Destaques da Versão - Bimer Desktop 11.02.02.00!

Artigo publicado em

Observação


Se você ainda estiver usando uma versão anterior, não se preocupe, em breve você receberá um aviso de atualização. (sorriso)

Nossa equipe de suporte está trabalhando para deixar tudo pronto antes de disponibilizar essa nova versão para você. Chamamos essa etapa de fase de homologação .

O que é fase de homologação?

Na fase de homologação, estamos realizando testes e verificando se tudo está funcionando corretamente.

Queremos garantir que a nova versão seja segura, fácil de usar e atenda às suas necessidades. Assim, quando estiver pronta, você poderá aproveitar ao máximo todas as melhorias que ela trará.

Fique tranquilo, estamos cuidando de tudo para garantir uma experiência ótima para você!



Se ligue nos destaques desta versão: glowing star 


Saiba tudo que muda a partir desta versão: hammer and wrench 



Processo: FAT31898

Preparado(a) para a Reforma Tributária? Seu Bimer Está!


Nós temos uma excelente notícia! Para garantir que sua operação continue 100% em dia com a legislação, implementamos ajustes essenciais no Bimer para atender à nova Nota Técnica.


A partir de agora, o Bimer está pronto para a chegada do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS).


O Que Muda e Como Isso Facilita Sua Vida?


Com esta atualização, simplificamos e automatizamos a complexidade da Reforma Tributária em diversos módulos:

Cálculos Automáticos e Precisos:


  • No Faturamento e no Nota Fácil, a emissão de notas fiscais (NF-e e NFC-e) agora calcula automaticamente o IBS e o CBS, gerando os XMLs com as tags obrigatórias.

  • O cálculo é feito considerando as classificações tributárias (comum, diferimento, redução) e pode ser vinculado diretamente na Operação e no Item da Nota/Pedido.

  • Nota fiscal de entrada, Pedido de compra e CT-e também estão preparados para o cálculo de IBS/CBS com base nas configurações do sistema ou importando esses valores do xml.

Configuração Centralizada e Segura:


  • No Configurador Bimer, você encontra novos campos para as alíquotas de IBS Municipal, IBS UF e CBS (que virão desabilitados ou preenchidos conforme definição da SEFAZ) e a nova Tabela de Classificação Tributária, replicando as informações oficiais do DFE-Portal.

  • A nova aba Impostos (na tela de itens da Nota Fiscal e Pedido de Venda/Compra) permite visualizar a base de cálculo, as alíquotas efetivas e os valores de IBS e CBS no momento da emissão, garantindo transparência e correção.

  • No Configurador também foi criado um facilitador para Ajustar IBS/CBS das operações já utilizadas, de forma rápida e eficiente.

Rotinas Essenciais Adequadas:


  • Rotinas como Devolução, Troca, Duplicação de Notas/Pedidos e Transformação de Pedido em Nota Fiscal/Ordem de Entrega já estão adaptadas para calcular os novos impostos.

  • Módulos como Gerente Eletrônico, Liberador de Estoque e Separação de Pedido também receberam ajustes para processar corretamente as informações fiscais.


Sua tranquilidade é nossa prioridade. Com essas melhorias, garantimos que o Bimer está totalmente alinhado com o futuro fiscal, permitindo que você continue focando no crescimento do seu negócio sem preocupações com burocracia.




Chegou a Hora de Simplificar sua Comunicação Fiscal!


Sua empresa lida com a emissão de Notas Fiscais de Serviços de Comunicação e você se perguntava quando teria um processo nativo e eficiente no Bimer?

Temos uma ótima notícia! Implementamos um ajuste completo no Bimer para atender à Nota Técnica 2023.002 v1.00, trazendo suporte total à Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom - Modelo 62).

Com esta nova funcionalidade, sua gestão fiscal na área de telecomunicações se torna mais ágil, segura e totalmente integrada.

O Bimer Pronto para a NFCom: Mais Agilidade e Controle

A emissão da NFCom agora é um processo nativo do sistema, com ajustes focados em automatizar a comunicação com a SEFAZ e simplificar o dia a dia da sua equipe:

Configuração Centralizada e Compliance Garantido:


  • No Configurador Bimer, ative o campo "Possui NFCom" no cadastro da empresa.

  • Você terá um novo modelo de documento (Modelo 62) e configurações dedicadas para a NFCom em Faturamento/Opções/Telecomunicação, onde poderá definir o diretório de armazenamento dos XMLs e verificar os CFOPs permitidos.

Emissão Rápida e com Informações Bancárias Integradas:


  • No módulo Faturamento/Telecomunicação, ao clicar em Novo (na aba Telecomunicação), foram criados campos novos como "Início do contrato", "Fim do contrato" e "Número do contrato".

  • Para emissão do boleto da NFCom, garanta que sua Conta Bancária esteja corretamente vinculada à empresa no configurador, com todos os dados obrigatórios preenchidos (Agência, CNPJ, Código do Cedente, etc.) para a geração correta da linha digitável da fatura.

Cálculos Automáticos e Precisos:


  • Você terá total controle com as ações de Envio, Cancelamento e Consulta de Retorno (Obter Retorno) da NFCom para a SEFAZ, permitindo acompanhar o status da sua nota (Autorizada ou Cancelada).

  • Após a autorização, a Impressão da DANFE-COM e o Envio por e-mail (necessário configurar o e-mail da empresa) são realizados diretamente pelo sistema.

  • Rotinas como Duplicação de Notas e ajustes em módulos auxiliares como o Liberador de Estoque também foram implementados para suportar o novo documento fiscal.


Processo: FAT31903

Com a NFCom no Bimer, você não apenas atende à nova legislação, mas ganha eficiência na sua rotina, eliminando a necessidade de processos manuais ou sistemas paralelos.

Preparado(a) para emitir sua primeira NFCom de forma totalmente integrada?




Processo: EST21751

Domine Seus Pedidos de Compra: 58 Novas Colunas Para Uma Visão Completa!


Sabemos que gerenciar Pedidos de Compra e seus Itens é uma atividade central e que exige precisão. A falta de informações cruciais ou a necessidade de cruzar dados em diferentes telas, ou planilhas pode roubar seu tempo, gerar erros e atrasar decisões estratégicas. Nós entendemos essa dor, e transformamos isso em oportunidade de melhoria!

É por isso que, nesta versão, elevamos a capacidade de análise dos seus pedidos para um nível sem precedentes. Apresentamos 58 NOVAS COLUNAS no cenário Pedidos de Compra x Itens do Pedido.

O Que Mudou e o Valor Para o Seu Dia a Dia:

Com essa expansão, você não apenas enxerga o pedido, mas o compreende com profundidade, com todos os detalhes necessários para uma gestão perfeita:

Visão 360º de Custos e Tributos:


Chega de buscar informações fiscais em outros módulos. Integramos todos os dados de ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, IRRF, INSS, CSLL, FCP, DIFAL e as novas regras de IBS/CBS. Isso garante que você tenha a base correta para a precificação, cálculo de custos e compliance fiscal, tudo em uma só tela.

Controle Financeiro e Orçamentário Impecável:


Acompanhe a origem da demanda, o fluxo financeiro e os ajustes de valor. Monitore o Nr. Orçamento, o Cód. Empresa Financeiro e veja detalhadamente como os descontos e acréscimos estão sendo aplicados e rateados no seu item.

Logística e Operação Sob o Seu Comando:


Aprofunde a análise de como o produto chegará. Tenha à mão dados de Operação, Transportador e a estrutura de Embalagens (Qt. embalagens e Qt. por embalagem), otimizando a conferência e o planejamento logístico.

Menos cliques, zero planilhas de apoio e decisões mais rápidas e informadas. Aumente a assertividade na gestão de custos, garanta a conformidade fiscal e ganhe agilidade no acompanhamento dos seus pedidos.

Domine cada item do seu Pedido. Gestão completa, decisão instantânea!



Conciliação Bancária Simplificada!


Estava com dificuldades para conciliar automaticamente arquivos OFX de bancos que usam identificadores fora do padrão brasileiro de 3 dígitos? Temos uma excelente notícia para você!


O Bimer acaba de receber uma evolução no cadastro de bancos, pensada para garantir muito mais praticidade e compatibilidade com diversas instituições financeiras.

Criamos um novo campo BankId que suporta até 9 caracteres. Sabe o que isso significa na prática? Que seus arquivos OFX serão conciliados automaticamente, mesmo que o identificador do banco no arquivo não siga aquele padrão de 3 dígitos!

A sua rotina de conciliação ficará muito mais ágil e sem dores de cabeça!

Ao criar um novo banco, o BankId será preenchido de forma inteligente com o IdBanco. Se precisar de um ajuste, é simples: você pode editá-lo para que corresponda exatamente ao identificador da sua instituição financeira.


Processo: FIN24411

Para começar a usar, o caminho é fácil:

Acesse o cadastro do banco desejado, localizado no Configurador / Financeiro / Informações Bancárias / Bancos, e marque a opção Money (.OFX).


Com essa novidade, você ganha tempo e precisão na gestão financeira!



Processo: FAT27519

Notas Fiscais Agropecuárias em Dia com a Lei!


Você estava preocupado em como atender às novas e complexas exigências fiscais para produtos agropecuários, como defensivos e guias de trânsito? Temos a solução que elimina essa dor de cabeça!

O Bimer está totalmente atualizado para atender à Nota Técnica 2024.003 v1.06 sobre Informações de Produtos da Agricultura, Pecuária e Produção Florestal.

O que isso muda para você?

Ao registrar uma Nota Fiscal no módulo Faturamento, você encontrará uma nova aba: 'Agropecuário'. É nela que você vai preencher as informações obrigatórias de forma rápida:

  • Para Defensivos / Agrotóxicos: Você deve informar o CPF do responsável técnico e o Número do Receituário.

  • Para Guia de Trânsito: Você precisará do Tipo, a UF de Emissão, a Série e o Número da Guia.

Mantenha a atenção!

O preenchimento desses dados é obrigatório em notas fiscais específicas. Essa exigência varia conforme o Estado de emissão e o NCM dos itens da nota, seguindo as regras da Nota Técnica.


Com essa atualização, você garante a conformidade fiscal do seu negócio, evitando rejeições e problemas com o Fisco!



Outras Novidades desta Versão!


Aqui você acompanha todas as alterações na versão 11.02.02.00 do Bimer Desktop.

Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

The table is being loaded. Please wait for a bit ...

Grupo de Produto

Número do Processo

Tipo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Descrição

Sistema
Financeiro0179444069MelhoriaFoi realizado uma melhoria no aplicativo Contas a Receber, em Baixa automática. Agora o sistema evita comissões duplicadas quando um mesmo título é pago mais de uma vez. Se um título for baixado duas vezes e for gerada uma carta de crédito automaticamente, o sistema não irá mais repetir o pagamento da comissão para os representantes.A receber
Estoque0178335849MelhoriaNo cenário Pedidos de compra x Itens do pedido, acabamos de liberar 58 novas colunas para você ter uma visão ainda mais completa para gerenciar os seus pedidos.

Agora dá para analisar de forma mais detalhada desde informações de orçamento, operação e logística, até tributos, valores de descontos / acréscimos, embalagens e muito mais! Veja a lista completa de colunas, aproveite e já salva nos seus cenários:
- Nr. orçamento
- Cód. empresa financeiro
- Cód. operação
- Operação
- Cód. transportador
- Transportador
- Cód. cotação
- Sigla da unidade
- Unidade do produto
- Qt. embalagens
- Qt. por embalagem
- Unidade de compra
- CFOP
- Al. desc. item
- Vl. desc. item
- Vl. desc. rateado
- Vl. acrésc. rateado
- Cód. situação tributária ICMS
- Cód. situação tributária Simples
- Vl. base ICMS
- Al. ICMS
- Vl. ICMS
- Vl. base ICMS ST
- Vl. ICMS ST
- Vl. antecipação ICMS ST
- Vl. base ICMS DIFAL
- Vl. ICMS DIFAL
- Vl. base FCP DIFAL
- Al. FCP DIFAL
- Vl. FCP DIFAL
- Cód. situação tributária IPI
- Al. IPI
- Vl. IPI
- Cód. situação tributária PIS
- Al. PIS
- Vl. PIS
- Cód. situação tributária COFINS
- Al. COFINS
- Vl. COFINS
- Al. ISS
- Vl. ISS
- Al. IRRF
- Vl. IRRF
- Al. INSS
- Vl. INSS
- Al. CSLL
- Vl. CSLL
- CST IBS/CBS
- Classificação tributária IBS/CBS
- Vl. base IBS/CBS
- Al. IBS (Municipal)
- Vl. IBS (Municipal)
- Al. IBS (Estadual)
- Vl. IBS (Estadual)
- Al. total IBS (Municipal + Estadual)
- Vl. total IBS (Municipal + Estadual)
- Al. CBS (Federal)
- Vl. CBS (Federal)
BIEstoque
FinanceiroFIN24679ErroFoi implementado um ajuste no BI Financeiro e no módulo A Pagar para garantir que, mesmo ao aplicar filtros com grandes volumes de dados ou gerar relatórios, as informações sejam exibidas corretamente, sem apresentar inconsistências no sistema.BIFinanceiro, A pagar
Bimer UpBIMUP678MelhoriaAgora é possível definir quais usuários podem fazer o cadastro simplificado de pessoas (clientes, por exemplo).
No cadastro de usuários, você encontra uma nova permissão que permite habilitar, bloquear ou esconder o botão de cadastro rápido, que aparece na tela de lançamento do pedido de vendas.
BimerUP Sistemas Gerais
Sistemas Gerais0181470022ErroImplementado ajuste no Bimer/Crm/BI Pessoa/Filtrar/Seleção de pessoas/Atribuir/Atendimentos, para que gere atendimentos corretamente.BIPessoa
Sistemas GeraisSISGER24777ErroImplementado ajuste no módulo Configurador Bimer, aba Estoque, para mostrar todos os ícones da barra de ferramentas corretamente, quando estiver utilizando a tela com resolução 1024x768 e o menu lateral estiver aberto.Configurador Bimer
CRMCRM8147Novo RecursoFoi implementada uma nova configuração para a rotina de pareceres no sistema. Com ela, agora é possível controlar o preenchimento automático da data e hora final ao concluir um parecer, oferecendo mais precisão e consistência no registro das informações.



A configuração está disponível em:

Configurador / CRM / Opções / Configurações Gerais



Como funciona:

Quando esta opção estiver marcada, ao concluir um parecer, o sistema preencherá automaticamente a data e hora final com a data e hora atual do sistema, garantindo consistência no registro do encerramento.



Se o usuário possuir o acesso marcado em:



Usuários > Perfil do Usuário > Sistema > Acessos Gerais > Assinatura Eletrônica > Digitação de parecer com data anterior, então:



O sistema permitirá que o usuário informe manualmente uma data/hora anterior ao momento atual ao concluir o parecer.

Neste caso, mesmo com esta configuração marcada, o sistema respeitará o valor manualmente informado pelo usuário.
Configurador Bimer
Financeiro0181612649MelhoriaO cadastro de bancos no sistema Bimer evoluiu para oferecer ainda mais praticidade e compatibilidade com diferentes instituições financeiras. Agora, você pode utilizar o BankId com até 9 caracteres, garantindo que arquivos OFX sejam conciliados automaticamente, mesmo quando o identificador do banco não segue o padrão brasileiro de 3 dígitos.

Ao criar um novo banco, o BankId será preenchido automaticamente com o IdBanco. Caso seja diferente, você poderá ajustá-lo conforme o identificador da instituição financeira.

Para configurar, basta acessar:
Configurador / Financeiro / Informações Bancárias / Bancos / Disponível marcar o padrão Money (.OFX).
Configurador Bimer, Disponível
CRM0182094325MelhoriaMais flexibilidade: Defina repasses comerciais para produtos doados.

Implementamos uma melhoria estratégica no Contato de Venda para aprimorar o acompanhamento de metas e métricas comerciais.

A partir de agora, é possível incluir um percentual de repasse em produtos que utilizam um movimento de cobrança doado (com valor zerado). Essa nova funcionalidade garante que todas as negociações, incluindo bonificações e doações, possam ser corretamente contabilizadas nos indicadores de desempenho da sua equipe comercial, sem impactar o valor final da venda.
CRM
CRM0181747868ErroImplementado ajuste no CRM / Vendas (follow up) para garantir que, ao aplicar descontos, caso a comissão sofra uma redução, seja mantida corretamente conforme as regras configuradas. Assim, após salvar e reabrir o contato, o sistema preserva a comissão reduzida pelo desconto, assegurando fique com os valores corretos.CRM
FaturamentoFAT31903LegislaçãoImplementado ajuste no Bimer para atender a Nota Técnica 2023.002 v1.00 referente a Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica - NFCom .




Módulos impactados:

Configurador Bimer

Faturamento




Configurador Bimer:



Cadastro de empresa em Configurador\Geral\Empresas\Emissão de notas:

O campo "Possui NFCom" estará disponível para marcar na empresa que trabalhar com emissão da NFCom.



Cadastro de empresa em Configurador\Geral\Empresas\Cadastro\Contas:

Para emissão do boleto gerado na NFCom é necessário estar vinculado a conta bancária no cadastro da empresa.



Observação: Para gerar a linha digitável do código de barras do grupo de Fatura da NFCom confira se os dados cadastrados do código de barras/linha digitável e dados para cobrança estão conforme o contrato com o banco em Configurador/Financeiro/Informações bancárias/Contas bancárias.



Além das informações do código de barras existem campos obrigatórios de preenchimento no cadastro da conta:

Número da Agência

CNPJ da Agência

Descrição da Carteira

Número da Conta bancária

Código do Cedente

Número do Contrato

Tipo da conta

Código do Cliente no Banco.




Cadastro de empresa em Configurador\Geral\Empresas\Cadastro\Certificado digital:

Para o funcionamento do envio da NFCom é necessário ter o certificado digital vinculado no cadastro da empresa.




Configurador\Estoque\Tipo de documento:

Foi disponibilizado o novo modelo 62 para NFCom




Configurador\Faturamento\Opções\Telecomunicação\Geral:

Foi disponibilizado a configuração para escolher o diretório raiz de armazenamento dos XMLs de NFCom.

Também apresenta os CFOPs permitidos para a emissão de NFCom.



Configurador\Faturamento\Opções\Telecomunicação\Impressão:

Foi disponibilizado a configuração para impressão e número de cópias da DANFE-COM.




- Faturamento\Telecomunicação:

Ao criar um novo documento na aba telecomunicações foi criado os novos campos para preenchimento "Inicio do contrato", "Fim do contrato" e Número do contrato.

Ficará disponível o botão enviar a NFCom e o cancelamento para SEFAZ.

Duplicação de notas: ao duplicar o documento criar uma cópia do documento original da NFCom.

Possibilidade de envio em massa e individual da NFCom

Obter retorno de NFCom autorizada e Cancelada: Quando estiver com status NFCom enviando e Aguardando retorno ao selecionar o documento com botão direito estará disponível o recurso que irá consulta o documento na SEFAZ e retornar o status para o Faturamento.

Envio de e-mail: ao selecionar a NFCom autorizada ficará disponível o recurso, para o funcionamento é necessário ser realizado configurações de e-mail em Configurador\Geral\Empresas\Emissão de notas\E-mail.

Imprimir DANFE-COM: Ao ser autorizado a NFCom o status retorna Não impresso, onde o usuário pode fazer a impressão do DANFE-COM selecionando a nota fiscal

Monitoramento de retorno da NFcom: disponível na aba Ferramentas, para sinalizar logs de envio de e-mail e impressão.



Instalador Bimer e Servidor:



Instala os componentes necessários para envio da NFCom que ficaram na pasta onde foi instalado o Bimer.exe e na pasta C:\Program Files (x86)\Alterdata\NFCom\SchemaNFCom.




Observação: A SEFAZ para o envio da NFCom solicita que o código da classificação do item da telecomunicação seja com 7 dígitos, no cadastro de produto em Específico\Telecomunicação





Demais módulos que foram ajustados para a NFCom:

Liberador de Estoque
Emissão de Notas
FaturamentoFAT27519LegislaçãoImplementado ajuste no Bimer para atender às exigências da Nota Técnica 2024.003 v1.06 (Informações de Produtos da Agricultura, Pecuária e Produção Florestal).

Agora, ao registrar uma Nota Fiscal no módulo Faturamento, você encontrará a nova aba 'Agropecuário' para preencher dados cruciais, dependendo do produto:

- Defensivos / Agrotóxicos: Informe o CPF do responsável técnico e o Número do Receituário.

- Guia de Trânsito: Informe o Tipo, UF de Emissão, Série e Número da Guia.

Atenção:

O preenchimento dessas informações é obrigatório em notas fiscais específicas. A obrigatoriedade varia de acordo com o Estado de emissão e o NCM dos itens da nota fiscal, conforme detalhado na Nota Técnica.
Emissão de Notas
Faturamento0181811195LegislaçãoImplementado ajuste no Faturamento, na rotina de geração de NFe, para ser gerado o grupo duplicata, quando houver somente uma parcela e a data de emissão for igual à data de vencimento para evitar a Rejeição 853 - Dados de cobrança não devem ser informados para pagamento à vista conforme orientação da Nota Técnica 2025.001 v1.00.


Observação: Essa regra se aplica a todas as formas de pagamento, independentemente da configuração "Preencher no XML as informações pertinentes a duplicata e fatura para outras formas de pagamento além de boleto e depósito" marcada ou desmarcada em Configurador\Faturamento\Opções\NF-e\Complementar
Emissão de Notas, Configurador Bimer, Pedido de Venda
Faturamento0181993078MelhoriaImplementada atualização das DLLs do NFeasy versão 4.46.4.1 para os InstaladorDependencias e dos instaladores do Bimer e BimerServidor, necessárias para as seguintes rotinas:

Faturamento:
- Reimpressão do DANFE
- Envio de NFe
- Pré-Visualização do DANFE
- Envio do XML/DANFE por e-mail
- Obter retorno

GeEnviaNFe:
- Envio de NFe

Nota Fácil:
- Envio de NFe/NFCe
- Reimpressão do DANFE
- Obter retorno

Emissor MDF-e
- Reimpressão do DANFE
- Envio de MDFe
- Obter retorno

Configurador
- Seleção do certificado digital

Em todos os outros aplicativos que possuem linha do tempo:
- Reimpressão do DANFE
Emissão de Notas, Gerente Eletrônico, MDF-e, Nota Fácil
Sistemas Gerais0181725888ProteçãoImplementado ajuste na tarefa GeBaixaTitulosBoletoFacil, para que não ocorram duplicações de baixas de títulos integrados com o banco Gerencianet.Gerente Eletrônico
FaturamentoFAT31898LegislaçãoImplementado ajuste no Bimer para atender a NT 2025.002 1.20 referente a Reforma Tributária.

Módulos impactados:


Configurador Bimer:
Cadastro de alíquota de IBS Municipal em Geral/ Endereços/ Cidades
O campo virá desabilitado e zerado, pois ainda a SEFAZ não disponibilizou a tabela dessas alíquotas e no ano de 2026 este imposto não será tributado.
Cadastro de alíquota IBS UF, em Geral/ Endereços/ UF
O campo virá desabilitado, pois a alíquota é fixa e já estabelecida pela SEFAZ.
Cadastro de alíquota CBS em Geral/ Endereços/ País
O campo virá desabilitado, pois a alíquota é fixa e já estabelecida pela SEFAZ.
Calcular IBS/CBS no cadastro da Operação em Estoque/ Operações/ Impostos/ 'Calcula IBS/CBS'.
Na aba IBS/CBS poderá vincular a classificação tributária 'Geral', por 'SUFRAMA', 'Produtor rural' ou 'Órgão público'. Nesta aba há um botão de ajuda explicando a hierarquia sobre o resgate da classificação tributária.
Tabela de Classificação tributária em Estoque/ Tributos/ Classificação tributária.
Nesta tabela teremos as mesmas informações contidas na tabela da SEFAZ: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/CFF/ClassificacaoTributaria


- Faturamento:
Emissão de notas fiscais que calculam IBS e CBS, gerando os xmls com as tags correspondentes à Reforma Tributária.
Para o IBS/CBS está sendo feito o cálculo com a classificação tributária comum, com tributação regular, com diferimento e com redução.
Na tela de itens da nota fiscal temos agora a aba Impostos onde podemos consultar a classificação tributária vinculada ao item ou na operação. Também nesta aba poderá visualizar a base de cálculo dos dois impostos, a alíquota efetiva de IBS Municipal, IBS UF e seu somatório, além dos seus valores. E a alíquota efetiva de CBS e seu valor.
Caso a operação esteja configurada para calcular IBS/CBS é obrigatório o preenchimento da classificação tributária no item.
Preenchimento da nova tag obrigatória no xml , que corresponde a soma dos valores calculados em cada do documento.
Ordem de entrega com cálculo de IBS/CBS, mantendo o mesmo comportamento para Nota Fiscal com a aba Impostos.
As notas específicas (Estorno, Estorno de crédito de ICMS (MG), Complementar/ Suplementar, Ressarcimento de ICMS, Transferência de crédito de ICMS, Crédito/ débito de ICMS e Devolução de valor) não poderão calcular IBS/CBS. Portanto, o sistema não gerará as tags referente à Reforma Tributária para estes tipos de notas.
Duplicação de notas: ao duplicar o documento irá calcular os impostos IBS/CBS conforme configurado no produto ou operação.
Devolução: rotina de devolução no Faturamento também irá calcular os impostos IBS/CBS conforme documento que está sendo devolvido e a operação de devolução.
Cópias de notas fiscais canceladas ou devolvidas também estarão disponíveis para o cálculo do IBS/CBS.

Nota Fácil:
Emissão de NF-e e NFC-e que calculam IBS e CBS, gerando os xmls com as tags correspondentes à Reforma Tributária.
Para o IBS/CBS está sendo feito o cálculo com a classificação tributária comum e com redução.
Foi criado no totalizador do documento os campos para mostrar o valor calculado na DF-e de IBS Municipal, IBS UF, IBS Total (somatório de IBS Mun. e IBS UF) e CBS.
Rotina de devolução e troca com DF-e que calculam IBS/CBS.
Duplicação de DF-e que calcula IBS/CBS.
Preenchimento da nova tag obrigatória no xml , que corresponde a soma dos valores calculados em cada do documento.

Devolução:
Devolução total ou parcial de notas fiscais, ou pedidos que calcularam IBS/CBS.
Troca de notas fiscais ou pedidos que calcularam IBS/CBS.
Disponibilizado no totalizador do módulo os campos referentes aos impostos IBS e CBS.

Pedido de Venda:
Criação de Pedido de Venda que calculam IBS/CBS.
Para o IBS/CBS está sendo feito o cálculo com a classificação tributária comum, com tributação regular, com diferimento e com redução.
Na tela de itens da nota fiscal temos agora a aba Impostos onde podemos consultar a classificação tributária vinculada ao item ou na operação. Também nesta aba poderá visualizar a base de cálculo dos dois impostos, a alíquota efetiva de IBS Municipal, IBS UF e seu somatório, além dos seus valores. E a alíquota efetiva de CBS e seu valor.
Caso a operação esteja configurada para calcular IBS/CBS é obrigatório o preenchimento da classificação tributária no item.
Duplicação de pedidos que calculam IBS/CBS.
Transformação de pedido em nota fiscal ou em ordem de entrega que calculam IBS/CBS (sendo válido para o cálculo com a classificação tributária comum, com tributação regular, com diferimento e com redução).
Rotina de Estoque Distribuído também irá calcular IBS e CBS.
Rotina de Simples Faturamento também irá calcular IBS e CBS.

Emissor de MDF-e:
Aumentado o tamanho do campo de código de status da resposta obtida pela SEFAZ de 3 para até 5 caracteres.

Demais módulos que foram ajustados para a Reforma Tributária:
Gerente Eletrônico (GeGeraNFOE e GeEnviaNFe)
Liberador de Estoque
Separação de Pedido
Liberação de Documento
Liberação de Pedido


Observação:
Para a emissão das DF-es com a geração do XML com as tags correspondentes à Reforma Tributária é preciso que o aplicativo NFeasy esteja atualizado na versão igual ou superior que 4.47 e o Bimer atualizado na versão 11.02.02.00.
Liberaçao de Pedidos, Emissão de Notas, Gerente Eletrônico, Liberação de Transferência, Separação de Pedidos, Liberaçao de Documentos, MDF-e, Nota Fácil, Configurador Bimer, Pedido de Venda
EstoqueEST24988MelhoriaNo módulo Nota Fiscal de Entrada, ao importar notas via XML, o sistema verifica automaticamente se a operação não está configurada para calcular IBS/CBS, mas o arquivo traz valores desses tributos.
Assim, você recebe um alerta claro e evita inconsistências na importação e no registro das notas.
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST24616LegislaçãoImplementada melhoria sobre legislação no módulo Nota fiscal de entrada que passa a recuperar do pedido de compra os valores referentes ao diferimento dos tributos IBS e CBS, na digitação manual de documentos vinculados a um pedido de compra que calculou esses valores.Nota Fiscal de Entrada
Estoque0028644261ErroImplementado ajuste no Nota fiscal de entrada, para que os impostos de PIS, COFINS, CSLL e ISS sem retenção, não sejam somados na primeira parcela de pagamento, quando a configuração "Incluir desmembramento dos impostos na primeira parcela de pagamento da nota fiscal e manter o valor líquido das parcelas de acordo com o prazo selecionado" estiver marcada em Configurador / Estoque / Opções / Nota fiscal de entrada / Geral.Nota Fiscal de Entrada
Sistemas Gerais0181722791ErroImplementado ajuste no módulo Pessoa, para quando a opção "Ao cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/CNPJ" estiver marcada para "Não permitir", o sistema respeite a regra, impedindo o cadastro de CPF/CNPJ duplicados.

Caminho da configuração:
- Configurador Bimer/ Geral/ Opções/ Pessoa
- Ao cadastrar mais de uma vez o mesmo CPF/CNPJ
Pessoa: ( ) Não permitir ( ) Permitir ( ) Pedir confirmação
Pessoa
Sistemas Gerais0178512505ErroImplementado ajuste no módulo Pessoa, na edição de pessoas, para que os campos de data de cadastro e status de ativo não sejam alterados indevidamente durante a edição de registros já existentes.Pessoa
Estoque WebESTWEB595ErroImplementado ajuste nos campos StUrgente da tabela RequisicaoMaterial e StLiberado da tabela RequisicaoMaterialItemBaixa para que sejam gravados como S ou N.Requisição de Material
Financeiro0179452341ErroImplementado ajuste no módulo Telecobrança para que, ao recuperar um cenário pela tela de "Resultados", o botão "Filtrar" ative corretamente.Tele Cobrança
Financeiro0033808840ErroImplementado ajuste no Telecobrança, em 'Atualizar cobranças', para que ao usar a funcionalidade mais de uma vez no mesmo dia, não sejam reenviados e-mails já enviados anteriormente. Além disso, foi realizado ajuste para que todos os títulos em atraso sejam devidamente incluídos no envio do e-mail.Tele Cobrança
Financeiro0181190033ErroImplementado ajuste no Bimer/Financeiro/Telecobrança/Atualizar cobrança, para que a variável NMEMPRESA seja preenchida corretamente no corpo do e-mail de cobrança.Tele Cobrança, GE Atualiza Cobrança


Voltar ao topo!