Como cadastrar os tipos de documentos


Após cadastrar os tipos de movimento, é necessário cadastrar os tipos de documentos que serão recebidos e registrados através do Caixa.

  1. Clique na aba Administração, na tela principal da Caixa.
  2. Clique em Cadastros / Tipo de Documento.
  3. Clique em Novo.
  4. Informe os campos:

    Campo

    Descrição

    Código

    Informe o código de identificação do documento.
    DescriçãoInforme o nome do documento que posteriormente será utilizado como identificação e localização.
    Tipo de DocumentoSelecione se o documento será a pagar ou a receber.

    Receber Documento Vinculado

    Informe se a cobrança tem vínculo com o sistema Condomínio ou Locação ou não tem vínculo com nenhum.

    Somente para documentos a receber.

    Editar Complemento

    Informe se quando for feita a baixa do documento será possível informar um complemento no histórico.

    Gerar o lançamento na contabilidade

    Informe se o documento vai gerar um lançamento de contabilidade.

    Este campo é habilitado apenas se o documento for a receber e não estiver vinculado a nenhum sistema.

    Quantidade de autenticações

    Informe quantas autenticações este documento vai precisar.

    A autenticação de um documento é utilizada para garantir a autenticidade de um documento.

  5. Preencha a aba Definição de Contas para informar a conta de uma cobrança que não é vinculada a um sistema.

    É habilitada apenas para documentos que estejam com a opção Gerar lançamento na contabilidade marcada.


    1. Clique em Adicionar.

    2. Selecione a conta desejada para o respectivo plano de contas.

    3. Clique em Selecionar.

  6. Clique em Gravar.