Na tela principal do BI - Faturamento estão presentes as opções relacionadas aos filtros que podem ser realizados no sistema. Além disso, você tem a possibilidade de criar vários cenários de filtro no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, as informações do aplicativo.


Filtrar Documentos


  1. Clique em Novo, no menu do BI - Faturamento.
  2. Selecione um tipo de filtro no Modo de visualização a ser considerado:

    FiltroDescrição
    Documento

    Possibilita realizar um levantamento de todas as notas (venda, entrada, compra, devolução de compra e devolução de entrada) criadas no sistema Faturamento já enviadas à SEFAZ e autorizadas, cujo liberador de estoque tenha sido executado. Desta forma, seu modo de visualização é apresentado no BI - Faturamento como um documento fiscal.

    Pedido de venda

    Possibilita realizar um levantamento detalhado dos Pedidos de venda gerados dentro de um determinado período.

    Ao selecionar este modo de visualização, o campo de filtro Status do item do pedido de venda será habilitado.

    Pessoas sem movimentação

    Possibilita realizar um levantamento de Pessoas que não possuem nenhuma venda "Impressa" dentro do filtro informado.

    Venda por grupo de produto (colunado por empresa)Possibilita realizar um levantamento das vendas realizadas de cada empresa por grupos de produtos. Ao selecionar esse modo de visualização, o sistema considerará os seguintes critérios:
    • Somente serão exibidas as vendas com documentos já impressos ou enviados e que já foram processados pelo Liberador de estoque;
    • Todos os filtros da aba 'Filtros adicionais' ficarão disponíveis para refinar o resultado desejado;
    • O quadro Campos visíveis ficará desabilitado, visto que o resultado terá um padrão para exibição colunado por empresas.
    Venda por produto x mês (valor)Possibilita visualizar os valores dos produtos vendidos por mês dentro do período informado. O resultado desse modo de visualização irá exibir sempre as colunas "Cód. produto", "Produto", "Ano", "Janeiro", "Fevereiro", "Março", "Abril", "Maio", "Junho", "Julho", "Agosto", "Setembro", "Outubro", "Novembro", "Dezembro", "Média", "Total", por isso não será possível adicionar campos na tela de filtro, no quadro Campos visíveis.
    Venda por produto x mês (quantidade)Possibilita visualizar as quantidades dos produtos vendidos por mês dentro do período informado. O resultado desse modo de visualização irá exibir sempre as colunas "Cód. produto", "Produto", "Ano", "Janeiro", "Fevereiro", "Março", "Abril", "Maio", "Junho", "Julho", "Agosto", "Setembro", "Outubro", "Novembro", "Dezembro", "Média", "Total", por isso não será possível adicionar campos na tela de filtro, no quadro Campos visíveis.


  3. Insira as demais informações em cada campo do filtro, de acordo com a sua necessidade na aba Filtros principais:

    CampoDescrição
    Tipos de movimento da operação

    Selecione um ou mais tipos de movimentos da operação a ser considerado no filtro. O Filtro será realizado de acordo com o tipo de movimento da operação informada no documento.

    Os tipos de movimento da operação consideram apenas documentos originados no aplicativo Faturamento, com exceção do tipo "Transferência" que também exibe documentos gerados pelo BIEstoque e dos tipos "Devolução de venda" e "Devolução de saída" que também exibem documentos gerados pelo aplicativo Nota Fiscal de Entrada. A coluna "Vl. faturamento", exibida na tela de resuluado, apresenta o valor das movimentações de saída no formato positivo e as movimentações de entrada no formato negativo.

    Status do item do pedido de venda

    Selecione um ou mais opções de filtro de forma que o sistema considere no filtro os seguintes status abaixo:

    StatusDescrição
    Aguardando liberação

    O item do pedido está aberto aguardando liberação.

    Cancelado

    O item do pedido foi cancelado.

    Parcialmente devolvido

    Uma quantidade do item do pedido foi parcialmente devolvido.

    Liberado

    O item do pedido de venda foi liberado e está pronto para ser faturado.

    Atendido com corte

    O item do pedido foi atendido com corte, ou seja, foi gerada Nota Fiscal ou ordem de entrega para esse pedido, mas nem todos os produtos foram entregues e a quantidade restante não será mais entregue.

    Totalmente devolvido

    O item do pedido foi totalmente devolvido.

    Parcialmente atendido

    O item do pedido foi atendido parcialmente, ou seja, foi gerada Nota Fiscal ou ordem de entrega para esse pedido, mas nem todos os produtos foram entregues e a quantidade restante será entregue posteriormente.

    Totalmente atendido

    O item do pedido foi totalmente atendido, ou seja, foi gerada Nota Fiscal ou ordem de entrega para esse pedido e todos os produtos foram entregues.

    Campos visíveis

    Permite selecionar as colunas que ficarão visíveis na tela de resultado, com base no Modo de visualização selecionado no filtro.

    • Usuário: exibe na tela de resultado a coluna Usuário, contendo a informação do nome do usuário que emitiu o pedido ou documento.
    • Vl. custo total produto: exibe na tela de resultado a coluna Vl. custo total produto, contendo a informação do valor total do custo de produtos da composição do produto kit.
    • Vl. lucro (preços informados): exibe na tela de resultado a coluna Vl. lucro (preços informados), contendo a informação do valor do lucro baseado nos preços de venda e custo informados no filtro.
    Datas


    Período da movimentação (Dt. venda)
    O período das vendas a serem exibidas no relatório

    Este ícone é apresentado ao lado dos campos onde é solicitado um período. Através deste recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher.  

    Considerar a data do último processamento dos itens
    • Marcada: o resultado irá considerar também a data em que os itens do pedido foram cancelados ou excluídos no momento de gerar a nota fiscal/Ordem de entrega. Desta forma, o período da movimentação informado poderá incluir itens nos quais a data de emissão do pedido de venda não faz parte. Quando isto ocorrer, o item cancelado ou excluído poderá apresentar um valor faturado negativo, pois o sistema exibirá apenas o valor creditado por ocasião do cancelamento ou atendimento com corte, desconsiderando o valor faturado do item quando da emissão do pedido de venda.
    • Desmarcada: o sistema não irá considerar a data de processamento, filtrando os pedidos somente pela data de emissão.
    Hora da emissão do documento

    Ao informar a hora da emissão, o sistema irá exibir os documentos que tenham sido emitidos dentro do intervalo especificado.

    Somente os documentos gerados pelo PDV Alterdata e Spice são importados com a informação de hora, sendo assim caso utilize o filtro de hora de emissão, não serão exibidos os demais documentos do sistema.

    DiversosCalcular prazo médio com base nos vencimentos dos títulos para cartão de crédito

    Marque esta opção para que o sistema calcule no relatório do BI, o prazo médio para vendas feitas com cartão de crédito, conforme exemplo:

    Exemplo:

    Cartão 5x (Com 30 dias entre as parcelas e 30 dias para o primeiro pagamento) = 30 + 60 + 90 + 120 + 150 = 450 / 5 = 90 (Prazo médio em dias)

    Cartão 6x (Com 30 dias entre as parcelas e 30 dias para o primeiro pagamento) = 30 + 60 + 90 + 120 + 150 + 180 = 630 / 6 = 105 (Prazo médio em dias)

    Exibir valor da devolução no campo VL. Total vendidoMarque esta opção para que o sistema calcule o valor devolvido referente ao valor total do faturamento.
    Ratear valores dos itens (repr.venda)Marque esta opção para que o resultado no campo "VL Faturamento" informe o valor total e o valor reteado entre os representantes.
    Considerar carta de crédito
    • Marcada: o sistema calcula o campo valor recebido (modo de visualização por Pedido de venda) do documento somando a(s) carta(s) gerada(s).

      Cálculo:

      (Valor do item atualizado) - (Valor devolvido) - (Valor não atendido com corte) - (Valor cancelado) + (Valor de carta de crédito gerada) - (Valor de carta de crédito utilizada) = Valor recebido

    • Desmarcada: o sistema calcula o valor recebido (modo de visualização por Pedido de venda) do documento sem somar a(s) carta(s) de crédito(s) em caso de devolução ou troca do documento.

    Processar documentos canceladosMarque esta opção para que o sistema exiba somente os documentos cancelados no Faturamento.
    Processar pedidos canceladosMarque esta opção para que o sistema exiba somente os pedidos cancelados no Pedido de Venda.
    PDVProcessados pelo PDV
    • Marcada: o resultado irá considerar apenas as movimentações realizadas pelo sistema PDV. Um dos critérios utilizados para filtrar estas movimentações é a operação utilizada no cupom fiscal conforme as opções presentes no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Ferramentas/ Opções/ aba Check out/ Operações. Logo, o resultado pode considerar registros que não foram movimentados pelo PDV, porém que utilizam alguma das operações informadas nesta configuração.
    • Desmarcada: o resultado irá considerar apenas as notas que já foram enviadas à SEFAZ de origem e autorizadas pela mesma e cujo liberador de estoque tenha sido executado, fazendo assim com que seu modo de visualização seja apresentado no BI - Faturamento como um documento fiscal.


  4. Clique na aba Filtros adicionais e insira as demais informações conforme a sua necessidade.

  5. Clique em Filtrar

    Dica:

    Utilize o recurso Alternar entre filtro e resultado sempre que necessário para que você possa consultar o resultado do filtro informado sem que seja necessário criar o mesmo novamente.

Criar Cenário


Após filtrar os documentos você tem a possibilidade de salvar este filtro como um cenário no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, os agendamentos no aplicativo. 


  1. Clique em Novo, no menu do BI - Faturamento.
  2. Realize o Filtro dos documentos.

    Dica:

    Selecione sua preferência de inicialização do sistema no campo Ao recuperar um cenário, apresentar: se deve abrir diretamente na tela de filtro (padrão do sistema) ou na tela de resultado.

  3. Clique em Salvar no menu.
  4. Nomeie o cenário.
  5. (Opcional) Descreva em Descrição complementar do cenário uma informação sobre o filtro que julgar necessário. 

    Ao utilizar este cenário o botão Informação, localizado no menu, será habilitado e trará as informações sobre o cenário de filtro utilizado descritas neste quadro. Caso queira editar esta informação posteriormente, basta clicar no menu Recuperar.

  6. Clique em Gravar.


Recuperar Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar


Renomear Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Renomear

  4. Altere o nome do cenário.
  5. Clique em Selecionar.


Excluir Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Excluir.

  4. Confirme a exclusão.



Consultar Informações do Cenário


Este recurso permite exibir as informações do cenário de filtro salvo no sistema.

Ao criar um cenário, caso não seja informada a Descrição complementar do cenário, o botão Informação será desabilitado, visto que não há informações a serem apresentadas. Na tela de Informações do cenário não é possível realizar a edição das informações apresentadas visto que este recurso é utilizado apenas para consulta. Caso queira editar esta informação, basta clicar em Recuperar no menu.

  

  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Faturamento.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar.
  4. Clique em Informação no menu.