Aqui você pode cadastrar os funcionários de seus clientes.

Cadastrar Funcionário


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe o nome da pessoa. 

    Dica!

    Você pode selecionar uma pessoa já cadastrada em outra categoria para também incluí-la como funcionário.

  4. Digite o nome curto utilizado para identificação da pessoa no sistema.
  5. Selecione o tipo de pessoa, Física ou Jurídica.
  6. Informe o CPF/CNPJ

    Dica!

    Caso o funcionário seja do tipo jurídico, você pode importar os dados da receita federal  pelo CNPJ da pessoa. 

  7. Marque se o cadastro está Ativo.
  8. Preencha as abas laterais:

    1. Clique em Adicionar para incluir um endereço da pessoa.
    2. Na aba Dados, preencha as informações do endereço.
    3. Na aba Contatos, clique em Adicionar.

      1. Selecione a pessoa de contato no endereço.
      2. Marque se é o contato principal.
      3. Selecione os tipos de contatos.
      4. Clique em Ok.

    4. Na aba Distância para entrega, informe a distância de entrega relativa à empresa emitente de notas fiscais. 

      Essa opção é utilizada para o cálculo de tributação específica de ICMS sobre frete realizado pelo sistema, conforme previsto no RICMS do Estado do Espírito Santo, quando a opção Preencher informações referente ao ICMS sobre o frete no campo observação da NF-e na geração do XML estiver assinalada em Configurador Bimer / Faturamento / Opções do Faturamento / NF-e / Complementar.

      Esta aba é habilitada somente quando a base possui uma empresa do Estado do Espírito Santo.

    5. Clique em Ok.

    Preencha as informações adicionais do cadastro conforme o tipo de pessoa selecionado:

    • Caso tenha selecionado pessoa física

      1. Preencha os dados complementares da pessoa, como nascimento, estado civil, naturalidade, nacionalidade, etc.
      2. Configure as abas: 

        Preencha os documentos da pessoa, como número da identidade e órgão expedidor, carteira de trabalho, número do PIS, etc.

        Informe também os nomes do pai e da mãe da pessoa.

        Digite uma observação sobre o cadastro da pessoa.

        Configure as cidades e locais de interesse ao cadastro da pessoa.

        Por exemplo:

        Ao incluir uma cidade ao cadastro de uma pessoa e depois cadastrar ou editar outra pessoa, a cidade que você adicionou ao primeiro cadastro pode ser escolhida para estabelecer uma relação entre a pessoa e o local. 

        Informe os dados bancários da pessoa e cadastre as chaves PIX:

        1. No campo Chaves Pix, clique em Adicionar

          Você também pode Editar ou Remover chaves já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de chave a ser adicionada.

        3. Digite o valor da chave, ou seja, o CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail, por exemplo.

        4. Marque se a chave está ativa.
        5. Preencha a descrição da chave PIX.
        6. Clique em Ok.

        Vincule as pessoas físicas ou jurídicas que prestou um serviço/vendeu um produto à pessoa.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Localize e selecione a pessoa desejada.

        3. Marque se a pessoa um sacador avalista principal.
        4. Clique em Ok.
    • Caso tenha selecionado pessoa jurídica:

      1. Preencha as abas:

        Preencha as informações gerais da pessoa jurídica, como número do CNAE, segmento, data de início das atividades, etc.

        Insira a conta bancária da pessoa jurídica, o banco e agência de cobrança e também os campos: 

        CampoDescrição
        Chaves PIX

        Cadastre as chaves PIX da pessoa:

        1. No campo Chaves Pix, clique em Adicionar

          Você também pode Editar ou Remover chaves já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de chave a ser adicionada.

        3. Digite o valor da chave, ou seja, o CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail, por exemplo.

        4. Marque se a chave está ativa.
        5. Preencha a descrição da chave PIX.
        6. Clique em Ok.
        Tipo de assinante para telecomunicação

        Selecione o tipo de telecomunicação que o cliente utiliza.

        Estabelecimento hospitalar / Clínica médica

        Essa informação é referente às alíquotas de ICMS e FCP utilizada no cálculo de ICMS na aba Uso e Consumo para o resgate dos pedidos e notas fiscais exceto quando o destinatário for estabelecimento hospitalar, clínica médica e entidade da administração pública federal.

        • Com a opção marcada: as alíquotas não serão resgatadas.
        • Com a opção desmarcada: as alíquotas poderão ser resgatadas caso os critérios restantes sejam seguidos quanto a configuração da operação (aba Dados), com a opção Operação para consumidor final / uso e consumo marcada e a opção Consumidor final contribuinte desmarcada.
        Rede de clientesSelecione a rede de clientes da pessoa jurídica.

        Vincule as pessoas físicas ou jurídicas que prestou um serviço/vendeu um produto à pessoa.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Localize e selecione a pessoa desejada.

        3. Marque se a pessoa um sacador avalista principal.
        4. Clique em Ok.

    Preencha as abas: 

    Configure as opções de horários, salário e os demais campos: 

    Campo

    Descrição
    FunçãoSelecione a função exercida pelo funcionário. 
    Preço utilizado para cálculo de repassesSelecione o preço utilizado para cálculo de repasse.
    Código do funcionário no DPInforme o código do funcionário no Departamento Pessoal.
    Código da empresa do funcionário no DPInforme o código da empresa em que funcionário trabalha no Departamento Pessoal.
    Funcionário é vendedorMarque que o funcionário é um vendedor, essa opção é utilizada nos sistemas BI-Vendas e CRM Vendas.

    Adicione as metas de venda do funcionário: 

    1. Clique em Adicionar  .
    2. Selecione a meta de venda.
    3. Selecione a empresa.
    4. Clique em Ok.

    Preencha os campos: 

    Campo

    Descrição

    O funcionário terá comissão?

    Marque esta opção para definir que o funcionário recebe comissão por vendas.

    O funcionário terá comissão sobre

    Selecione sobre qual valor será calculada a comissão do funcionário: Faturamento, Duplicata ou Ambos

    Faturamento

    Informe uma alíquota de comissão para vendas.

    Duplicata

    Informe uma alíquota de comissão para duplicatas.

    Al. redução

    Informe a alíquota de redução da comissão.

    Essa alíquota é usada caso o representante esteja dividindo comissão com outro representante que não do mesmo o cliente.

    A comissão será faixa

    Marque para que a comissão não varie de acordo com o produto, operação e pessoa relacionada.

    Abater o valor de ISS devido da base de cálculo da comissão do título a receber

    Marque para que o valor de ISS devido (destacado) seja abatido do valor da base de repasse.

    Frete por cidade/UF

    Selecione o tipo de frete oferecido pelo representante em cada cidade/UF.

    Vincule características ao cadastro da pessoa.

    1. Clique em Adicionar 

    2. Selecione a característica a ser vinculada.
    3. (Opcional) Digite uma observação.
    4. Clique em Ok.

    Inclua as regiões de atuação do funcionário.

    1. Clique em Adicionar  .
    2. Selecione a região.
    3. (Opcional) Marque para definir como região principal.
    4. Clique em Ok.

    Vincule produtos ao cadastro da pessoa.

    1. Clique em Adicionar

      Dica!

      Você pode também adicionar por grupos para vincular vários produtos relacionados a certo grupo ao cadastro.

    2. Preencha os dados do produto.
    3. Selecione também os complementos do produto.
    4. Clique em Ok.
  9. Clique em Gravar.


Localizar Funcionário


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione seu critério de pesquisa, em Campos principais.
  4. Digite um trecho da sua busca em Texto a pesquisar.
  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a pessoa desejada.
  7. Clique em Ok.


Editar Funcionário


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Localize a pessoa a ser editada.
  3. Clique em Editar.
  4. Faça as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.


Excluir Funcionário


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Localize a pessoa a ser excluída.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão da pessoa.


Imprimir Relatório Completo


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Completo.
  3. Leia a apresentação do relatório e clique em Próximo.
  4. Configure as opções do filtro:

    1. Marque as informações que deseja serem impressas no relatório.
    2. Selecione os tipos de endereço considerados para apuração das informações.
    3. Escolha a ordem dos itens do relatório.
    4. Defina o tipo de pessoa considerada para o relatório, Física, Jurídica ou Todas.
    5. Marque para imprimir a quantidade total de pessoas cadastradas.
    6. Filtre as pessoas pelas datas de nascimento e atividade.

  5. Clique em Próximo para selecionar as pessoas, características, endereços e spy system que deseja incluir no relatório.
  6. Clique para Imprimir ou Visualizar o relatório.


Imprimir Relatório Resumido


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Resumido.
  3. Selecione o arquivo de impressão

    O campo Descrição do data mining será preenchido somente se você selecionar um data mining.

  4. Marque a ordem dos itens no relatório.
  5. Clique para Imprimir ou Visualizar o relatório.


Incluir Funcionário na Impressão de Etiquetas


  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Localize a pessoa desejada.
  3. Clique em Etiqueta.
  4. Clique em Ok.

Selecionar Data Mining de Pessoas


Na opção Data Mining, você pode configurar diversos filtros para analisar e encontrar padrões consistentes em grandes quantidades de informações. 

Exemplo:

A sua empresa quer fornecer um novo produto, por e-mail, para todos os seus clientes que moram no centro da sua cidade. Para isso, você cria um Data Mining e adiciona todos os clientes que residem no centro da sua cidade e, em seguida, realiza uma ação para todos os clientes de uma vez.

  1. Clique em Funcionários, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Data Mining.
  3. Selecione o data mining necessário.
  4. Clique em Ok.