Emissão de NF-e com IBS/CBS em ambiente de homologação


Está em período de preparação para e Reforma Tributária e deseja emitir notas fiscais eletrônicas no ambiente de homologação? Este artigo detalha o procedimento exato para emissão em ambiente de teste, etapa fundamental para garantir a correta aplicação das novas regras fiscais. O objetivo é assegurar a conformidade técnica e uma transição operacional livre de erros para sua empresa.  

Índice




Essa rotina deve ser feita em uma base de teste, pois as notas uma vez emitidas e autorizadas, não poderão ser excluídas posteriormente. Se não for realizado em base teste, você terá notas emitidas em ambiente de homologação da Sefaz, mas constarão na base oficial do sistema, tendo a possibilidade de serem enviadas para a escrituração fiscal e contábil, causando diversos transtornos à empresa devido à irregularidade.

Para iniciar as configurações de emissão no ambiente de homologação, é imprescindível que o sistema esteja previamente configurado para a apuração do IBS e do CBS. Mais detalhes sobre a configuração para o cálculo do IBS/CBS clicando aqui.

Configurações 


Tipo de documento

Primeiramente, é necessário que você já tenha as operações cadastradas. Caso você queira relembrar como cadastrar uma operação, clique aqui.

Em seguida:

  • Acesse o Configurador / Estoque / Tipo de documento;
  • Localize o tipo de documento configurado na operação previamente cadastrada para o envio de NF-e;
  • Feito isso, abra o cadastro do tipo de documento, selecionando a empresa correta;
  • Após abrir o cadastro, você deverá marcar na aba Dados a opção Este tipo de documento será utilizado para nota fiscal de homologação.

Marcando esta opção, fará com que as notas que o utilizam para venda / compra emita notas fiscais eletrônicas em ambiente de homologação.



Caso a sua emissão da Nota Fiscal Eletrônica ainda seja realizada por meio do NFEasy, siga o procedimento detalhado abaixo:

NFEasy

Dentro do cadastro da empresa que irá trabalhar em homologação deverá informar Homologação no campo Ambiente NF-e.

Assim, sempre que o NFEasy for enviar as notas, enviará para o ambiente de homologação da SEFAZ, gerando assim notas sem validade fiscal, mas seguindo os mesmos critérios de validação da nota normal.



Faturamento


Após as configurações realizadas acima, você poderá realizar o envio da nota.

Certifique-se que a operação utilizada na nota é a mesma configurada para o envio em ambiente de homologação.


Ao informar a operação com o tipo de documento configurado para homologação, o próprio sistema alertará sobre as informações do destinatário. 

Assim sendo, o destinatário da NF-e, independente da pessoa selecionada na tela de cadastro da nota no Faturamento, terá o seguinte nome quando o XML for gerado:

Nome: NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL