Veja neste vídeo os primeiros passos para trabalhar com a integração via BimerAPI!
Neste artigo falaremos sobre os primeiros passos para utilização da integração via Bimer API.
Se você ainda não tiver a Bimer API instalada, mantenha contato via chat com nossa equipe de suporte para realizar esse procedimento. A equipe de suporte interno é responsável pela instalação e atualizações desse serviço.
Pré-requisitos
Windows Server 2012 ou superior;
IIS (Serviço de informações da internet) 7.5 ou superior instalado no servidor;
.Net Framework 4.7.2 ou superior;
Dados de acesso ao SQL Server onde está a base de dados do Bimer;
Bimer versão 9.01.05.01 ou superior.
Banco de dados de homologação
Para garantir que as informações de testes e simulações não fiquem misturadas aos dados oficiais da empresa, recomendamos que, primeiro a instalação e testes sejam feitos em uma base de dados criada para homologação. E só depois que tudo estiver de acordo com o esperado, faça a instalação na base de dados oficial.
O banco de homologação pode ser, por exemplo, um backup da base de dados oficial.
Se você puder, mantenha a base de homologação ativa, mesmo depois que os testes forem finalizados. Assim, se for preciso realizar novos testes e implementações, não será necessário refazer a base de homologação.
Ativação do IIS
IIS é o Serviço de Informações da Internet, um serviço da Microsoft disponível no Windows. É necessário ativá-lo antes de iniciar a instalação da Bimer API.
Para isso:
Acesse o Painel de Controle do Windows, e clique em Programas e Recursos;
No menu à esquerda, selecione a opção “Ativar ou desativar recursos do Windows”;
Localize a opção “Serviços de informação da internet” na lista de recursos do Windows;
Marque todas as opções e subníveis desse grupo.
Tenha atenção, e verifique se realmente todos os subníveis estão marcados. Caso algum deles não esteja marcado, o “box” Serviço de serviços da internet está preenchido com um quadrado preto. Se todos estiverem marcados, esse box ficará com o símbolo de “check” (√).
Após marcar todas as opções, clique em Ok, e aguarde o final do processamento, que pode demorar um pouco dependendo da performance do computador.
Controle dos sites da Bimer API
Após a instalação do IIS e da Bimer API, controle a execução dos sites pela própria interface do IIS.
Para acessar a interface do IIS:
Tecle <windows+r>;
Na caixa “Executar” digite INETMGR e tecle <enter>.
No painel “Conexões” procure na opção Sites o(s) correspondente(s) à Bimer API.
Informações na base de dados
Após a instalação da Bimer API é criado o usuário “usr-bimerapi” direto no banco de dados. É possível visualizá-lo pelo SQL Server Management Studio, selecionando o bando de dados do bimer, e acessando a opção “Segurança”. Ele é um usuário apenas interno do banco de dados, e não possui acesso a nenhum dos módulos do Bimer.
Também é criado no banco de dados o registro com informações do nome do aplicativo que acessará o Bimer, e o “segredo” de acesso.
Para consultar esse registro, utilize o comando “Select * from owin.aplitivo” no console de comandos do SQL Server Management Studio.
Ambas as informações são salvas em arquivos do tipo texto na unidade C da máquina onde a Bimer API foi instalada, nos arquivos “Aplicativo_e_segredo_bimerapi.txt” e “Novo_usuário_bimerapi.txt”.
Conexão com o Banco de dados
Para se conectar ao bando de dados do Bimer, a Bimer API utiliza as informações armazenadas em um arquivo chamado “ConnectionStrings.config”.
Para localizá-lo:
Acesse o IIS (Serviços de informações da internet);
Localize o site da Bimer API;
Clique com o botão direito do mouse sobre ele;
Clique em “Explorar”.
O Windows abrirá a pasta onde ele se encontra. Editando o arquivo ConnectionStrings.config encontramos as seguintes informações:
Data Source → Informação do nome da instância do SQL Server onde o banco de dados do Bimer está instalado.
Initial Catalog → Nome da base de dados do Bimer.
User ID → Usuário utilizado pela API para acessar a base de dados do Bimer.
Password → Senha do User ID.
O usuário informado no campo “USER ID” é criado pelo nosso suporte durante a instalação da Bimer API, no módulo cadastro de usuários. Ele não tem acesso aos módulos do Bimer, somente às funções da Bimer API.
Ele será utilizado na comunicação da Bimer API com a base de dados. Por exemplo, se através da API for criado um documento do Bimer, esse usuário será informado como usuário de criação.
Na tela de cadastro do usuário, aba “Acesso a Informações” encontra-se o vínculo com as empresas que ele terá acesso. E na aba “Perfis de acesso” é preciso dar acesso a produto “Bimer API”, e definir quais tipos de acesso ele terá através dela.
É preciso ter muito cuidado ao definir os acessos, para que o sistema de terceiros não consiga chegar a informações que a empresa não deseja compartilhar com ele.
Na mesma aba pode-se dar acesso à configuração da Bimer API, incluindo o produto “Configurador API Bimer”. Esse acesso pode ser dado ao mesmo usuário anterior, ou a algum outro usuário, como, por exemplo, o Supervisor.
Por meio do Configurador API Bimer é possível:
Atualizar o Connection String;
Atualizar ou cadastrar o nome do Aplicativo de integração;
Gerar senha MD5,
Solicitar auxílio ao nosso setor de Desenvolvimento responsável pela Bimer API.
Assista também o vídeo disponível no início deste artigo. Nele, você poderá rever em detalhes as informações que foram descritas. E também como realizar testes de funcionamento da Bimer API.