Bloco K - Percentual de Perda Padrão dos Insumos

O “Bloco K”, como é comumente chamado, é uma das partes das informações do SPED Fiscal ICMS/IPI, referente ao livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque.

Destina-se à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, referentes às entradas e às saídas, à produção, e ao saldo de estoque de mercadorias.

Uma das obrigatoriedades da apresentação é a de informar o percentual padrão de perda de um insumo durante a produção de item acabado.

Por exemplo, na pintura do produto acabado há uma perda média de 10% da tinta utilizada, que fica nos equipamentos utilizados na pintura. Então, ao informar a movimentação dos produtos envolvidos na produção deste item, a empresa precisa informar que da quantidade tinta separada para sua produção, cerca de 10% foi perdido.

Rotina

No Wise PCP >> Cadastro >> Fichas Técnicas, na inclusão de um insumo, no campo “perda padrão %”, informe o percentual padrão de perda do insumo que está sendo inserido, para cada unidade produzida. Ou seja, o percentual médio de perda daquele insumo que sempre acontece durante a produção.


Por exemplo, suponhamos que para a produção de uma unidade de um produto, sejam necessários 30 ml de tinta para a pintura. Porém, por padrão 10% desta quantidade é perdida nas cerdas do pincel.

Atenção

Esse percentual de perda não se refere às perdas de insumo ocorridas durante a produção, por desperdício ou problemas na manipulação, por se tratarem de situações excepcionais.


Em seguida poderá ver na grade de insumos de uma ficha técnica, uma coluna chamada "Perda padrão %" demonstrando o percentual de perda padrão de cada produto.


Atenção

A inclusão desta informação não afeta a rotina de produção. Ela é apenas informativa, e será utilizada futuramente na geração do Bloco K.


Não remova esse quadro

Autor do artigo: VictorSiqueira.uca