Através dessa rotina será possível cadastrar registros que serão utilizados na montagem de layout de arquivo remessa e retorno. Esses registros irão conter as posições e variáveis utilizadas como referência para montagem do arquivo.

Cadastrar Registro


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno / Criação de registros.
  2. Clique em Novo.
  3. Selecione o banco onde será cadastrado o registro para layout de arquivo.

  4. Cadastre o registro nos quadros apresentados, incluindo os campos:

    a. Clique no botão para cadastrar o Layout:

    CampoDescrição
    CódigoInforme o código do registro gerado automaticamente pelo sistema.
    Tipo de registro

    Selecione o registro que irá compor o layout do Arquivo Remessa.

    • Header de Arquivo: Cabeçalho do arquivo.
    • Header de Lote: Cabeçalhos do lote (os lotes são subdivisões do arquivo).
    • Detail: Dependendo do segmento pode haver mais de um Detail (detalhes) para cada Header de lote.
    • Trailer de Lote: Rodapé do lote.
    • Trailer de arquivo: Rodapé do arquivo.
    Finalidade

    Selecione a finalidade do layout:

    • Cobrança: a remessa enviada ao banco quando se utiliza carteira com registro para ser realizada a cobrança de clientes.
    • Liquidação: é utilizada para a liquidação (pagamento) de títulos no banco.
    • Cobrança retorno: retorno enviado pelo banco com os títulos pagos pelos clientes.
    • Liquidação retorno: retorno enviado pelo banco confirmando o pagamento ou não dos títulos. 
    ObservaçãoInforme uma descrição para facilitar a localização do registro.


    b. Clique em Ok.

    Dica:

    Caso queira replicar o layout criado para ser copiado para outro Banco ou até mesmo imprimir, selecione-o e utilize as opções presentes no quadro Layout, ao lado do título.

    a. Selecione o Layout.
    b. Cadastre a variável para compor o Layout selecionado:

    CampoDescrição
    De / AtéInforme a posição do campo no arquivo.
    Variável (fixa)

    Esse campo é utilizado quando o conteúdo do campo varia, sendo necessário informar qual variável o sistema utilizará para o preenchimento. Para o número do título, por exemplo, que muda a cada título criado no sistema, será informada a variável NrTítulo.

    • ID_TITULO, NR_TITULO, NR_TITULO_BANCO: essas variáveis poderão ser utilizadas para o retorno de cobrança, para o sistema identificar os títulos no Arquivo Retorno e saiba qual será ou não baixado. Poderão ser utilizadas as variáveis ID_TITULO e NR_TITULO ou somente a variável NR_TITULO_BANCO.
    • DT_PAGAMENTO: esta variável permite informar a data de pagamento nos títulos do contas a pagar. Com essa informação, é possível a realização dos filtros dos títulos na hora da geração arquivo remessa, podendo também ser substituída pela configuração Substituir as datas de pagamento no remessa, presente nas opções da geração do arquivo remessa.
    • VL_TITULO, VL_PAGAMENTO: essas variáveis serão utilizadas para definir qual será o valor de baixa do título. Na montagem do layout é possível definir se a baixa será feita por valor do título ou o valor do pagamento. Só é necessário criar uma das duas variáveis.
    • DT_VENCIMENTO, DT_PAGAMENTO: essas variáveis serão utilizadas para determinar qual data será utilizada para a baixa do título. Só é necessário criar uma das duas variáveis.
    • NR_CONVENIO_LIQUIDACAO: esta variável será utilizada para o envio de remessas de pagamento, disponível para os registros com a finalidade 'LIQUIDAÇÃO'.
    • NM_SACADOR_AVALISTA_FAVORECIDO: esta variável será preenchida com o nome do sacador avalista do título, porém caso o título não tenha sacador avalista informado, será preenchida com o nome do favorecido, sendo a pessoa do título.
    • TP_INS_SAC_AVALISTA_FAVORECIDO: esta variável será preenchida com o tipo de inscrição (1 para CPF e 2 para CNPJ) do sacador avalista do título, porém caso o título não tenha sacador avalista informado, será preenchida com o nome do favorecido, sendo a pessoa do título. 
    • NR_INS_SAC_AVALISTA_FAVORECIDO: esta variável será preenchida com o número de inscrição (CPF/CNPJ) do sacador avalista do título, porém caso o título não tenha sacador avalista informado, será preenchida com o nome do favorecido, sendo a pessoa do título. 

    (informação) Além das variáveis citadas neste exemplo, é importante serem informadas as variáveis que identificam: o banco, o tipo de registro, os códigos de ocorrências e motivos.

    Tipo

    Determine como a informação será gerada no Arquivo Remessa.

    • A - Alfanumérica: Pode conter letras e números. O conteúdo fica alinhado à esquerda, com espaços em branco à direita nas posições não utilizadas.
    • N - Numérica: Pode conter apenas números. O conteúdo fica alinhado à direita com zeros à esquerda completando as posições não utilizadas.
    Conteúdo literal

    Deverá ser utilizado quando for informado no manual do banco que de uma determinada posição a outra deve ser inserido um conteúdo específico. Neste caso, na maioria das vezes não terá uma variável, e sim um conteúdo específico que deverá constar no arquivo.

    ObservaçãoA observação é utilizada para facilitar a identificação do campo e do valor. É inserida automaticamente quando uma variável for incluída.
    Transferir a informação do conteúdo literal para o arquivo sem aplicar conversão de código ASC

    Essa opção será utilizada na geração de Arquivo Remessa de cobrança ou liquidação.

    • Marcada: A informação digitada no campo conteúdo literal será transcrita para o arquivo sem sofrer nenhuma alteração.
    • Demarcada: A informação digitada no campo de conteúdo literal será convertida de código ASC para caractere comum, ou seja, o sistema aplicará a conversão de código ASC antes de inserir os dados no arquivo.

      á,à,ã,ä,â = a
      Á,À,Ã,Ä, = A
      é,è,ë,ê = e
      É,È,Ë,Ê = E
      í,ì,ï,î = i
      Í,Ì,Ï,Î = I
      ó,ò,ö,õ,ô = o
      Ó,Ò,Ö,Õ,Ô = O
      ú,ù,ü,û = u
      Ú,Ù,Ü,Û = U
      ç = c
      Ç = C
      ñ = n
      Ñ = N

    Formato (Data/ Valor)
    • Formato Data: Esse campo é utilizado quando o conteúdo do campo varia, sendo necessário informar qual variável o sistema utilizará para o preenchimento. Para o número do título, por exemplo, que muda a cada título criado no sistema, será informada a variável <NrTítulo>. O formato de data será utilizado somente quando for selecionada uma variável de data. Nele podemos definir o formato que será gerado, como DDMMAAAA, MMAA, etc. O que definirá a forma utilizada é o manual do banco.

    • Formato do valor: Esse campo é utilizado para as variáveis de valor (ex.: VL_JUROS), ficando habilitado somente para registros de arquivo remessa de cobrança ou liquidação. Nele, podemos definir qual máscara deve ser apresentado no arquivo para os campos de valor, como: R$ 1234,56, R$ 1.234,56, etc.

    c. Clique em Ok.
    d. Repita os passos para cadastrar a variável de acordo com cada Layout criado no quadro acima.

  5. Clique em Ok para gravar o registro.

Localizar Registro 


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Registro/ Criação de registros.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione o campo a ser localizado.

  4. Insira no campo Procurar por, a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione o registro.
  7. Clique em Ok.

Editar Registro


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Registro/ Criação de registros.
  2. Localize o registro.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações.

  5. Clique em Ok.