Introdução
Com a chegada da Reforma Tributária vieram também muitas dúvidas quanto ao cálculo dos novos tributos. Pensando nisso, este artigo vai alertar você sobre uma situação muito importante: o impacto que os atuais impostos têm na base de cálculo de IBS/CBS.
NT 2025.002 v1.10
Imagine que você está emitindo uma NF-e com os seguintes tributos: ICMS, CBS e IBS. Contudo, ao gerar a nota, você reparou que a base de cálculo de IBC e CBS está menor do que deveria. E agora!? O que pode estar impactando nessa redução de BC?
É isso que explica a NT 2025.002 v1.10. Nessa nota técnica, página 28, é estipulado o que é somado ou abatido da base de cálculo de IBS/CBS e, no caso do exemplo citado, o ICMS será abatido da base de cálculo de IBS/CBS. Não apenas o ICMS, mas PIS, COFINS e FCP também serão deduzidos da base de cálculo dos novos tributos se estiverem sendo calculados no mesmo documento.
Dê uma olhada na imagem abaixo para entender melhor!
Funcionamento no Bimer
Quer entender como essa redução funciona dentro do Bimer!? Então, vamos lá!
No caso, é necessária a emissão de uma nota fiscal que conste os novos tributos e mais os tributos que temos atualmente (ICMS, PIS, COFINS, etc.). Ao verificar a base de cálculo de IBS/CBS, veja que o valor está menor do que o valor total dos produtos.
Essa redução é feita automaticamente pelo sistema; nenhuma configuração é necessária.
É normal, em um primeiro momento, acreditar ser um erro. Contudo, estar por dentro das mudanças na Reforma Tributária é essencial para entender o que está acontecendo no seu sistema e nas suas notas fiscais. Conte conosco!

