Disponível em

Cálculo automático de IPI em produtos de origem estrangeira que não são industrializados

Para que seja compatível com a legislação sobre o cálculo de IPI, a partir desta versão nos aplicativos FatPedido, Faturamento, FatDevolucao, GEGeraNFOE, BIFaturamento e CRM, quando o produto for de origem estrangeira com importação direta, independentemente do tipo do produto no sistema, e não necessitando que seja industrializado, será realizado o cálculo automático de IPI com base nas configurações já existentes.


Haverá o cálculo do IPI de maneira automática apenas com as configurações conhecidas, sem a necessidade de qualquer nova parametrização. A nova possibilidade de cálculo acontece para o produto que não é do tipo industrializado, desde que sejam utilizadas as origens 1 ou 6. Essas origens caracterizam a importação direta do produto, equiparando o estabelecimento importador ao estabelecimento industrial, tendo a necessidade do cálculo do IPI. Uma das possibilidades no sistema para que não haja o cálculo do IPI nesta situação é utilizar CST de IPI que não seja tributável.

Emissão de MDF-e com Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) vinculado

 A partir desta versão foi habilitada no sistema Emissor MDF-e a opção incluir chaves de acesso do modelo 57 (conhecimento de transporte eletrônico), no cadastro ou edição de MDF-e,/ aba Descarregamento. Assim, é possível emitir MDF-e com CT-e vinculado ao mesmo.


Caso seja incluído um documento do modelo 57, não será permitido incluir documentos do modelo 55 (Nota Fiscal Eletrônica) e 65 (Nota fiscal do Consumidor Eletrônica).