Como gerar o Arquivo Remessa
Autor do artigo: ThaísMaciel.sup.pack
Informações
O arquivo remessa, como o próprio nome sugere, envia da empresa para o banco, uma remessa de dados contendo instruções de pagamentos a serem realizados que são interpretados pelos computadores bancários. Nele constam os dados das contas bancárias e valores a serem depositados. Este Arquivo deve respeitar o layout padrão da instituição financeira a que se dirige, mas se você quer saber como gerar este arquivo de forma prática no sistema Bank, está na Dica certa.
Processamento de arquivo
Antes de Gerarmos o Arquivo, precisamos Processar o Arquivo no sistema Bank, então vamos ao passo a passo para o processamento?
- Clique na aba Processo, depois clique em Processamento do Arquivo Remessa;
- Selecione o Banco e avance;
- Selecionar o Tipo de Arquivo de acordo com o processo a ser efetuado, clique em Avançar;
- Selecione a Forma de Pagamento em que o arquivo será processado e avance;
- Marque os Campos de Processamento do arquivo, clique em Avançar;
- Selecione a Empresa e clique em Concluir.
Antes da primeira geração de um arquivo, inicie junto ao seu banco um processo de validação da remessa. O gerente de sua conta ou agência bancaria lhe orientará sobre o procedimento. Essa medida é necessária, pois cada banco faz exigências diferentes quanto ao formato das informações no arquivo. A não observação deste importante documento invalida a remessa, ou ainda encaminha os documentos às contas correntes não desejadas.
Geração do Arquivo Remessa
Uma vez processado o arquivo, é necessário gerar o mesmo. Agora nesse procedimento que se cria o arquivo em disco, realizando os acabamentos e ‘compilando-o’ de forma que fique pronto para ser enviado ao banco. Vamos ao passo a passo para gerar o arquivo?
- Na aba Processos, clique em Geração do Arquivo Remessa;
- Selecione o Banco e clique em Avançar;
- Nesta tela que se abriu é possível fazer a geração do arquivo remessa ou a impressão do relatório com os dados da remessa processada. Se quiser conferir antes de gerar, este é o relatório, mas para gerar o Arquivo, deixe marcada a opção Arquivo em Disco e avance;
- Esta é a última tela para gerar o Arquivo Remessa, nela informe a referência, o nome do arquivo a ser gerado e o diretório onde o arquivo será armazenado;
- Agora pode importar ao Banco
.