Através dessa rotina será possível montar o layout dos arquivos de remessa ou retorno, e vincular os respectivos registros de cada modalidade.
Cadastrar Montagem
- Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno/ Montagem de layout.
- Clique em Novo. - Caso já exista um registro de montagem para o Banco desejado e queira gerar uma nova montagem de layout, basta selecionar o mesmo e clicar em Editar. 
- Informe o Banco. - A quantidade de layouts que serão montados dependem de quais serviços a empresa contratou junto ao banco, ou seja, se contratou apenas o envio de arquivo remessa e retorno de títulos de cobranças, se vai trabalhar também com remessa de liquidação, ou ambos. 
- (Opcional) Clique em Criação de registro para acessar um atalho do cadastro de cada registro que irá compor o arquivo remessa. - Os registros exibidos e os novos cadastrados serão de acordo com o banco informado. 
- Clique em Avançar. 
- Defina as opções de montagem, incluindo os campos: - Campo - Descrição - Tipo de arquivo - Marque o tipo de arquivo de acordo com a finalidade: - Remessa-Cobrança: Envio de boletos a receber para o banco, para que os clientes possam efetuar pagamentos a sua empresa.
- Remessa-Liquidação: Envio de títulos a pagar para o banco, servindo como ordem de pagamento para diversos tipos de despesas, que serão debitadas diretamente da conta bancária da empresa.
- Retorno - Cobrança: Importar arquivo gerado pelo banco contendo confirmações de registros, pagamentos feitos pelos clientes e outras instruções, como envio para protesto por exemplo. 
- Retorno - Liquidação: Importar arquivo gerado pelo banco contendo confirmações de registros, pagamentos debitados da conta da empresa, e outras instruções. 
 - Tipo de valor utilizado na baixa - Este campo será habilitado ao marcar o tipo de arquivo Retorno. - Valor pago: A diferença entre o valor do título e o valor do pagamento será automaticamente gravado no campo de desconto (se a diferença for negativa) ou para o campo de juros (se a diferença for positiva). Se no arquivo retorno existir valores preenchidos nos campos de juros, multa, desconto, abatimento, IOF e tarifa bancária separadamente, estes valores serão ignorados pelo sistema. 
 É importante que no arquivo retorno exista informação com valor do título e do pagamento, para que a rotina tenha como verificar a diferença. A diferença encontrada será mostrada no arquivo de log no campo "JUROS/DESC". Na baixa, a diferença será gravada no campo de juros ou desconto.
- Valor do título: Serão respeitados os valores preenchidos nos campos de juros, multa, desconto, abatimento, IOF e tarifa bancária do arquivo retorno. Se o VALOR DO TÍTULO for diferente do VALOR DO PAGAMENTO - JUROS - MULTA - ACRÉSCIMOS + DESCONTO, então tal diferença será mostrada no arquivo de log no campo "DIF. NÃO IDENTIFICADA". Na baixa, a "DIF. NÃO IDENTIFICADA" será gravada no campo de juros ou desconto.
 - Finalidade do arquivo - Cobrança: É a remessa enviada ao banco quando se utiliza carteira com registro para que seja realizada a cobrança de clientes.
- Liquidação: É utilizada para a liquidação (pagamento) de títulos no banco. Compreendendo as diferenças..- Tipo de movimentação - Tipo de arquivo - Descrição - Liquidação - Remessa - Envio de títulos a pagar para o banco descontar da conta bancária. - Retorno - Retorno enviado pelo banco confirmando o pagamento ou não dos títulos. - Cobrança - Remessa - Envio de boletos a receber para o banco enviar para os clientes. - Retorno - Retorno enviado pelo banco com os títulos que foram pagos pelos clientes. 
 - Variáveis 'chave' - Marque as variáveis que serão utilizadas para a validação de títulos na baixa automática, sendo elas o parâmetro para fazer o cruzamento dos títulos com os registros no arquivo. - Variáveis 'complementares' - Marque as variáveis secundárias que serão utilizadas como critério de "desempate" para as variáveis acima. - Natureza de lançamento para utilização no lançamento bancário ao baixar o título - A natureza de lançamento selecionada nesse campo será utilizada na criação do movimento bancário (FinDisponível), quando o lançamento estiver vinculado à vários títulos a receber com naturezas de lançamento distintas. Este recurso está disponível apenas para cobrança. 
- Clique em Avançar para determinar os Dados da montagem: - Campo - Descrição - Descrição da montagem - Informe o nome da montagem de layout, que será exibido na tela de baixa automática. - Nome do arquivo - Informe o nome padrão que será gerado o arquivo remessa. É importante que seja informada a extensão do arquivo que pode ser *.TXT ou *.REM. - Quando o nome do arquivo for fixo, ou seja, não sofrer alteração a cada geração, informe o nome completo com a respectiva extensão. Exemplo:- TESTE.TXT ou TESTE.REM - Quando o nome do arquivo não for fixo, informe o complemento e o formato. Exemplo:- TESTE.TXT e complemento igual a data atual e formato igual a DDMMAAAA. Na geração do arquivo para o banco o nome do arquivo será: - TESTE01072017.TXT - Complemento do nome do arquivo - Informe a descrição complementar a ser utilizada, caso o nome do arquivo tenha complemento. Alguns bancos exigem que seja informado um complemento do nome do arquivo, este complemento pode ser a data atual (neste caso, deverá ser informado o formato da data) ou uma sequência numérica. - Formato da data - Selecione o formato da data a ser utilizado como complemento do nome do arquivo. - Este campo ficará habilitado ao marcar a opção Data atual, no campo Complemento do nome do arquivo. 
- Clique em Avançar para indicar os lotes que farão parte da montagem do arquivo. - Será apresentada uma tela para montagem de lote contendo todos os registros criados anteriormente. Cada lote deve possuir um registro Header de Lote, Detail e Trailer de Lote, podem ser consultados no manual de ajuda do banco, observando no layout onde que começa o Header de lote de cada segmento, os registros obrigatórios e opcionais contidos em cada lote e o Trailer de lote. - Clique no ícone para criar um lote e selecionar os registros que irão compor ele. - Os Lotes são divisões do arquivo feitas de acordo com a modalidade de pagamento que está sendo enviada para o banco. Exemplo:- Em um mesmo arquivo remessa de liquidação pode haver um lote com pagamentos de concessionária (títulos para pagamento de água, luz, telefone), um para pagamentos de guias de impostos e um para pagamentos de bloquetos. Cada lote tem uma estrutura distinta de acordo com os registros vinculados. 
- Na tela de montagem do lote, configure os seguintes campos: - Campo - Descrição - Descrição - A descrição do lote para que fique mais fácil localizá-lo na tela de montagem de lotes. - Registros disponíveis - Nesse campo estão disponíveis os registros cadastrados para Header e Trailer de arquivo. Utilize a barra de rolagem deste campo para localizar o registro que deseja selecionar para o lote e clique para selecioná-lo. Com o registro selecionado, vá para o quadro Registros selecionados. - Registros selecionados - Nesse campo serão exibidos o Header e o Trailer selecionados para o arquivo. Cada arquivo pode ter apenas um Header e um Trailer de arquivo. Com o registro disponível selecionado, clique em Adicionar registro selecionado para incluir o registro no lote. Depois que todos os registros necessários para o lote estiverem nesse quadro é possível organizá-los através das duas setas laterais, localizadas do lado direito do campo. É importante respeitar a ordem dos registros para que fiquem conforme o exigido no manual do banco. - Grupo - Campo - Descrição - Informações complementares do lote - Modalidade de pagamento - As modalidades de pagamento serão utilizadas somente na geração do Arquivo Remessa de liquidação para filtrar os títulos a serem enviados. Na hora de gerar o Arquivo Remessa de liquidação, só serão filtrados os títulos que tiverem as modalidades de pagamento informadas neste quadro. Além de ser utilizada para filtro dos títulos, a modalidade de pagamento também define qual lote (cadastrado na montagem de layout) será utilizado para incluir o título no remessa. 
 Em um único Arquivo Remessa podemos ter vários lotes e finalidades diferentes e, ao localizar a modalidade informada no título, o sistema verificará na montagem de layout em qual lote a modalidade está vinculada e vai gerar o título no arquivo utilizando o lote encontrado.- Dica: - Ao cadastrar a modalidade de pagamento, insira uma descrição que facilite ao usuário a classificação correta dos títulos. Cada lote precisa ter uma modalidade de pagamento exclusiva e é comum os bancos possuírem a mesma finalidade. Como sugestão, pode-se utilizar a seguinte descrição: 
 “NOME DO BANCO – FINALIDADE – DESCRIÇÃO DO LOTE”- Natureza de Lançamento - A Natureza de Lançamento terá a mesma finalidade da modalidade de pagamento e você pode optar em utilizar a modalidade de pagamento ou a natureza de lançamento para filtrar os títulos. A única diferença é que para a remessa de cobrança as modalidades de pagamento não poderão ser utilizadas. - Ao gerar Arquivo Remessa ou Arquivo Retorno, apenas serão filtrados os títulos que tiverem as Naturezas de Lançamento e o Tipo de Cobrança informadas na montagem do layout. - Tipo de cobrança - Aqui, você informa um tipo de cobrança que será utilizado na geração do Arquivo Remessa de cobrança. No momento da geração do arquivo, o sistema também filtrará os títulos que possuem o tipo de cobrança informado neste campo. 
- Clique em Gravar para salvar a configuração do layout.
- Clique em Adicionar Registro Selecionado para que o registro vá para o quadro Registros selecionados. Depois que todos os registros estiverem no quadro, é possível organizá-los através das duas setas vermelhas, localizadas no lado direito do campo.
- Selecione as naturezas de lançamento que serão utilizadas para filtrar os títulos a serem enviados no arquivo, no quadro Natureza de lançamento.
- Informe um tipo de cobrança que será utilizado para filtrar os títulos a serem enviados no arquivo.
- Clique em Gravar.
 
- Clique em Avançar para informar o Header e o Trailer de arquivo para concluir a montagem.
- Clique em Gravar. 
Localizar Montagem
- Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno/ Montagem de layout.
- Clique em Localizar.
- Selecione o Campo a ser localizado. 
- Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado. 
- Clique em Localizar.
- Selecione a montagem.
- Clique em Ok. 
Editar Montagem
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno/ Montagem de layout.
- Localize a montagem.
- Clique em Editar.
- Marque a opção Editar montagem de layout.
- Clique em Avançar.
- Altere as informações. 
- Clique em Gravar.
 
                   
      	