Passando o Shrink Database para diminuir a base de log.


Saiba como realizar uma reestruturação e/ou exclusão de registros no arquivo de log da base de dados, acarretando na diminuição do arquivo .ldf (log da base de dados).

Se marcar a opção "Simple Recovery Mode", o arquivo de log será reduzido em intervalos regulares. Mas deve ser marcado apenas caso a empresa não faça backup incremental da base de dados.
Caso o tamanho em MB (megas) da segunda linha, ou seja, do log da base de dados estiver muito elevado, clique em processar. Desta forma o sistema irá compactar o arquivo de log da base de dados, poupando espaço no servidor. 

Se a versão do SQL Server da empresa for 2000, baixar o arquivo: Shrink Database 2000, se for 2008 ou superior: Shrink Database 2008

  1. Execute o aplicativo baixado. 
  2. Informe usuário de supervisor (ou SA do SQL) e senha do mesmo, e clique em “OK”.


    • A primeira linha mostrada é o arquivo de extensão "MDF", e é onde ficam todas as informações da base de dados.
    • A segunda linha representa o log da base de dados, cuja a extensão é a "LDF".

      Se sua "Edição" (Informação que fica na linha cinza escuro) possuir a descrição "Express" e a primeira linha mostrada estiver superior a "7500" (Tamanho em MB = Megabytes) significa que em breve seu SQL não irá mais suportar o crescimento da base de dados, pois versões Express do SQL, que são as versões gratuitas, por especificação da Microsoft, possui limite de 10 GB (10.000 MB) de armazenamento.

      Importante acionar o departamento de TI da empresa para que possam adquirir licença do SQL junto a Microsoft para aumentar a capacidade de armazenamento do banco de dados.