integração Alterdata, as tabelas devem ser cadastradas previamente no Pack PHD e, em seguida, importada para o Cobertura Contábil. Isto porque, caso sejam cadastradas diretamente no Cobertura Contábil, não haverá envio de qualquer uma dessas informações para o Contábil, e ao realizar uma importação de dados posteriormente, existem opções na tela de importação que poderão remover registros que não existem no Contábil. Os cadastros e modificações realizados no PHD serão inseridos, alterados ou excluídos do Cobertura Contábil conforme as opções selecionadas no momento da importação.

Importante:

Caso o Contábil não esteja instalado na mesma empresa em que está instalado o Bimer, as tabelas devem ser cadastradas diretamente no Cobertura Contábil, seguindo o mesmo padrão de sua contabilidade, e sua integração será feita via arquivo .txt. É importante lembrar que primeiro deve ser feito o cadastro de planos de contas para depois realizar o cadastro das contas.


  1. Acesse o menu Cadastros e configurações/ Contas, no Cobertura Contábil.
  2. Clique em Importação WCont.
  3. Marque suas preferências com relação à atualização da tabela de Contas do Contábil para a base de dados do Bimer:

    CampoDescrição
    Inserir os registros novosCom esta opção marcada, o sistema importará somente os cadastros realizados no PHD e que ainda não foram importados para o Cobertura Contábil.
    Altera os registros existentesCom esta opção marcada, caso algum cadastro seja alterado no PHD, esta informação será atualizada no Cobertura Contábil.
    Exclui os registros que não existem mais no WCont
    Com esta opção marcada, o sistema apagará todos os cadastros realizados diretamente no Cobertura contábil e que não foram importados do PHD, exceto as informações contidas na tabela de Empresas.
  4. Clique em Atualizar.
  5. Aguarde a importação e ao final, clique em OK.