Introdução
A Reforma Tributária já é uma realidade e é necessário que todos estejam informados sobre seus impactos. Pensando nisso, este artigo contará um pouco sobre os novos impostos no Nota Fiscal de Entrada, além dos recursos disponíveis.
Não deixe de ler o artigo até o final e conferir os outros artigos que já temos sobre outras rotinas afetadas pelo IBS/CBS.
Importação de notas de compras
A dúvida mais comum é como ficará a importação de notas de fornecedores por XML, NFStock ou Certificado Digital, não é mesmo? Bem, essas notas serão importadas normalmente, desde que sua operação de compra/entrada esteja marcada para calcular IBS e CBS.
A importação do XML ocorrerá normalmente, mostrando, inclusive, o cadastro ou vínculo de produtos e fornecedores, se forem necessários. Tudo aquilo ao qual você já está acostumado!
Você poderá escolher se deseja importar os dados dos tributos conforme o XML ou com base nas configurações do sistema. Para isso, acesse:
- Nota Fiscal de Entrada / Opções / Complementar;
- No quadro "Calcular os impostos de documentos vinculados a XML:" marque a opção desejada.
Essa configuração é importante porque se estiver marcado para seguir a configuração do sistema, sua operação ou o seu produto precisam estar com a classificação tributária corretamente informada. Caso contrário, o cálculo não será feito porque os campos ficarão desabilitados para edição diretamente na nota fiscal.
As informações do XML não substituirão as informações atuais do seu cadastro de produto, como classificação tributária e alíquotas.
Após a importação, basta finalizar o preenchimento da sua nota normalmente e liberá-la.
Cadastro manual da nota fiscal
Caso você não queira realizar a importação do XML, poderá continuar cadastrando sua nota manualmente sem nenhuma mudança na rotina. Contudo, é necessário que o seu sistema esteja parametrizado para a realização automática dos impostos. Caso queira visualizar as configurações necessárias, clique aqui.
As configurações para cálculo dos tributos nas notas de compra são iguais às configurações para emissão de nota no Faturamento.
Visualização dos impostos
Para visualizar os valores dos impostos, você poderá visualizar de forma individual dentro do produto da nota, ou o valor total dos tributos para aquela nota, como já funciona com os tributos atuais.


