Disponível em


Geração de tags do grupo de uso livre do contribuinte e autorização de acesso ao XML da NF-e por CPF ou CNPJ  

A partir desta versão, ao enviar uma nota fiscal de venda ou saída para SEFAZ nos aplicativos Faturamento e GeEnviaNfe, caso esteja preenchida a Configuração Geração de tags do grupo de uso livre do contribuinte no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / NF-e/ XML, o sistema irá criar no XML a TAG <obsCont xCampo> com os nomes informados nos campos Funcionário e Representante da configuração e a TAG <xtexto> com a informação do CPF ou CNPJ do primeiro vendedor e representante do documento enviado.

Além disso, outro recurso é a Autorização de acesso ao XML ao enviar uma nota fiscal eletrônica. Serão gerados dados de CPF e CNPJ autorizados a acessar o XML na SEFAZ. Para configurar o CPF ou CNPJ foi implementado o recurso Autorização de acesso ao XML da NF-e por CPF/CNPJ localizado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / XML. A tag gerada é 'autXML'. 


Os recursos podem ser utilizados para integração com outros sistemas como, por exemplo, a Neogrid®.



Cálculo automático do ICMS efetivo quando a operação for configurada para consumidor final e o CST do ICMS for 60 ou o CSOSN 500

Disponibilizada a rotina de cálculo de ICMS efetivo no Faturamento, quando a operação for configurada para consumidor final e o CST do ICMS for 60 ou o CSOSN 500, destacando o mesmo nos campos do item, quadro ICMS Efetivo: "Al. redução base ICMS", "Valor base ICMS", "Al. ICMS", "Valor ICMS".

O sistema irá calcular o ICMS efetivo utilizando o cálculo de ICMS (Configurador Bimer / Estoque / Tributos) vinculado ao produto. Será utilizado o cálculo de ICMS da mesma forma que é utilizado no ICMS 'comum', ou seja, será considerado 'Origem x destino x CFOP' para encontrar a alíquota de ICMS. 


Caso preencha de forma manual os valores do ICMS efetivo, o sistema não irá realizar o cálculo automático.



Exportação do Relatório de Estoque para Integração com o Sistema DI Neogrid

Disponibilizado novo recurso no aplicativo Configurador Bimer em Geral / Opções / Integração Neogrid, para que seja possível exportar dados de posição de estoque no layout de integração DI Neogrid.

A exportação pode ser executada das seguintes maneiras:

  • De forma manual no aplicativo Configurador Bimer em Geral / Ferramentas / Exportação Neogrid.
  • De forma automática através da tarefa GeExportaPosicaoEstoqueNeogrid, do aplicativo Gerente Eletrônico.


Liberação de Estoque Negativo

Disponibilizado novo recurso no módulo Nota Fácil, para que seja possível realizar vendas com estoque negativo para determinados usuários. Para isso foi criado no menu Opções / Complemento / a marcação Solicitar login para liberar estoque negativo, habilitada ao marcar Proibir a venda sempre ou Proibir a venda dependendo do produto.

É necessário que o usuário de liberação tenha acesso no módulo Cadastro de Usuários em Sistemas / Nota Fácil / Acessos / opção Liberar vendas de produtos com estoque negativo.



Desconto no Item por Família de Produto

Disponibilizado novo recurso no módulo Nota Fácil, permitindo que seja realizado o desconto por família de produtos para clientes atacadistas.

Para esta rotina foi criada a configuração no módulo Nota Fácil / Opções / Complemento / Ao trocar cliente da venda, para que o usuário possa ou não manter os descontos dos itens.




Atender Pedido de Compras na Geração da Declaração de Importação

No módulo Faturamento / Diversos / Declaração de Importação foi criado o botão Atender pedido de compra, para buscar os pedidos Abertos ou Parcialmente atendidos.

Serão apresentados os pedidos disponíveis para realizar o vínculo dos seus produtos com os que estão contidos no documento de importação.

A rotina pode ser usada na importação do XML ou criação manual do documento.