Como configurar o Bimer para trabalhar com Centro de Custos

Os passos a seguir explicam como realizar as configurações necessárias, para que os campos para informar o centro de custo nos lançamentos financeiros fiquem disponíveis. Partindo do princípio que as configurações iniciais no módulo cobertura contábil, para realizar a conexão com o sistema Pack já estejam feitas.

Caso essa configuração ainda não tenha sido realizada, mantenha contato com o setor de implantação do Bimer para agendar uma visita.

Passo a passo

Bimer Integrado ao Pack

Quando se trabalha com a integração entre o Bimer e o Pack é obrigatório que o cadastro e manutenção do plano centro de custos seja feito sempre no módulo Pack PHD.

Cadastro do Plano de Centro de Custos

  1. Acesse o PHD;

  2. Clique em Cadastro;

  3. Em seguida clique em Centro de Custo;

  4. Clique em Novo;

  5. Informe um código e nome para o Plano de Centro de Custos;

  6. Informe uma máscara para a classificação interna dos centros de custo. A máscara define os níveis e separações do centros de custos, e se serão aceitos apenas números, apenas letras, ou ambos. Se por exemplo, o plano de centro puder chegar até 04 níveis, a mascará poderia ser 9.99.99.999.

  7. Clique em Gravar;

  8. Selecione o Plano criado e clique em Centro de Custo no menu;

  9. Clique em Novo, e inicie a inclusão dos centro de custos;

  10. O sistema atribui automaticamente um código de chamada;

  11. Informe a Classificação do Centro de custos, começando do menor nível para o maior;

  12. Informe se o centro de custos é analítico (utilizado para classificar lançamentos) ou sintático (apenas para organização do plano);

  13. Clique em gravar;

Repita os passos 9 à 13 até concluir o cadastro de todos os centros de custos.

Importação Plano de Centro

  1. Acesse o módulo Cobertura Contábil;

  2. Clique na aba Cadastros e Configurações, e selecione Plano de Centro de Custos;

  3. Clique em Importação Wcont;

  4. Clique em Atualizar e aguarde o final do processamento;

  5. Selecione o Plano de Centros Importado, e clique em Centros de Custo;

  6. Clique em Importação Wcont;

  7. Clique em Atualizar e aguarde o final do processamento;

Ao final, confira se o plano de centros de custo e os centros de custos foram importados corretamente do PHD.

Após realizar o cadastro de importação do plano de centros de custo, e preciso definir quais os tipos de lançamentos de títulos a pagar e títulos a receber devem ser classificados com centro de custo.

Configurações para os Títulos a Pagar

  1. Clique na aba Cobertura;

  2. Clique no sinal de (+) ao lado da empresa desejada, para expandir o menu de opções;

  3. Expanda o menu Financeiro >> Contas a Pagar;

  4. Clique com o botão direito sobre Inclusão de títulos;

  5. Selecione uma natureza de lançamento que será utilizada no lançamento dos títulos no módulo Contas a Pagar;

    Atenção: Não é permitido configurar uma natureza de lançamento para trabalhar com centro de custo, caso ela já tenha sido utilizada no lançamento de algum título. Nesses casos é necessário cadastrar uma nova natureza de laçamento, no Configurador Bimer.

  6. Informe a conta contábil e histórico contábil para o lançamento;

  7. Na aba Centro de custo, marque a opção Utiliza Centro de custo;

  8. Selecione a forma de obtenção dos centros de custos;

  9. Clique em Ok.

Configurações para os Títulos a Receber

As configurações para se trabalhar com classificação de centro de custo nos lançamento de títulos a receber são iguais as realizadas para os títulos a pagar. Porém, devem ser realizadas no menu Financeiro >> Contas a receber.

Conclusão

Após realizar todas essas configurações, sempre que houver um lançamento de um título a pagar, ou de um título a receber, utilizando uma natureza de lançamento com centro de custo, habilitará o campo para realizar a classificação.