Este artigo visa auxiliar na resolução da rejeição 728: NF-e sem informação da IE do destinatário, que pode ocorrer ao tentar emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no sistema Bimer.
Índice
Compreenda a Rejeição
Essa rejeição indica que a NF-e foi emitida sem a Inscrição Estadual IE do destinatário, sendo que essa informação é obrigatória para o tipo de contribuinte e a operação em questão. A SEFAZ exige a IE do destinatário para identificar contribuintes do ICMS e controlar as operações interestaduais e internas sujeitas ao imposto.
Solução
Para resolver a questão no Bimer é muito fácil:
- Verifique o destinatário informado na NF-e;
- Abra o módulo Pessoa, localize o cadastro do destinatário;
- Na aba Endereço, verifique o campo de Inscrição Estadual e Tipo de Contribuinte;
- Faça o ajuste e salve o cadastro;
- Reinicie o Faturamento, retire e coloque o destinatário na nota para o sistema pegar as novas configurações;
- Reenvie a nota para a SEFAZ.
Caso você não tenha a informação do tipo de contribuinte e IE, solicite ao cliente. Caso deseje, você também pode consultar no site SINTEGRA utilizando o CNPJ do cliente.
Clique aqui e veja como fazer.
Considerações
A correta informação da Inscrição Estadual (IE) do destinatário e do seu tipo de contribuinte é essencial para a validação da NF-e pela SEFAZ em muitas operações. Certifique-se de manter os cadastros de seus clientes atualizados com essas informações precisas, consultando o Sintegra ou solicitando os dados diretamente ao cliente quando necessário