BIMER - FINANCEIRO: Título descontado


Introdução

Essa rotina é usada quando a empresa possui títulos a receber de seus clientes, por meio de boletos ou cheques, onde a empresa de venda realiza um acordo com o banco para receber os valores em aberto dos clientes antes da data de vencimento, como se fosse uma antecipação de pagamento, mas logicamente o banco cobra algumas taxas por antecipar esse valor as quais serão descontados dos títulos. Quando os títulos são pagos pelos clientes, o banco já retêm o valor que antecipou à empresa + a taxa cobrada (que representa o valor integral do título).

Exemplo

Para ficar mais claro imagina o seguinte:

  • Empresa gerou um boleto de R$ 5.000,00 para o cliente Mineiros do Sul, vencerá daqui a 30 dias;
  • Empresa precisa pagar um fornecedor mas, não tem dinheiro em caixa o suficiente;
  • Empresa entra em contato com o banco e solicita que o valor do boleto seja antecipado;
  • Banco verifica que o boleto existe, antecipa a empresa um valor de R$ 4.500,00; cobrando 10% em cima do valor antecipado (R$ 500,00);
  • Quando o cliente paga o valor do boleto, o banco retêm os R$ 5.000,00.
    • R$ 4.500,00 do valor que antecipou à empresa
    • R$ 500,00 da taxa cobrada pelo serviço

Isso quer dizer que a empresa deixa de receber uma parte do título que é direcionada ao banco.

Mas como funciona no sistema? E se o cliente deixa de pagar o título? Responda suas dúvidas lendo este artigo. Vem comigo!

Configurações

Configurador Bimer

  1. Acesse o Configurador Bimer / Financeiro / Opções / Baixas / Configurações diversas para baixa de títulos.
  2. Preencha o campo Natureza de lançamento a ser utilizada na baixa de título descontado.
  3. Preencha o campo Evento de baixa a ser utilizado na baixa de título descontado.
    1. Essa tabela é cadastrada no Configurador Bimer / Financeiro / Evento de baixa / marcando a opção Desconto.

Tipo de Cobrança

  1. Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Tipo de Cobrança.
  2. Cadastre/edite um tipo de cobrança com a opção Título descontado marcada.
  3. Grave o cadastro.

Rotinas

Contas a Receber

O próximo passo é incluir o título no sistema, podendo ser pelo módulo Faturamento ou Contas a Receber por exemplo.

  1. Se optar por exemplo pelo Contas a Receber, acesse na aba principal do módulo o botão Cadastro de títulos a receber.
  2. Na maioria dos casos a empresa que trabalha com a rotina de título descontado, gera primeiramente o título com o tipo de cobrança comum, e após enviar o arquivo remessa para o banco e realizar o acordo sobre o título descontado, é alterado o tipo de cobrança para o que foi configurado com a marcação Título descontado, assim ao cadastrar o título informa-se o tipo de cobrança comum, banco e agência de cobrança, conta bancária e os demais campos do titulo.
  3. Após então a confirmação do banco, deve-se acessar o título que foi criado, e na aba Histórico de carteira adicionar o tipo de cobrança que foi configurado com a marcação do título descontado.
  4. No campo Data movimento informa-se a data do recebimento do valor antecipado pelo banco; no campo de percentual lado informa-se quanto do título o banco depositará para a empresa (já considerando o desconto feito pelo banco referente a taxa cobrada pelo mesmo, no exemplo o banco cobrou 5% de taxa então foi informado 95% no campo de percentual).
  5. Informe a Conta Bancária que receberá este valor, e para finalizar insira a Data de referência e Número do título no banco.
  6. Grave o título.
  7. Veja que o tipo de cobrança normal vinculado anteriormente é cancelado na aba Histórico de carteira.
  8. Pelo módulo disponível verifique o lançamento do valor de antecipação feito pelo banco, onde no histórico do lançamento há a descrição Lançamento referente a título descontado.
    1. Para consultar selecione a empresa e a conta que foi vinculada ao título no campo Conta bancária.


Se liga

  • O título no sistema Bimer deve ficar em aberto até de fato o cliente realizar o pagamento no banco.
  • Caso não tenha acesso ao disponível, pelo próprio Contas a Receber clique no título na tela principal, depois em Linha do tempo e veja em Descendente o movimento gerado.


Dúvida! E se o título não tiver nenhum tipo de cobrança?

É só localizá-lo e na aba Título preencher o Tipo de cobrança e os dados da conta para a cobrança.

Valor de Estorno do Título

Caso o cliente não pague o título, o sistema possui a possibilidade de estornar esse valor, para isso:

  1. Acesse o módulo Contas a Receber / aba Histórico de Carteira para incluir um tipo de cobrança que não esteja configurado como título descontado, onde deve-se vincular a conta bancária do qual será estornado esse valor.
  2. Ao gravar o título, o sistema abre a tela de Estorno de título descontado onde confirma-se o valor a debitar da conta, assim pode-se preservar o valor antecipado pelo banco, ou ainda adicionar em percentual e valor alguma taxa de juros ou multa cobrados pelo banco para aumentar o valor a debitar.
  3. Após isso basta clicar em Ok.
  4. No módulo disponível pode-se verificar que foi gerado um novo lançamento com o valor de estorno, com o histórico Lançamento de estorno referente a cancelamento de título, pois o valor que foi antecipado pelo banco está sendo devolvido ao mesmo uma vez que o pagamento não foi efetivado, mas de qualquer forma o banco já lucrou com o valor da taxa cobrada pelo seu serviço.

Cheque a Receber

Após lançar o título a receber com a forma de pagamento cheque, vá no módulo cheque a receber e preencha os dados do cheque entregue pelo cliente pelo botão Editar. Após isso:

  1. Ainda no módulo Cheque a Receber / Gerar histórico de carteira;
  2. Nas telas seguintes faça um filtro com as informações dos títulos desejados: natureza de lançamentos, empresas, clientes, forma de pagamento, entre outros.
    1. Não é necessário preencher todos os filtros. Preencha só aqueles que quer usar. Ex.: Filtrar apenas com a forma de pagamento cheque. Isso quer dizer que todos os títulos com essa forma aparecerão no filtro.
  3. Na tela Filtro por títulos a receber selecione os documentos que receberão o Tipo de cobrança descontado;
  4. Na próxima tela, informe a Conta, Tipo de Cobrança, a data movimento e percentual do título que a empresa receberá.

  5. Veja na tela principal que o cheque muda o status de Cadastrado para Enviado p/ Conciliação;

  6. Clique em Linha do tempo e veja em Descendente o movimento gerado com a descrição Lançamento referente a título descontado.

Valor de Estorno de cheque

Se por acaso você colocou o histórico de carteira errado, ou o cliente não pagou o cheque, você terá que mudar o histórico de carteira para um tipo de cobrança sem título descontado, para isso:

  1. Vá no módulo Cheque a Receber / Gerar histórico de carteira;
  2. Nas telas seguintes faça um filtro com as informações dos títulos desejados: natureza de lançamentos, empresas, clientes, forma de pagamento, entre outros.
  3. Na tela Filtro por títulos a receber selecione os documentos que receberão o Tipo de cobrança sem desconto;
    1. Os que aparecem com um quadradinho azul são aqueles que possuem tipo de cobrança descontado.
  4. Na próxima tela, informe a Conta, Tipo de Cobrança, a data movimento e alíquota de juros/multa aplicado no valor do título;

  5. O cheque muda o status para Cadastrado.

  6. No disponível é criado um movimento de Saída, com os juros e multa, para ressarcir ao banco.



Dicas

  1. Se você não está conseguindo localizar o cheque pela tela principal marcando os filtros, clique no botão de Localizar e busque seu título informando algum campo de filtro com as datas ou número do título.
  2. Lá no módulo Contas a Receber também tem o botão Gerar Histórico de Carteira para que você possa mudar ou incluir o histórico de carteira de vários títulos ao mesmo tempo.
  3. Ao criar vários títulos pelo Contas a Receber / Ferramentas  / Movimentos Automáticos, logo na primeira tela você pode incluir o Tipo de cobrança e em seguida informar os dados bancários.