PEDIDO DE VENDA - Atendimento de Consumo dos Clientes

Já pensou em conseguir ter uma previsão de término de estoque dos clientes que compram em sua empresa? Otimizar o trabalho do setor de vendas para entrar em contato com clientes e realizarem novas compras nunca foi tão fácil! 

Veja abaixo um passo a passo sobre a configuração necessária e outro com a rotina de criação e controle desta informação!

Configuração - Configurador Bimer

  1. Acesse o módulo Configurador Bimer, em Faturamento, Opções, Pedido de Venda, Consumo;
  2. Marque a opção "Gera atendimento de previsão de término de estoque do cliente";
  3. Informe um "tipo de atendimento" padrão para controle;
  4. Informe um "tipo de contato" padrão para controle;
  5. Selecione o "usuário" para quem será enviado o atendimento (Caso não preencha este campo, o atendimento é criado sem usuário de delegação);
  6. Informe o "número de dias" anteriores ao término do estoque para a data de contato¹ com o cliente; 
  7. Informe um parecer padrão para criação do atendimento
    1. Ao lado do campo para digitação livre, há um botão de lupa para seleção de variáveis que poderão ser utilizadas para preenchimento automático, conforme criação do pedido de venda.


¹ A data de contato é a data de próximo contato em que o atendimento será delegado, para que no dia em questão o atendimento apareça para o usuário poder realizar as ações devidas, seja ligar para o cliente, enviar e-mail, orçamentos...


Passo a passo

Pedido de Venda - Gerar Pedido e Atendimento

  1. Acesse o módulo Pedido de Venda e informe a empresa;
  2. Clique em "Novo"; 
  3. Preencha os campos necessários da capa do pedido;
  4. Na tela de inserção de produtos, preencha os campos necessários;
  5. Antes de confirmar a inserção do produto, clique em no botão "Consumo";
  6. Na tela de Consumo, selecione a quantidade a ser consumida² e a periodicidade do consumo (diária, semanal, quinzenal, mensal...);
  7. Clique em "OK" para confirmar a tela de consumo;
  8. Finalize a inserção do item no pedido e clique em "OK";
    1. Repita, desde o 4º passo, caso for inserir outros produtos ao pedido;
  9. Finalize a criação do pedido e clique em "OK" para salvar;
  10. Libere o pedido para que o atendimento seja criado. 

    Observação

    1. Será criado um atendimento para cada produto adicionado no pedido de venda.

    2. Somente serão criados os atendimentos se o 5º, 6º e 7º passo no Pedido de Venda forem realizados. Se em um pedido que possua dois produtos e apenas um deles for preenchido com o consumo, somente será criado um atendimento para o produto que teve o preenchimento do consumo.



² A quantidade a ser consumida possui uma observação importante se o item é vendido por embalagem:

Dentro do item do pedido tem a possibilidade para selecionar 'Unidade' ou 'Embalagem'. Dessa forma, quando o item estiver marcado 'Unidade' deverão ser informados os dados de consumo (botão 'Consumo' no rodapé da tela do item) de acordo com as unidades consumidas pelo cliente e sua periodicidade. Mas se a venda estiver sendo realizada por 'Embalagem' deverá preencher os dados baseados no consumo do cliente por embalagem.

Exemplo:

O cliente consume 30 unidades por mês. Cada embalagem tem 10 unidades, totalizando nesse caso 3 embalagens:

  • Venda por unidade (30 unidades):

Deverá informar no consumo 30 unidades e a periodicidade mensal.


  • Venda por embalagem (3 embalagens):

Deverá informar no consumo 3 embalagens e a periodicidade mensal.


Cálculos:

  • Venda por unidade (30 unidades): 30 unidades vendidas / 30 unidades de consumo por mês = 1 mês de duração do estoque.
  • Venda por embalagem (3 embalagens): 3 embalagens vendidas / 3 embalagens de consumo por mês = 1 mês de duração do estoque.

CRM - Localizar Atendimento

  1. Acesse o módulo CRM;
  2. Insira o código do cliente que foi gerado o pedido de venda; 
  3. Acesse a aba "Atendimento...";
  4. Localize o atendimento gerado (filtre o usuário de delegação e tipo de atendimento conforme configuração do recurso);
  5. Verifique que a data de próximo contato é referente à: (dia de término do consumo) - (número de dias informado no 6º passo da configuração);