Como importar o certificado digital para o cadastro de empresas

Quer saber como importar o certificado digital no cadastro da sua empresa no Bimer? Então este artigo é para você! Você pode acompanhar por vídeo ou por escrito. winking face 






Objetivo



No Bimer é possível importar o certificado digital por dentro do cadastro da empresa, desde que esteja instalado no Windows da máquina emissora de NF-e. Caso o certificado digital tenha sido instalado no banco de dados, qualquer máquina poderá emitir NF-e.

Veja o passo a passo a seguir.

Importação através do arquivo PFX


  1. Acesse o Configurador / Geral / Empresas;

  2. Localize e edite a empresa desejada;

  3. Clique na aba Emissão de Notas, em seguida na aba Certificado;

  4. Clique em “Localizar arquivo PFX do certificado digital”;

  5. Localize e selecione o arquivo PFX correspondente ao certificado que deseja importar, e clique em Abrir;

  6. informe a senha do certificado, e clique em Ok

    No final da tela aparecerá a mensagem “O conteúdo do certificado digital foi armazenado no banco de dados”, indicando que a importação foi feita com sucesso;


  7. Clique novamente em “Ok” para gravar o cadastro da empresa.


Para emissão de documentos fiscais, o Bimer aceita somente o certificado do tipo A1.


Importação do certificado digital instalado no Windows


Se não tiver o arquivo PFX para ser importado, e o certificado digital já estiver instalado no computador, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Configurador / aba Geral / Empresas;

  2. Localize e edite a empresa desejada;

  3. Clique a aba Emissão de Notas, em seguida na aba Certificado;

  4. Clique em “Selecionar certificado digital instalado no Windows”;

  5. O sistema mostrará o(s) certificado(s) disponível(is) no computador;

  6. Selecione o certificado desejado e clique em Ok;

Nesse tipo de importação pode haver dois cenários:

  1. Se o certificado instalado no computador foi marcado como exportável, então, no final da tela aparecerá a mensagem “O conteúdo do certificado digital foi armazenado no banco de dados”, indicando que a importação foi feita com sucesso;


  2. Se o certificado instalado no computador não estiver marcado como exportável, será apresentado o seguinte alerta:

    E no final da tela aparecerá a mensagem “Certificado digital instalado no Windows”. Isso indica que o certificado foi reconhecido, porém, por não ter sido salvo no banco de dados, então, todos os computadores que precisam enviar NF-e/NFC-e para a SEFAZ precisam ter o certificado instalado.


Clique novamente em “Ok” para gravar o cadastro da empresa.

Essas são as opções para importação de certificado digital. 

Observação: o passo a passo indicado serve também para atualizar um certificado digital quando ele está vencido ou prestes a vencer.


Atenção:

  1. A importação do certificado digital no cadastro da empresa só terá efeito no módulo Faturamento quando a base de dados estiver configurada para trabalhar com envio por DLL.
  2. Se você utilizar o sistema via cloud (nuvem), entre em contato com o nosso suporte para auxiliarmos nas configurações do certificado.