Informação do rendimento real da produção no reporte da OP

A partir da versão 1.10.45.0 é possível informar o rendimento real de uma produção, quando a quantidade produzida, utilizando a mesma quantidade de insumos e de recursos, for maior ou menor que a quantidade esperada.

Por exemplo, foi aberta uma ordem de produção para 100 unidades de um determinado produto. Porém, utilizando a mesma quantidade de insumos e tempo de mão de obra, foi possível produzir 105 unidades. Ou seja, eram esperadas 100 unidades e foram produzidas 5 unidades a mais.

No mesmo exemplo, para a OP de 100 unidades, só se conseguiu produzir 97 unidades. Neste caso não houve uma perda de 3 unidades das 100 esperadas. Mas sim, uma produção menor do que esperada, utilizando a mesma quantidade de insumos e tempo de mão de obra. Neste caso, o rendimento foi negativo em relação ao esperado.

O rendimento da produção é então a diferença entre a quantidade produzida e a quantidade esperada para a produção.

Rotina

Para que o sistema permita informar o rendimento de uma produção é necessário que:

  • O Produto esteja configurado para permitir informar o rendimento;

No cadastro de produtos foi incluída a configuração “Este produto trabalha com rendimento”. Ao marcar esta opção, serão habilitados os campos “Limite inferior %” e “Limite superior %”, nos quais poderão ser informados limitadores de tolerância para a variação de uma produção.

  • A ficha técnica do produto esteja configurada para permitir informar o rendimento.

No cadastro da ficha técnica foi incluída a configuração “Essa ficha técnica trabalha com rendimento”. Ao marcar esta opção, serão habilitados os campos “Limite inferior %” e “Limite superior %”, nos quais poderão ser informados limitadores de tolerância para a variação de uma produção.


Há a necessidade de se configurar as duas tabelas, pois pode ocorrer, por exemplo, de um produto ter a possibilidade de informar o rendimento somente quando é produzido utilizando uma ficha técnica específica.

Após realizadas as configurações, o sistema passará a permitir que seja encerrada uma Ordem de Produção, reportando uma quantidade maior ou menor que a esperada, e desta forma ser calculado o rendimento da produção.

Exemplo 01: Rendimento positivo

Na tela de reporte da ordem de produção, observe que a “Qtde a reportar” é superior à "Qtde (UN)".


Após realizar o reporte, acesse o menu Consultas >> Ordem de Produção, localize a OP desejada e clique sobre ela para ser apresentado o seu detalhamento.

Observe que no campo “Qtde. Rendimento (UN)” aparecerá a diferença entre a quantidade reportada e quantidade esperada para produção.


Exemplo 2: Rendimento negativo

Na tela de reporte da ordem de produção, observe que a soma da “Qtde acumulada” + “Qtde a reportar” + “Qtde. Perda (UN)“ é inferior à ”Qtde (UN)”.


Ao confirmar o reporte da ordem de produção, nestas condições, o sistema apresentará a mensagem "Confirmação! Este reporte será o último da ordem de produção? (não / sim)".


Ao confirmar, o sistema encerrará a ordem de produção, considerando um rendimento negativo para ela. Caso, a resposta escolhida seja “Não”, então a OP permanecerá no status de “Em produção”, até que ela seja encerrada.

Atenção

Esta mensagem só será apresentada ao reportar uma produção, quando a quantidade total apontada seja igual à quantidade definida na abertura da OP.


Após realizar o reporte, acesse o menu Consultas >> Ordem de Produção, localize a OP desejada e clique sobre ela para ser apresentado o seu detalhamento.

Observe que no campo “Qtde. Rendimento (UN)” aparecerá a diferença negativa entre a quantidade reportada e quantidade esperada para produção.


Não remova esse quadro

Autor do artigo: VictorSiqueira.uca