Na tela principal do BI - Faturamento estão presentes as opções relacionadas aos filtros que podem ser realizados no sistema. Além disso, você tem a possibilidade de criar vários cenários de filtro no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, as informações do aplicativo.
Filtrar Documentos
- Clique em Novo, no menu do BI - Faturamento.
Selecione um tipo de filtro no Modo de visualização a ser considerado:
Insira as demais informações em cada campo do filtro, de acordo com a sua necessidade na aba Filtros principais:
Campo Descrição Tipos de movimento da operação Selecione um ou mais tipos de movimentos da operação a ser considerado no filtro. O Filtro será realizado de acordo com o tipo de movimento da operação informada no documento.
Os tipos de movimento da operação consideram apenas documentos originados no aplicativo Faturamento, com exceção do tipo "Transferência" que também exibe documentos gerados pelo BIEstoque e dos tipos "Devolução de venda" e "Devolução de saída" que também exibem documentos gerados pelo aplicativo Nota Fiscal de Entrada. A coluna "Vl. faturamento", exibida na tela de resuluado, apresenta o valor das movimentações de saída no formato positivo e as movimentações de entrada no formato negativo.
Status do item do pedido de venda Selecione um ou mais opções de filtro de forma que o sistema considere no filtro os seguintes status abaixo:
Campos visíveis Permite selecionar as colunas que ficarão visíveis na tela de resultado, com base no Modo de visualização selecionado no filtro.
Datas Período da movimentação (Dt. venda)
O período das vendas a serem exibidas no relatórioEste ícone é apresentado ao lado dos campos onde é solicitado um período. Através deste recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual.
Considerar a data do último processamento dos itens - Marcada: o resultado irá considerar também a data em que os itens do pedido foram cancelados ou excluídos no momento de gerar a nota fiscal/Ordem de entrega. Desta forma, o período da movimentação informado poderá incluir itens nos quais a data de emissão do pedido de venda não faz parte. Quando isto ocorrer, o item cancelado ou excluído poderá apresentar um valor faturado negativo, pois o sistema exibirá apenas o valor creditado por ocasião do cancelamento ou atendimento com corte, desconsiderando o valor faturado do item quando da emissão do pedido de venda.
- Desmarcada: o sistema não irá considerar a data de processamento, filtrando os pedidos somente pela data de emissão.
Hora da emissão do documento Ao informar a hora da emissão, o sistema irá exibir os documentos que tenham sido emitidos dentro do intervalo especificado.
Somente os documentos gerados pelo PDV Alterdata e Spice são importados com a informação de hora, sendo assim caso utilize o filtro de hora de emissão, não serão exibidos os demais documentos do sistema.
Diversos Calcular prazo médio com base nos vencimentos dos títulos para cartão de crédito Marque esta opção para que o sistema calcule no relatório do BI, o prazo médio para vendas feitas com cartão de crédito, conforme exemplo:
Exemplo:Cartão 5x (Com 30 dias entre as parcelas e 30 dias para o primeiro pagamento) = 30 + 60 + 90 + 120 + 150 = 450 / 5 = 90 (Prazo médio em dias)
Cartão 6x (Com 30 dias entre as parcelas e 30 dias para o primeiro pagamento) = 30 + 60 + 90 + 120 + 150 + 180 = 630 / 6 = 105 (Prazo médio em dias)
Exibir valor da devolução no campo VL. Total vendido Marque esta opção para que o sistema calcule o valor devolvido referente ao valor total do faturamento. Ratear valores dos itens (repr.venda) Marque esta opção para que o resultado no campo "VL Faturamento" informe o valor total e o valor reteado entre os representantes. Considerar carta de crédito Marcada: o sistema calcula o campo valor recebido (modo de visualização por Pedido de venda) do documento somando a(s) carta(s) gerada(s).
Cálculo:(Valor do item atualizado) - (Valor devolvido) - (Valor não atendido com corte) - (Valor cancelado) + (Valor de carta de crédito gerada) - (Valor de carta de crédito utilizada) = Valor recebido
Desmarcada: o sistema calcula o valor recebido (modo de visualização por Pedido de venda) do documento sem somar a(s) carta(s) de crédito(s) em caso de devolução ou troca do documento.
Processar documentos cancelados Marque esta opção para que o sistema exiba somente os documentos cancelados no Faturamento. Processar pedidos cancelados Marque esta opção para que o sistema exiba somente os pedidos cancelados no Pedido de Venda. PDV Processados pelo PDV - Marcada: o resultado irá considerar apenas as movimentações realizadas pelo sistema PDV. Um dos critérios utilizados para filtrar estas movimentações é a operação utilizada no cupom fiscal conforme as opções presentes no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Ferramentas/ Opções/ aba Check out/ Operações. Logo, o resultado pode considerar registros que não foram movimentados pelo PDV, porém que utilizam alguma das operações informadas nesta configuração.
- Desmarcada: o resultado irá considerar apenas as notas que já foram enviadas à SEFAZ de origem e autorizadas pela mesma e cujo liberador de estoque tenha sido executado, fazendo assim com que seu modo de visualização seja apresentado no BI - Faturamento como um documento fiscal.
Clique na aba Filtros adicionais e insira as demais informações conforme a sua necessidade.
Clique em Filtrar.
Dica:
Utilize o recurso Alternar entre filtro e resultado sempre que necessário para que você possa consultar o resultado do filtro informado sem que seja necessário criar o mesmo novamente.
Criar Cenário
Após filtrar os documentos você tem a possibilidade de salvar este filtro como um cenário no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, os agendamentos no aplicativo.
- Clique em Novo, no menu do BI - Faturamento.
Realize o Filtro dos documentos.
Dica:
Selecione sua preferência de inicialização do sistema no campo Ao recuperar um cenário, apresentar: se deve abrir diretamente na tela de filtro (padrão do sistema) ou na tela de resultado.
- Clique em Salvar no menu.
- Nomeie o cenário.
(Opcional) Descreva em Descrição complementar do cenário uma informação sobre o filtro que julgar necessário.
Ao utilizar este cenário o botão Informação, localizado no menu, será habilitado e trará as informações sobre o cenário de filtro utilizado descritas neste quadro. Caso queira editar esta informação posteriormente, basta clicar no menu Recuperar.
- Clique em Gravar.
Recuperar Cenário
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
- Selecione o cenário.
Clique em Selecionar.
Renomear Cenário
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
- Selecione o cenário.
Clique em Renomear.
- Altere o nome do cenário.
- Clique em Selecionar.
Excluir Cenário
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
- Selecione o cenário.
Clique em Excluir.
Confirme a exclusão.
Consultar Informações do Cenário
Este recurso permite exibir as informações do cenário de filtro salvo no sistema.
Ao criar um cenário, caso não seja informada a Descrição complementar do cenário, o botão Informação será desabilitado, visto que não há informações a serem apresentadas. Na tela de Informações do cenário não é possível realizar a edição das informações apresentadas visto que este recurso é utilizado apenas para consulta. Caso queira editar esta informação, basta clicar em Recuperar no menu.
- Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
- Selecione o cenário.
- Clique em Selecionar.
- Clique em Informação no menu.