Você sabe o que é Sacador Avalista?
Vamos ver neste artigo o conceito e a aplicação de Sacador Avalista no Bimer.
Conceito
Antes mesmo de entender o que é Sacador/Avalista, precisamos colocar em evidência outras figuras importantes no que diz respeito à emissão e pagamento de boletos bancários.
- Precisamos entender que o Cedente é o responsável pelo recebimento do valor, mesmo que não tenha sido ele o prestador de determinado serviço ou vendedor de tal produto. Ele será então o beneficiário do título.
- Já o Sacado (cuidado para não confundir com Sacador) é o cliente final, ou seja, quem irá pagar aquele boleto bancário, por exemplo.
Agora sim, vamos ao tão falado Sacador Avalista. Este, por sua vez, é quem de fato prestou o serviço ou vendeu o produto.
Para ficar mais claro, podemos definir o Sacador Avalista como o real cedente daquela operação comercial, que será intermediada pelo cedente e paga pelo sacado.
Atualmente, há no mercado diversos intermediadores de pagamento, ou seja, diversos cedentes, que facilitam algumas rotinas gerando boletos, por exemplo. Com isso, ao gerar um boleto bancário para um cliente final, é preciso saber quem é a pessoa que realmente irá receber aquele valor pago, sendo este o sacador avalista.
Exemplo Prático
Sua empresa é a BrGolden Informática e utiliza a empresa MasterPag para gerar seus boletos e enviar aos seus clientes. Ao enviar um boleto de cobrança ao cliente Alfa Shop, teremos as seguintes posições e definições:
- BrGolden Informática: Sacador/Avalista
- MasterPag: Cedente
- Alfa Shop: Sacado
Aplicação no Título A Pagar
É possível informar o Sacador Avalista no Bimer ao cadastrar um título A Pagar. Para isto, no cadastro do título, acesse a aba Complementar e verifique o campo 'Sacador Avalista' ao fim da tela.
Esta opção está disponível a partir da versão 8.01.02.00.
É possível levar esta informação para o arquivo de remessa de liquidação, utilizando as variáveis "NR_INS_SACADOR_AVALISTA" e "NOME_SACADOR_AVALISTA".