Precisa realizar a inutilização de um número de nota fiscal eletrônica ou então uma faixa de numeração e não sabe como fazer? Veja abaixo um passo a passo de como realizar o procedimento!
Quando inutilizar uma numeração?
Somente são passíveis de inutilização as numerações que já foram utilizadas em algum momento de validação na Sefaz e que não se encontram autorizadas. Por exemplo, uma nota que foi rejeitada e precisa ser excluída para ser refeita.
Inutilização de número
- Abra o Faturamento / Ferramentas;
- Nos botões principais, clique em "Enviar inutilização para a SEFAZ";
- Na tela que abrir preencha os campos indicados:
- Número inicial;
- Número final;
- Tipo de documento;
- Justificativa;
Importante
Nos campos de número: Se for realizar a inutilização de um número apenas informe o mesmo número nos dois campos. Se for realizar a inutilização de uma faixa de números, informe o primeiro número da faixa e o seu último.
No campo tipo de documento: Para saber qual o tipo de documento precisa ser utilizado, caso haja mais de um na seleção, faça a seguinte verificação: identifique qual é a operação de venda que está sendo utilizada e saiba o tipo de documento vinculado a esta operação entrando no cadastro dela pelo Configurador / Estoque / Operação. Ao editar a operação, vá à aba "Documento" e lá terá o campo "Tipo de documento".
No campo justificativa: Campo livre para mensagem de justificativa para a Sefaz.
- Clique em "OK" para finalizar o envio;
- Em seguida, nos botões principais do Faturamento, ainda dentro da aba "Ferramentas", clique em "Consultar notas inutilizadas";
- Nesta tela você irá conseguir consultar o envio da inutilização realizada, tal como o status junto a Sefaz.
- A Sefaz precisa realizar a autorização desta inutilização, da mesma forma que faz a autorização das Notas Fiscais
Clique aqui e veja como realizar o procedimento: