Objetivo
Demonstrar como fazer a instalação do SQL Server 2022, mostrando as funcionalidades e quais configurações serão necessárias para o bom funcionamento do sistema Bimer.
O Microsoft SQL Server é um sistema gerenciador de banco de dados relacional robusto e amplamente utilizado em sistemas corporativos de diferentes portes. A versão 2022 traz avanços em desempenho, segurança e conectividade.
Para a instalação, é recomendado seguir as configurações padrão e realizar ajustes específicos conforme indicado neste guia.
Instalação do SQL Server 2022
- Execute o instalador, será apresentada uma tela para selecionar o tipo de instalação a ser executada, clique em “Personalizado”.
- Na tela seguinte, verifique se o idioma está informado corretamente e clique em “Instalar”.
- Será iniciado o download do pacote de instalação, e ao finalizar selecione a opção “Nova instalação autônoma do SQL Server ou adicionar recursos a uma instalação existente”.
- Na próxima tela, será questionado se deseja usar o Microsoft Update para procurar atualizações, marque a opção recomendada e avance.
- Será feita uma validação para verificar se o computador foi reiniciado, se o PowerShell foi instalado, se o Firewall da máquina está desativado, entre outras informações.
- Nesta etapa, iremos selecionar a opção “Executar uma nova instalação do SQL Server 2022”.
- Será exibido a tela de termos de licença, marque a opção “Aceito os termos da licença” e clique em “Avançar”.
- Na próxima etapa, iremos desmarcar a opção “Extensão do Azure para SQL Server”, pois se trata de um recurso para instalação em Nuvem. Feito isso avançamos.
- Na aba “Seleção de Recursos”, devemos obrigatoriamente marcar a opção “Serviços de Mecanismo de Banco de Dados”, os demais recursos são opcionais. Feito isso, clicamos em “Avançar”.
Na tela “Configuração da instância” escolha entre “Instância Padrão” ou “Instância nomeada”.
- Instância padrão — O sistema criará uma instância com o nome padrão do SQL Server. Por exemplo, <Nome do computador>/SQLExpress
- Instância nomeada — O usuário poderá definir com qual nome a instância será criada, em vez de utilizar o nome padrão, tendo assim maior flexibilidade.
- Após selecionar qual tipo de instância vai utilizar (e dependendo do caso informar o nome da instância) clique em “Avançar”.
- Na aba “Contas de Serviço”, no serviço Mecanismo de Banco de Dados na coluna Tipo de inicialização coloque Automática.
- No serviço Navegador do SQL Server na coluna Tipo de inicialização coloque Automática.
- Ainda na mesma tela, acesse a aba Ordenação e clique em “Personalizar…”.
A configuração do agrupamento (Collation) é de extrema importância para o correto funcionamento do Bimer. Informar o tipo incorreto acarretará em problemas no funcionamento do sistema, dessa forma esta configuração deverá ser realizada com cuidado.
O Agrupamento (ou Collation), é a codificação dos caracteres existentes no bando de dados. O tipo de agrupamento influencia na busca dos dados que estão armazenados no banco. Usar o tipo de agrupamento errado pode causar diversos problemas. - Marque a opção “Agrupamento do SQL, usado para compatibilidade com versões anteriores” e selecione o agrupamento SQL_Latin1_General_CP850_CI_AI. Em seguida clique em “Ok”.
- Agora com o agrupamento selecionado corretamente, clique em “Avançar”.
- Nesta tela, marque a opção “Modo Misto (autenticação do SQL Server e do Windows)”, que é um modo de autenticação mais seguro e recomendado.
- Em seguida informe a senha nos campos Digitar Senhas e Confirmar senha. Após isso clique em “Avançar”.
- Após a instalação deverá aparecer uma mensagem conforme a imagem abaixo informando que foi instalado com sucesso, basta clicar em “Fechar”.
Configurações do SQL Server Configuration Manager
Para que o sistema do Bimer faça a conexão corretamente, deve-se estar configurado corretamente tanto os serviços como os protocolos.
- Para que possamos entrar no SQL Server Configuration Manager, clique em Iniciar >> Microsoft SQL Server <Versão> >> SQL Server Configuration Manager.
Dependendo da versão do Windows, este caminho poderá ser diferente.
- Agora verifique se o serviço está ativo, para isso acesse Serviços do SQL Server, e do lado direito verifique se o SQL Server Browser e o SQL Server (<nome da instância>) está com o ícone de 'Play' em verde.
- Em Configuração de Rede do SQL Server >> Protocolos para <nome da instância>, verifique Memória Compartilhada, Pipes Nomeados e TCP/IP estão com o status Habilitado. Caso não algum deles não esteja habilitado, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione a opção “Habilitar”.
- Após habilitar, clique novamente com o botão direito e acesse as propriedades.
- Na aba Endereços IP informe a porta 1433 no campo Port TCP em IPAII e clique em ok para gravar.
Dica
Após a configuração da Porta TCP reinicie o serviço da Instância.
Entrando no Management Studio
- Para abrir o Management Studio, vá em Iniciar >> Microsoft SQL Server Tools >> SQL Server Management Studio.
Dependendo da versão do Windows, este caminho poderá ser diferente.
Outra forma de acessar é através das teclas de atalho? Win + R e digite SSMS na janela do Executar e dê Enter. Após abrir no “Management Studio”, deverá informar os seguintes campos:
Nome do servidor — Informe o nome do servidor que será composto por <nome da máquina>\<nome da instância>;
Autenticação — Deverá selecionar a opção “Autenticação do SQL Server”;
Logon — Informe o usuário SA criado por padrão pelo SQL Server;
Senha — Informe a senha definida no momento da instalação do SQL Server.
Em seguida clique em “Conectar”.
Você Sabia?
O Bimer usa por padrão a linguagem English para o usuário administrador (SA). Se a linguagem não for configurada assim, algumas telas do sistema podem apresentar mensagem de inconsitência.
Para ajustar, faça o seguinte no Management Studio após Conectar:
- Clique na pasta Segurança
- Pasta Logons
- Selecione o usuário SA
- Clique com o botão direito do mouse na opção Propriedades.
- No campo Idioma padrão selecione English - us_english.
Após salvar é necessário clicar em cima da conexão representada pelo nome do servidor e na opção Reiniciar.