Disponível em


Retirada da Mercadoria no Estabelecimento

A partir desta versão, nos aplicativos Faturamento e Pedido de venda (FatPedido), no cadastro de uma nota ou pedido/ aba Endereços, você conta com a nova opção Retirada da mercadoria no estabelecimento (operação interna) que poderá ser utilizada nos casos em que o destinatário da nota fiscal é de fora do estado, porém está retirando a mercadoria no estabelecimento da venda. Esta opção influenciará na tributação do documento, deixando de ser interestadual para ser interna.

Ao marcar a opção, mesmo que o destinatário seja de fora do estado, o cálculo dos impostos utilizará como UF de destino da mercadoria o endereço da empresa que está emitindo a nota e não a UF do destinatário do cliente.

No sistema Faturamento, o recurso foi desenvolvido na aba Nota fiscal para venda ou saída e as suas respectivas devoluções são realizadas por dentro do próprio sistema.

Exemplo:

A empresa que está emitindo a nota é do Rio de Janeiro e o cliente, de São Paulo.

Caso o cliente retire a mercadoria na empresa de venda, o cálculo dos impostos não utilizará como destino o estado de São Paulo. Utilizará a do Rio de Janeiro que é o estado onde está sendo retirada a mercadoria. Como o Rio de Janeiro é a origem e destino da mercadoria o CFOP utilizado no documento será de uma operação interna (dentro do estado).