Com o aplicativo Contas a receber é possível enviar e-mail de Termo de Quitação de Débitos para todos os clientes (por empresa) que não tiverem nenhum título em aberto com vencimento até 31 de dezembro do ano anterior. Esta declaração permite ainda que o consumidor substitua os comprovantes de quitação por um único documento que comprove sua adimplência e facilita o exercício da sua defesa em caso de cobrança indevida.

O envio do Termo de Quitação Débito é uma rotina obrigatória e sancionada por lei, onde a mesma obriga pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados a emitir e a encaminhar ao consumidor a declaração de quitação anual de débitos.

 Clientes não recebem e-mail de termo de quitação somente nas seguintes situações: 

  • Não possui título(s) com vencimento de janeiro a dezembro do ano anterior baixados com numerário;

  • Possui título(s) em aberto com vencimento de janeiro a dezembro do ano anterior;

  • Possui cheque(s) com vencimento de janeiro a dezembro do ano anterior aguardando conciliação;

  • Não possui e-mail cadastrado;

  • Possui característica(s) configurada(s) para não receber e-mail no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Termo de Quitação de Débito.



  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Termo de Quitação de Débito.
  2. Informe os campos: 

    CampoDescrição
    Característica da pessoa que não receberá e-mail de termo de quitação de débito

    Selecione uma característica para que o e-mail de termo de quitação de débito não seja enviado para clientes que possuem ela configurada.

    Caso seja necessário, o envio individual poderá ser feito através do aplicativo CRM - Administrador de Relacionamentos / Contas a receber / Termo de quitação.

    Layout padrão para envio de e-mail de termo de quitação de débitoSelecione o layout utilizado no e-mail de termo de quitação de débito.
  3. Adicione o Layout para envio de e-mail de termo de quitação de débito por empresa.
  4. Clique em Gravar.