Disponível em


Considerar os  movimentos "pendentes" na tela do Disponível

No intuito de otimizar o cálculo dos saldos bancários no momento da abertura da tela principal e também da tela de conciliação automática do módulo Movimentos bancários (Disponível), foi criada a configuração Considerar o filtro de período da tela inicial para movimentos "pendentes", localizada nas opções do sistema em Ferramentas/ Opções.

  • Na tela principal do aplicativo: com a configuração marcada, o sistema utilizará o período informado para filtrar também os movimentos pendentes. Com a configuração desmarcada, será mantido o comportamento anterior, utilizando o período filtrado apenas para movimentos conciliados. 
  • Na tela de conciliação automática: com a configuração marcada, o sistema utilizará o período informado para filtrar também os movimentos pendentes e, ainda, o filtro de período ficará habilitado mesmo que seja selecionada apenas a opção de filtrar movimentos "pendentes".



Criada a opção no exportador de XML para que o cliente também possa exportar o arquivo em PDF da nota

A partir desta versão, na rotina de exportação de XML's no módulo Faturamento (emissão de notas) o usuário poderá gerar arquivos para exportação em PDF em casos onde, por exemplo, seja necessário enviar o DANFE para contabilidade. Para tal, foi criada a opção Arquivos para exportação localizada na aba Diversos/ Exportação de XML's, de maneira que ao selecionar:

  • XML: permite realizar a exportação dos arquivos XML's referentes a NF-e, NFS-e e NFC-e.
  • PDF: permite extrair o PDF de NF-e e NFS-e autorizadas. Os XML's e o PDF's extraídos serão separados em pastas por Tipo de documento, Tipo de arquivo e Status. 
  • Ambos: realiza as duas rotinas acima ao mesmo tempo, separando por subdiretórios.

Ao adicionar o diretório raiz antes da exportação dos arquivos, este permanecerá salvo para o usuário. Além disso, ao realizar qualquer exportação será apresentado um log na tela contendo as informações do local da geração, arquivos gerados e quantidade gerada.



Importação da tabela para o comércio exterior do vínculo de NCM e unidade de medida

Foi implementada melhoria no aplicativo Faturamento (emissão de notas), na validação do NCM relacionado à unidade de medida em operações do comércio exterior, para que leve em consideração a data de vigência, presente no arquivo para importação, estabelecida pela SEFAZ.

Para isto, foi criada a configuração Importação da tabela do vínculo de NCM e unidade de medida no Configurador Bimer, em Faturamento/ Atualizações que permite importar a tabela em formato ".xls" que a SEFAZ disponibiliza contendo informações sobre qual a unidade de medida que cada NCM tem que utilizar para o comércio exterior. Esta importação atualiza as regras em que o aplicativo Faturamento utiliza para avisar (ou não) ao usuário se a unidade de medida está correta, antecipando assim uma rejeição que a SEFAZ porventura daria.


A configuração Importação da tabela do vínculo de NCM e unidade de medida presente no configurador não altera cadastros de unidade de medida, NCM, cadastro de produtos ou notas fiscais. A utilização da devida unidade de medida do produto deve ser feita pelo usuário.